Jardim Botânico e Parque Lage - Parques naturais

Nossa família é carioquíssima e todos somos apaixonados pela nossa Cidade Maravilhosa. E porque não escrever sobre lugares que amamos? São muito lugares que amamos, mas hoje escolhi falar sobre dois parques naturais e lindos do Rio de Janeiro - Jardim Botânico e Parque Lage.

Jardim Botânico 

É uma das mais belas e bem preservadas áreas da Cidade. Impossível não se encantar com a diversidade da flora (brasileira e estrangeira). São 54 hectares de área com aproximadamente 6500 espécies da flora. As palmeiras imperais fascinam até mesmo quando passamos em frente ao Jardim.
Um lugar fantástico, depois que entramos nem parece que estamos na cidade. Uma ótima opção de passeio para a família toda.
Ele é tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, devido a grande importância histórica, cultural e científica, a área foi definida pela UNESCO como parte da reserva da biosfera da mata atlântica.

Impossível não se apaixonar

Orquidário

É uma estufa construída no final do século XIX, na década de 1930 foi reformado, e em 1998 foi restaurada. Com diversos tipos de orquídea. Lembro de termos ido quando ainda estávamos "grávidos" do Roger, ficamos encantados com tantas orquídeas e com perfumes maravilhosos.

Um pouco da história do Jardim Botânico

Foi fundado em 13 de junho de 1808, ele surgiu de uma decisão do então príncipe regente D. João de instalar no local uma fábrica de pólvora e um jardim para aclimatação de espécie vegetais de outras partes do mundo. Hoje o Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro, passou a se chamar assim em 1995, é um órgão federal vinculado ao Ministério do Meio ambiente.
Fonte: Site do Jardim Botânico

Um dos moradores do Jardim

Natureza é perfeita

A beleza das flores

Localização: Rua Jardim Botânico, 1008 - bicicletários e estacionamento exclusivo para pessoas com severas deficiências de locomoção (veículos adesivados); permitida entrada de carros para embarque e desembarque de pessoas com dificuldades de locomoção (deficientes, idosos, grávidas) ou Rua Pacheco Leão, 101 - somente pedestres
Sitehttp://www.jbrj.gov.br/
Valor entrada: R$10,00 (somente com dinheiro)
Horário de funcionamento: de terça-feira a domingo de 08 às 17h, segunda-feira de 12 às 17h

Parque Lage 

O bairro Jardim Botânico é mesmo um privilegiado, o Parque Lage assim como o Jardim Botânico, também está localizado no bairro.
O parque fica "aos pés" do morro do Corcovado. Possui uma área com mais de 52 hectares e foi tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), em 14 de junho de 1957, como patrimônio histórico e cultural da cidade do Rio de Janeiro.
A Escola de Artes Visuais funciona no palacete dentro do parque, além das aulas ministradas lá, é possível tomar café da manhã nesse ambiente lindo e aconchegante. Todo parque é muito lindo e bem cuidado, mas o jardim de frente ao palacete é meu xodó, acho encantador.



O passeio pelo parque é maravilhoso, e para todas as idades, tem uma pequena fonte e uma gruta com um pequeno aquário interno que é lindo, não deixe de conhecer. Acreditem, muitas pessoas que já foram lá se surpreendem quando digo que tem um aquário dentro da gruta, pois acabam não entrando.

Piqueniques são permitidos em alguns pontos, para 30 pessoas (no máximo). Para que o parque continue lindo e preservado, siga as regras de visitação.


