Canela - Castelinho Caracol, uma viagem ao passado

Ainda da estrada nos encantamos com a arquitetura e jardins do Castelinho. O dia estava bem chuvoso, mas não atrapalhou e nem tirou o encanto do lugar.

O Castelinho foi construído ente 1913 e 1915, com madeira araucária (pinheiro muito comum na região sul) e sem nenhum prego, usando apenas sistema de encaixe e parafusos. Os primeiros moradores foi o casal Pedro e Luiza Frazen, descendentes de imigrantes alemães. Em 1985, o Castelinho foi transformado em museu e casa de chá.



É impressionante a preservação de todos os cômodos, móveis, brinquedos, utensílios, uma verdadeira viagem no tempo. Ficamos fascinados em ver o fogão onde até hoje é feito o famoso apfelstrudel, que é servido na casa de chá. As fotos dos antigos moradores retratando alguns costumes da época também são fantásticas.

Essa e a sala onde os Franzen faziam suas refeições, todos os móveis e loucas são originais.


O Quarto do Casal, com mobília do inicio do século XX. O que mais nos chamou a atenção foi a bolsa de água quente (essa peca em cobre que esta sobre a cama), o casal Pedro e Luiza a utilizavam também para manter as cobertas aquecidas em dias frios.

O Quarto de banho, a banheira esmaltada, original, era abastecida de água quente. A água era aquecida através da serpentina do fogão a lenha, instalado na cozinha. Esse sistema de aquecimento é utilizado até hoje.

A sala onde as mulheres da casa confeccionavam as roupas da família.







Este cômodo era mais uma quarto da disposição original da casa, que foi adaptado para sala de chã, onde e servido o mais famoso Apfelstrudel da Serra Gaúcha, receita tradicional da família Franzen ha cinco gerações.


Ele já serviu de locação para novelas como "Chocolate com pimenta"e "A vida da gente".

O dia que fomos visitar o Castelinho foi um dia muito chuvoso, mas não nos atrapalhou em nada e nem tirou o encanto do lugar.

Importante:
Fotos são permitidas, mas sem flash;
Pagamento da entrada e consumo da casa de chá, apenas em dinheiro.

Horário de funcionamento: 09h às 13h e 14h20min às 17h40min (diariamente)
Valor: R$10,00 (importante consultar site oficial, pois o valor pode sofrer alteração)
Endereço: Estrada do caracol, Km04 S/no. - Canela - RS (no caminho do Parque do Caracol)
Telefone: (54) 3278-3208

Agradecemos à Martina Bethge Corrêa (bisneta do casal Franzen) que nos proporcionou conhecer esse lugar tão encantador e desejamos que outras pessoas e família tenham a mesma experiência maravilhosa que tivemos nesse espaço fantástico.


Reserve sua viagem usando nossos links parceiro e ajude o Blog
Consulte o booking para encontrar sua hospedagem em qualquer lugar do mundo de maneira rápida e segura, com opção de cancelamento gratuito e sem pagamento antecipado.
Não deixe de viajar com segurança, na Real seguro viagem você pode cotar o seguro que caiba no seu bolso, o pagamento pode ser em até 6x sem juros no cartão ou com desconto de 5% no boleto. 

Se quiser ter a experiência de se hospedar via Airbnb, clique aqui e ganhe R$100,00 de crédito ;)
Você também pode solicitar cotação de viagem, enviado e-mail para poraicomospires@gmail.com
Ao reservar com um parceiro através dos nossos links recebemos uma pequena comissão. Você não paga nada a mais por isso e ainda ajuda o blog a se manter sempre atualizado com novas dicas de viagem. Obrigada! 
Compartilhe esse post:

3 comentários:

  1. Que legal! Pena que fui a Canela bem rapidinho e nem sabia desse lugar. Deve parecer a cozinha de Chocolate com Pimenta mesmo... boa dica de passeio!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É um lugarzinho muito gostoso, com um charme do passado e muito bem conservado. Guarde a dica para próxima visita a Canela ;)

      Excluir
  2. Que graca!!! Simplesmente apaixonante esse lugar!! Vocês devem ter mesmo aproveitado muito!! Belo post!!

    ResponderExcluir