Foz do Iguaçu - Parque das aves

O Parque das Aves é um passeio fantástico e deve ser incluído no roteiro de todos que visitam Foz do Iguaçu, principalmente para quem gosta de estar junto da natureza. Ele fica bem próximo das Cataratas do Iguaçu, no Parque Nacional do Iguaçu, bastando apenas atravessar a avenida das Cataratas.  Visitamos as duas atrações  no mesmo dia e indicamos incluir os dois no mesmo dia do roteiro.
Os pequenos na entrada do parque
Os meninos Pires na árvore da vida.

Cada aves mais linda que a outra.

Tucanos Lindos

No Parque são mais de 800 aves, de 150 espécies e répteis e borboletas. Em meio à Mata Atlântica (são 16,5 hectares), reproduzindo o habitat natural dos animais. São tantas aves lindas (dos quatro cantos do Brasil) que ficamos sem saber para onde olhar. Todo o parque é muito bem cuidado, as plantas são lindíssimas, deixando o parque mais lindo.


Os viveiros são enormes, sei que nada substitui o habitat natural, mas a maioria das aves que estão no parque não tinham mais condição de viverem na natureza. Ficamos apaixonados pelo parque, apesar da chuva, mas o viveiro das araras-azuis é um encanto.
O ponto alto do passeio é o viveiro onde ficam as araras, elas não se importam com a “nossa invasão” e dando cada voo rasante sobre os visitantes que é de tirar o fôlego.












O borboletário também é lindo demais..


Ficamos encantados com o Parque das aves, mas ficamos um pouco tristinhos, pois estava chovendo e algumas aves estavam “escondidas”, mas mesmo assim deu para ficarmos apaixonados.

O Parque além de proporcionar toda a experiência fantástica aos visitantes, também tem um trabalho muito interessante: Os animais resgatados de ambientes de maus tratos (tráfico ou posse ilegal) e de Centros de reabilitação e de triagem de animais silvestres, essas aves são tratadas por veterinários do parque, as que são consideradas pelo Ibama como inaptas a voltar para natureza permanecem no local, cerca de 50% das aves (inclusive vimos algumas). Saiba mais sobre os projetos aqui. O Parque foi inaugurado em 1994 e é o maior parque de aves da América Latina.

Devido a chuva, não podemos tirar a famosa foto no final do passeio com arara em nosso braço, pois elas ficam muito ariscas, mas podemos fotografa-las (sempre sem flash).





Na saída tem um restaurante, onde fizemos um "lanchinho" antes de seguirmos para nosso passeio pelo Parque Nacional, o restaurante tem uma vista bem bacana para área dos flamingos.



A lojinha tem coisas fofas e as crianças adoraram.




Informações
Valor: R$40,00 (estudantes e melhor idade pagam meia)
Endereço: Avenida das Cataratas, KM17.1 (em frente ao Parque Nacional)
Horário de funcionamento: 08:30 às 17h (diariamente, inclusive feriados)
Tempo para passeio: 2h é suficiente para conhecer todo parque

Mapa:
Foto: Site Oficial Parque das Aves

Localização no Google maps


Para quem for de carro, o parque tem estacionamento (pago).

Não esqueça de ir com roupas confortáveis, tênis e levar a câmera fotográfica, repelente e protetor solar. Outra dica é fazer a visita pela manhã e depois seguir para o Parque Nacional e conhecer as Cataratas do Iguaçu e fazer o Passeio ao poço preto.

Onde comprar ingresso? Na Agência Combo Iguassu

Você também vai gostar dos outros posts sobre Foz do Iguaçu:
Um passeio muito bacana, que infelizmente não fomos (mais um motivo para voltar) foi visitar a Usina de Itaupu, mas nossos amigos do Ninho de Jiripoca foram e fizeram um post completíssimo sobre a experiência deles, confira clicando aqui.

A nossa visita ao Parque das Aves foi uma parceria com a Combo Iguassu e Parque das Aves conosco, mas todo conteúdo é de propriedade da Família Pires - Por aí com os Pires.

Reserve sua viagem usando nossos links parceiro e ajude o Blog
Consulte o booking para encontrar sua hospedagem em qualquer lugar do mundo de maneira rápida e segura, com opção de cancelamento gratuito e sem pagamento antecipado.
Não deixe de viajar com segurança, na Real seguro viagem você pode cotar o seguro que caiba no seu bolso, o pagamento pode ser em até 6x sem juros no cartão ou com desconto de 5% no boleto. 
Você também pode solicitar cotação de viagem, enviado e-mail para poraicomospires@gmail.com
Ao reservar com um parceiro através dos nossos links recebemos uma pequena comissão. Você não paga nada a mais por isso e ainda ajuda o blog a se manter sempre atualizado com novas dicas de viagem. Obrigada! 
Compartilhe esse post:

35 comentários:

  1. Meu cantinho favorito de Foz do Iguaçu! Amei conhecer e visitar o Parque das Aves <3

    ResponderExcluir
  2. Excelente lugar para ir com crianças né? Vou indicar para todas as minhas amigas mamães! Que legal!!!

