Foz do Iguaçu - Parque Nacional do Iguaçu

Parque Nacional do Iguaçu

Sabe aquele lugar que quando você chega, fica "namorando" cada ponto visualizado, fica contemplando e agradece a Deus por estar ali? Pois bem, o Parque Nacional do Iguaçu é um desses lugares. O Parque Nacional Iguaçu, criado em 1939, abriga o maior remanescente da floresta Atlântica do Brasil.

Antes de irmos ao Parque Nacional Iguaçu, passamos pelo Parque das Aves, que depois contaremos em outro post. Compramos nossas entradas para 12:25h (as entradas são com hora marcada). E seguimos de ônibus até o início da trilha das Cataratas, existem outras paradas antes (Trilha do Poço Preto, Macuco safari). Seguimos direto para Trilha das Cataratas, porque estávamos ansiosos para ver as Cataratas.
Bilheteria
Área de embarque - Parque nacional Iguaçu
Sinalização dos grupos, o nosso era 14
Um dos ônibus do parque, que nos leva as trilhas
Os Meninos Pires

Uma das vistas pelo caminho

Cataratas do Iguaçu

Descemos na parada da Trilha das Cataratas, e já ficamos maravilhados com o vimos. Vejam essas imagens e nos diga se realmente não é lindo.

As Cataratas do Iguaçu estendem-se numa frente semicircular de 2700 metros de extensão, dos quais 800 metros estão do lado brasileiro e 1900 metros do lado argentino. O número de quedas d'agua podem variar entre 150 e 270, de acordo com o volume de água do rio.

As Cataratas foi eleita em 2009, como uma das Sete Maravilhas naturais do Mundo.

Seguimos por 1200 metros, super tranquilo para nós e inclusive para as crianças:

Sabíamos que junho e julho eram mais tranquilos para visitar, pois devido o frio a lotação é tranquila. Mas adoramos agosto também, bem tranquilo.

Na trilha existem vários pontos para tirar fotos das quedas d'agua.

O Parque Nacional do Iguaçu, foi a primeira Unidade de conservação do Brasil a ser instituída como Sítio do Patrimônio Mundial Natural pela UNESCO, em 1986.

Nosso pequeno admirando, a mamãe paparazzi não resiste.

As capas são imprescindíveis para seguir pela "passarela da garganta do diabo", auge da visita.

Nós e a Garganta do Diabo atrás de nós.

Depois seguimos para o elevador, para ver as Cataratas de outro ângulo. Lá em cima, também é possível tirar foto com profissionais do parque.

Na parte de cima (após subir de elevador)

Santos Dumont, conheceu as Cataratas em 1916, quando ainda era uma propriedade privada (pertencia ao Uruguaio Jesús Val). Ele ficou indignado e usou de sua influência para solicitar ao governo da então Província do Paraná que desapropriasse as terras e as declarasse como de utilidade pública. Somente em 1939, o governo federal criou o Parque Nacional do Iguaçu.

A estátua de Santos Dumont foi inaugurada em 1979, perto do local que ele havia visitado anos atrás. E nós não podíamos deixar de registrar esse momento.

Santos Dumont, nós te agradecemos
Com crianças, tudo é festa!
 É sempre bom sermos visitantes responsáveis, para que outras gerações possam usufruir de tanta beleza.

Os moradores ilustres e "fominhas" do Parque, os Quatis.  Tivemos que lanchar fugindo deles. Uma funcionária do parque ficava afastando eles da área de alimentação, pois eles avançam mesmo nas mesas. Perguntamos a ela se eles sempre ficam ariscos como estavam, e ela disse que quando não tem onça por perto eles ficavam mais saidinhos (rs), desta forma fiquem Quatis!
O Parque protege uma riquíssima biodiversidade, constituída por espécies da fauna e flora brasileiras, onde algumas ameaçadas de extinção, como onça-pintada, puma, jacaré-de-papo-amarelo, papagaio-de-peito-roxo, gavião-real, peroba-rosa.

Vamos seguir que ainda tem mais passeio... Saímos da Cataratas e seguimos para trilha do Poço Preto.

Poço Preto - Macuco EcoAventura

São 9Km de meia mata, que pode ser feita de bicicleta, andando ou de carro (a opção que escolhemos). No caminho vimos muitas árvores e plantas.