Um pouco da história do Parque Lage

O Parque Lage está ligado à memória de nossa cidade. Antigo engenho de açúcar na época do Brasil Colonial, suas terras se estendiam até as margens da lagoa, (atual Rodrigo de Freitas), conhecida na época pelos índios como de Sacopenapã – lagoa de raízes chatas, em Tupi-Guarani. O Engenho Del Rey pertencia a Antonio Salema, governador do Rio de Janeiro no século XVI. Após 1660, passou a pertencer à família Rodrigo de Freitas Mello. Em meados do século XIX, um nobre inglês compra parte das terras, e contrata em 1840 o paisagista inglês John Tyndale para projetar um jardim de estilo romântico, nos moldes das quintas européias. Em 1859, parte da fazenda passa a ser propriedade de Antonio Martins Lage. Os anos se passam, a chácara vai parar em outras mãos, mas, em 1920, um neto de Antonio Martins Lage, o empresário Henrique Lage, a compra.
Fonte: Site Parque Lage

Localização: Rua Jardim Botânico, 414 - Jardim Botânico
Sitehttp://eavparquelage.rj.gov.br/
Valor entrada: Gratuito, paga-se somente o estacionamento (R$7,00 período único)
Horário de funcionamento: diariamente de 08 às 17h

Temos lindas histórias nesses dois parques, infelizmente não consegui resgatar todas as fotos, mas você poderá visitar e registrar cada momento e cada cantinho desses parques maravilhosos.




Aproveite essas maravilhosas e outras na nossa lista de 10 atrações gratuitas no Rio de Janeiro.

Esse post faz parte de uma blogagem coletiva, de blogueiras de viagem do Rio de Janeiro. Que tal conhecer outros encantos da Cidade Maravilhosa? #‎ORiopelasCariocas‬ 

Mariana Viaja - Aterro do Flamengo 
Despachadas - Roteiro em Niteroi
Lole Pocket - Praça Mauá, MAR e Museu do Amanhã
Fourtrip - Pedra Bonita
Na dúvida, embarque - Forte de Copacabana
#KariDesbrava - Parque Madureira e Complexo de Deodoro
UmaSenhoraViagem - Praia da Urca, Praia Vermelha, Pista Claudio Coutinho

Veja também outras Blogagem coletiva que participamos.

Você também pode nos acompanhar no FacebookGrupo do Facebook e Instagram

Não viagem sem seguro viagem, faça uma cotação
Seguro viagem brasil 728x90


Compartilhe esse post:

11 comentários:

  1. Preciso voltar no Jardim Botânico, bateu uma saudade!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vamos combinar? Adoro esses dois e voltar é sempre um prazer. ;)

      Excluir
  2. As suas fotos estão lindas! E essas já deixaram um gostinho ótimo da história de vocês.

    Amo esse cantinho da Cidade. Vez ou outra dou uma escapada da Lagoa para lá. É tanto verde, tudo tão perfeito... se pudesse, acampava. rs.

    Adorei ser informada da história dos lugares também. Bom saber que tudo não está ali por acaso, né?

    Beijo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dayana, eu e marido somos de exatas, mas adoramos história.. e agora onde vamos as crianças também querem saber um pouco mais, por isso sempre busco informações históricas para compartilhar.
      Fico feliz que tenha gostado ;)

      Excluir
  3. Dois lugares maravilhosos da nossa cidade! Acredita que passo no Jd. Botânico todo fim de semana mas nunca entrei??? Uma vergonha! Preciso ir com urgência! Ele já é lindo por fora, por dentro então...O parque Lage já fui e adoro!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marianne, os dois são maravilhosos.. Não deixe de conhecer, marque na sua agenda e depois nos diga o que achou ;)

      Excluir
    2. Estive recentemente no J.B. e adorei mas fazia um calor tão forte que não conseguimos visitar tudo. Preciso voltar ao Parque Lage. beijocas

      Excluir
  4. São parques belíssimos e que com certeza merecem ser visitados e revisitados mil vezes :)

    ResponderExcluir
  5. Dois lugares que eu adoro! Realmente nem parece que estamos na cidade... É outro clima, uma paz... Muito bom!!!

    ResponderExcluir
  6. A escolha dos dois parques não podia ser melhor. São nossos preferidos também no Rio de Janeiro.

    ResponderExcluir
  7. Amei o post. Realmente são lugares lindíssimos que merecem a visita. :)

    ResponderExcluir