    ResponderExcluir
  3. Que delícia de passeio. Tô encantada com as araras, cada uma mais linda e colorida que a outra. Amei!

    ResponderExcluir
  4. que passeio bacana, deve ser muito incrível estar em contato com tantas araras e diferentes tipos de aves, esse é um passeio que faria com certeza! Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sou apaixonada por aves.Adorei o passeio lindas araras né? .. espero conhecer o parque em breve. Obrigada pelas dicas bjs

      Excluir
    2. Não irá se arrepender de conhece-lo! Depois nos conte como foi

      Excluir
  5. Delícia de passeio, já estive nesse parque, e super recomendo, meu marido e eu adoramos muito!

    ResponderExcluir
  6. Você não tem ideia de como eu queria ir nesse parque. Mas não deu tempo!!! As fotos só confirmam o que eu já suspeitava: é lindo demais!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ele é muito lindo e o trabalho que eles desenvolve é muito bacana

      Excluir
  7. Sonho em levar as pequenas a esse parque, e ótimo saber que além das Araras há tantos outros pássaros e até uma flora interessante para ser vista.

    ResponderExcluir
  8. O parque é incrível mesmo! Confesso que fiquei com medo dos rasantes das araras e saí do viveiro rapidinho... hahaha

    Abraço!

    ResponderExcluir
  9. eu definitivamente amooo o parque das aves!! adoro as araras e suas cores, são super simpáticas e apoio o trabalho do lugar em receber e tratar animais vítimas do trafico!

    ResponderExcluir
  10. Também fiz o passeio pela manhã e acho super válido mesmo. As cataratas que me perdoem, mas amei conhecer muito mais essas aveszinhas. Uma pena que vocês tenham tido um dia de chuva...

    ResponderExcluir
  11. Esse parque é muito legal mesmo ! Sempre recomendo pra quem visita Foz, tem muito mais que as cataratas!

    ResponderExcluir
  12. Oi Pessoal,
    Já ouvi falar muito bem deste passeio. Pelas fotos de vocês deve ser bacana mesmo. Ainda preciso ir lá.
    Abs, Marlise

    ResponderExcluir
  13. O Parque das Aves é realmente lindo. Estive lá há alguns anos e pretendo voltar em breve. Adoro Foz do Iguaçu! bjoo

    ResponderExcluir
  14. Eu passei um único dia em Foz e não consegui conhecer o parque das aves. Sei que vale muito a pena e as suas fotos estão fantásticas. Acho bem legal o projeto deles e como eles cuidam dos animais que não teriam mais condições de sobrevivência no habitat natural.

    ResponderExcluir
  15. Completo post Pires! Sua família é linda e mostra que é possível sim viajar e se divertir com os pequenos. Parabéns! Ainda não conheço foz. Está na lista!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Coloque Foz no seu top list, quando conhecemos nos perguntamos porque demoramos tanto para conhecer.. lindo demais

      Excluir
  16. Lindo demais! acho que tenho mais vontade de conhecer o Parque do que as Cataratas em si. Rs parabéns pelo post

    ResponderExcluir
  17. Foi um parque que amei conhecer de pertinho, e olha que sou contra a explosão de animais!
    O trabalho social que fazem é belíssimo e muito necessário! Andei pelos caminhos com uma sensação de paz e tranquilidade, por saber que esses animais poderiam até morrer caso voltassem pra natureza. Uma crueldade o que o tráfico de animais fazem com esses bichos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O bacana é as pessoas se abrirem e saber do projeto deles, vimos até o parque com outros olhos né?

      Excluir
  18. Adorei a ideia do lugar e um belo passeio para todos: crianças, adultos, família...um jeito de conscientizar também as pessoas em relação a exploração que ocorre com esses animais!

    ResponderExcluir
  19. Eu quero eu preciso.kkk leva nos!!que lugar encantador ...a cor e cada ave é linda. As fotos ficaram incríveis lindo demais esse lugar.

    ResponderExcluir
  20. Que delicia esse passeio, Aline!! ótimo para levar a criançada, né?
    Adoro o trabalho que eles fazem. Estou sempre lendo artigos sobre eles.
    Beijos!!

    ResponderExcluir
  21. Ah eu adorei Foz é uma maravilha mesmo né! Adorei também o parque das aves! Muito lindos e uma oportunidade de ver de pertinho. Meu filho amou também! Beijos

    ResponderExcluir