Esse carro nos ajudou e muito
As árvores com essas manhas brancas e rosadas, dão em áreas com a qualidade do ar muito limpo (ar puro), elas são chamadas de líquen.

Depois andamos uns 500 metros para visitarmos a Casamata.

Nós e a "ponte do rio que cai", rs

Chegamos na casamata, são 10 metros de altura

Ficamos admirando a linda vista e esperávamos ver jacaré, mas eles não apareceram.
Lagoa do jacaré
Mas a vista panorâmica é linda e vale subir, além da lagoa do jacaré temos uma visão da floresta.

Nos despedimos da Casamata e seguimos para Cais do Poço Preto,

Lanchinho a bordo
 O nosso guia (Netto) que tirou nossa foto.

Curtimos até o finalzinho do dia (e que dia Maravilhoso)

O passeio de barco é fantástico, ficamos no meio do Poço Preto, onde de um lado pertence a Argentina e outro o Brasil.
Quando o passeio de barco acabou, chegamos ao porto de acesso a Trilha das bananeira (1,5Km). No porto tinha café, água e lindas frutas.

No caminho da trilha da bananeira tinha vários aparelhos como esse (da foto) para registrar os animais que ali vivem.

Mapa do Parque Nacional do Iguaçu

Um passeio maravilhoso para se fazer com crianças, as trilhas são tranquilas. No parque tem restaurante, mas acabamos fazendo lanche porque fizemos a visita as Cataratas (a visita dura em torno de 2h) e a Trilha do poço preto (a visita dura em torno de 3 a 4h) no mesmo dia.

Esse é só o nosso primeiro post sobre Foz do Iguaçu, pois escolhemos o Parque Nacional do Iguaçu para participar da blogagem coletiva sobre Patrimônios da UNESCO, onde mais de 30 blogueiros de viagem se reuniram. Viaje nos demais Patrimônios.

Destinos por onde andei... - Salvador, Patrimônio Mundial da Unesco
Mineiros na Estrada - O que ver e fazer em Machu Picchu
Mochilão Barato - Missões Jesuítas no Paraguai
Viviendo en el México Mágico - México e a UNESCO!
Tá indo pra onde? - Patrimônios da UNESCO na Alemanha

Clique aqui e veja nossas outras blogagem coletivas

Nós fomos convidados a conhecer Foz do Iguaçu, pelo Hotel Best Western e pela Agência Combo Iguassu. Que nos concedeu as diárias no hotel, transferes e entradas das atrações. Mas todas as opiniões relatadas neste post são totalmente pessoais e refletem nossas experiências, que foram maravilhosas.

Você também pode nos encontrar nas redes sociais: Instagram, Página do Facebook e Grupo do Facebook.

Esperamos que tenham gostado da nossa experiência no Parque Nacional do Iguaçu e das experiências dos outros blogueiros de viagem.

Reserve sua viagem usando nossos links parceiro e ajude o Blog

Consulte o booking para encontrar sua hospedagem em qualquer lugar do mundo de maneira rápida e segura, com opção de cancelamento gratuito e sem pagamento antecipado.

Não deixe de viajar com segurança, na Real seguro viagem você pode cotar o seguro que caiba no seu bolso, o pagamento pode ser em até 6x sem juros no cartão ou com desconto de 5% no boleto.

Ao reservar com um parceiro através dos nossos links recebemos uma pequena comissão. Você não paga nada a mais por isso e ainda ajuda o blog a se manter sempre atualizado com novas dicas de viagem. Obrigada!
Compartilhe esse post:

54 comentários:

1. Adorei Foz do Iguaçu. Um dos melhores lugares para viajar!! Fiquei com vontade de voltar lendo seu post Aline. bjss

Respostas
    1. Nos surpreendeu muito. Adoramos tudo! É um daqueles lugares que todo brasileiro tem que conhecer.

Excluir
  2. As cataratas são mesmo sensacionais né?! Preciso revisitar - já faz tanto tempo!!!

Respostas
    1. São lindas mesmo, o passeio da trilha do Poço Preto também é fantástico.

Excluir
  3. Eu amo tanto as cataratas que voltarei ainda esse ano.
    Acho que é um lugar que todo brasileiro deveria visitar uma vez na vida.

Respostas
    1. Gê concordo com você, todo brasileiro deveria visitar uma vez na vida.. amamos muito tudo.

Excluir
  4. É muito lindo este parque realmente, visitei recentemente e adorei, quero voltar em breve.

Respostas
    1. Amamos tudo e ficamos com vontade de voltar, mas são tantos lugares para conhecer ainda, não é?

Excluir
  5. Acabei de voltar de lá e fiquei muito impressionada também! Lugar incrível!! Só não deu para fazer o poço preto!!! Bjss

Respostas
    1. Adoramos a Trilha, as crianças ficaram encantadas, inclusive o Roger disse que foi o passeio que mais gostou.

Excluir
  6. Ah, as Cataratas são aquele lugar que faz juz a cada título que tem. De Patrimônio UNESCO a uma das Sete Maravilhas do Mundo...
    Quando fomos, não fiz essa trilha do Poço Preto. Adorei as fotos por lá. Quero voltar agora! rsrs

Respostas
    1. Realmente, super merecido e temos agradecer Santos Dumont por ter lutado para que fosse "aberto"ao público. O passeio pela trilha é muito bom, você irá amar.

Excluir
  7. Ah! As Cataratas! Um programa maravilhoso, um lugar fantástico! Fiquei com saudade!

Respostas
    1. Voltamos tem pouco tempo e ficamos com vontade de voltar e levar nossas mães, todos precisam ver a beleza das Cataratas.

Excluir
  8. É um dos lugares mais fantásticos que já vimos na vida! As cataratas, os passeios, a estrutura...tudo incrível! :)

9. Respostas
    1. Quase isso mesmo.. ficamos acostumados a ver imagens e vídeos, mas quando chegamos lá parece que não é real, tamanha a força da natureza.

Excluir
  10. Nossa, não sabia que as Cataratas já havia sido propriedade privada!

Adorei o post!

Abraço

Respostas
    1. Nos atentamos a isso quando vimos a estátua de Santos Dumont e voltamos e pesquisamos, adoramos essas curiosidades.

Excluir
  11. QUE SONHO! Está no topo da minha lista de lugares pra conhecer no Brasil <3 Ótimo post!

Respostas
    1. KKK e a chapada na minha lista! É um sonho mesmo, encantador.. vontade de levar todos da família para conhecer. É um contato com a natureza indescritível. Hoje mesmo falei com um colega do trabalho que enquanto caminhava na passarela tirei o capuz da capa de chuva pq queria sentir as gotinha de água no meu rosto.

Excluir
  12. Que passeio lindo !Já estive em Foz de Iguaçu e fiquei encantada com a beleza natural desse parque.

ResponderExcluir
  13. Que passeio lindo !Já estive em Foz de Iguaçu e fiquei encantada com a beleza natural desse parque.

Respostas
    1. Acho que ainda é um lugar pouco explorado pelos brasileiros e tão rico em belezas naturais. Todos deveriam ir uma vez a Foz

Excluir
  14. Muito legal, já vai me inspirar pois vou pra lá em novembro!
    Obs. Da uma olhada se está ativada a opção mobile no seu WordPress, pois aqui ta difícil de ler, não está ajustando!
    Abraço

Respostas
    1. Juliana, esperamos que você se encante tanto quanto nós. Se tiver alguma dúvida sobre Foz pode deixar nos comentários ;)
      A plataforma do blog é blogger e sempre vejo no iPhone, pode nos disser qual foi a dificuldade? bjs

Excluir
  15. Sou apaixonado por Foz, já visitei a cidade 4 vezes e cada visita é como a primeira vez! Eu costumo dizer que todos os brasileiros têm a obrigação de visitar as Cataratas! É um dos lugares mais lindos do mundo!!! Amo!

ResponderExcluir
  16. Esse lugar é incrível! É impressionante como os gringos dão muito mais valor em Foz do que os brasileiros.
    Parabéns pelas fotos, estão lindas! Deve ser bem legal ir pra lá com a família!

1. É verdade! Os brasileiros mesmo não dão a Foz o seu devido valor

Excluir
  17. Eu adoro Foz do Iguaçu e a região da tríplice fronteira! Vendo as fotos, me lembrei que tenho uma foto igualzinha com o Santos Dumont (quando eu tinha uns 3 anos de idade) e outra sentada na pedra! Não me canso de ir a Foz!

ResponderExcluir
  18. É um espetáculo incrível da natureza. Também fomos e aprovamos! Parabéns pelas fotos e pelo post. Está tudo lindo!

19. Já fui 2 vezes pra Foz do Iguaçu e simplesmente amei visitar as cataratas. Como ambas as vezes fui a trabalho, só deu tempo de ir até elas, bater algumas fotos e voltar. Não consegui fazer os outros passeios, o que me dá mais motivos para voltar (maridão ainda não conhece também e quer muito). Quero muito fazer aquele passeio que entra praticamente embaixo delas... uma amiga teve muito medo, achou que o barco ia virar, mas acho que deve ser divertido! beijão

20. Tenho muuuuuita vontade de conhecer as Cataratas do Iguaçu! Já fui no Niagara Falls e ainda não visitei a versão brasileira, mas com certeza está nos planos!

ResponderExcluir
  21. Fui a três semanas nas cataratas e também não tive muita sorte, estava chovendo mas nem a chuva estragou esse espetáculo da natureza foi lindo demais!!!!
    Gravei uns vídeos e fico vendo e me pego rindo à toa!!!

22. As Cataratas é incrível, esse passeio vale muito a pena, muitas coisas lindas da natureza, a história do Santos Dumont eu não conhecia, achei que o parque sempre foi público, gostei da matéria parabéns

ResponderExcluir
  23. Eu amo cachoeira, natureza, queda d'água, qualquer coisa!! Acho que como engenheira e amante da natureza iria pirar num lugar desse!! Incrível demais, né? Preciso arrumar um jeito de conhecer logo rs

Respostas
    1. Precisa mesmo.. nada do que leu ou viu de imagem ainda chega aos pés do que é as Cataratas.. eu fiquei com os olhos mareados vendo a grandiosidade do local.

Excluir
  24. Voces descreveram muito bem essa paraíso. Costumo dizer que foz é um destino que agrada a todos, seja familia, amigos, viagem a casal ou apenas um mochilão. O parque nacional do igracu possui uma organização invejavel. Vale pelo post. abraço

ResponderExcluir
  25. Adorei a iniciativa gente! Muito bacana ver os blogueiros reunidos pra falar disso! parabéns mesmoE e ótima escolha né! Visitei as cataratas no ano passado e fiquei impressionada com tanta beleza e energia. É um lugar incrível

26. Que passeio maravilhoso. Qual foi o lado que vocês gostaram mais, Brasil ou Argentina? Todo mundo diz que o país vizinho é mais bonito.

27. Foz do Iguaçu é o tipo do destino que quando fui me perguntei por quê que eu demorei tanto pra ir! A natureza ali é absurda e a infraestrutura do lugar é coisa de primeiro mundo mesmo. Amei relembrar tudo com o seu post!

Respostas
    1. Eu e Rogerio falamos a mesma coisa.. acho que nós brasileiros não damos a devida importância a Foz. Precisamos melhorar isso informando a todos o quanto é maravilhoso visitar

Excluir
  28. Não viram o jacaré mas não podiam tirar o olho dos quatis! Incrível juntar a família para um passeio desse. Amei essa blogagem coletiva! Numa próxima chama a gente kkk #aoferecida

ResponderExcluir
  29. Aline, amei a sua postagem sobre as Cataratas. Tenho a maior vontade de conhecer, mas sabe quando a gente fica adiando..pois é ...vou criar vergonha e ir nesta maravilha.

30. Que passeio espetacular! As.crianças devem ter amado!!! Quero muito ir para as Cataratas ainda!!

1. Priscilla é um lugar que todos devemos ir pelo menos uma vez, lindo demais

Excluir
  31. Amei ler esse post e matar a saudade desse lugar incrível! É realmente fascinante!! Acredita que eu não sabia dessa história de Santos Dumont, a estátua passou despercebida quando fui!

Respostas
    1. As crianças chamaram a nossa atenção para a estátua e daí pesquisamos e adorei saber da história.

Excluir
  32. Muito legal! Eu fui pra Foz em setembro do ano passado e também achei bem tranquilo. Também recomendo muito o passeio para todas as idades!!

ResponderExcluir
  33. Moro em Foz do Iguaçu, trabalho com transporte turístico pela tríplice fronteira,estou sempre indo nas Cataratas. Não é atoa que recebeu o título de uma das 7 maravilhas da naturais do mundo,realmente é um lugar maravilhoso. Você sai dela com as energias recarregada.
    Toda vez que vou é uma emoção e admiração diferente. Abs