Barra de Guaratiba está sendo "descoberta" por nós aos poucos e nos encantando a cada lugar descoberto. A nossa "descoberta" da vez foi o Sítio Roberto Burle Marx, a ideia da visita saiu do nosso grupo da RBBV RJ (Rede Brasileira de blogueiros do RJ). E lá fomos nós para conhecer esse espaço lindo e saber um pouco mais sobre o grande Roberto Burle Marx.
Vista lateral da Casa-Museu |
Sobre Roberto Burle Marx
Foi um artista plástico brasileiro, reconhecido internacionalmente por sua profissão de arquiteto paisagista, mas também deixou outras obras como pinturas e esculturas arte sacra. Ele iniciou sua coleção ainda menino e continuou coletando espécies por diversos países do mundo.Morou grande parte da sua vida no Rio de Janeiro, onde estão localizados seus principais trabalhos.
Entrada |
O sítio é um IMENSO jardim, ficamos sem saber para onde olhar diante de tanta beleza e as informações da guia ajudava ainda mais a entender todas as espécies e composições que víamos.
Algumas das bromélias do Sítio |
Nós e um pouco desse imenso jardim |
O local é muito fotogênico |
Sobre o Sítio
Burle Marx viveu desde 1973 até o seu falecimento em 1994, em 1985 o arquiteto e paisagista doou a propriedade ao IPHAN - Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, com o intuito de preservar suas experiências. Após sua morte, a residência transformou-se no Museu/casa de Burle Marx, aberta desde 1999.
É possível visitar ambientes originais, objetos de uso pessoal e objetos de arte e artesanato adquiridos em viagens e os criados por ele, que além de paisagista era pintor, desenhista, escultor e designer. Em 2000, a propriedade foi tombada integralmente.
Ele tinha alguns espaços de trabalho e esse nos encantou devida a arte do ladrilho toda pintada por Burle Marx.
Atelier de Burle Marx |
Obras produzidas e outras trazidas de viagens por Roberto Burle Marx. Outra curiosidade é esse pedaço de tronco, parece normal, mas não é, pois ele é petrificado até vê-lo não sabia que isso poderia acontecer (madeira petrificada), e ela é linda!
Artes de Burle Marx |
Ao lado da casa tem uma Igrejinha que é uma graça - Igreja Santo Antônio da Bica.
Igreja dentro Sítio |
Uma "floresta" dentro do sítio Burle Marx |
Acervo do Museu-Casa possui 3.125 peças, incluindo obras do próprio Burle Marx, entre elas, pinturas, desenhos, tapeçarias, vidros decorativos, murais em azulejos e tecidos. Também fazem parte do acervo coleções de vidros decorativos diversos, imagens barrocas em madeira, cerâmica pré-colombiana e cerâmica primitiva oriunda do Vale do Jequitinhonha – MG.
Acervo Botânico: Burle Marx reuniu uma das mais importantes coleções de plantas tropicais e subtropicais com potencial paisagístico existentes no mundo. São cerca de 3.500 espécies de plantas cultivadas, cujas principais famílias botânicas são: Araceae, Arecaceae, Bromoliaceae, Cycadaceae, Heliconiaceae, Marantaceae e Velloziaceae.
Em 1985, este acervo foi elevado a condição de patrimônio cultural brasileiro.
Fonte do Museu do Rio
Esse atelier estava em construção quando Burle Marx veio a falecer, ele é imenso.
Atelier |
Como resistir a esse lugar tão lindo? |
Visita ao Sítio Burle Marx
As visitas somente ocorrem com agendamento prévio (por telefone ou e-mail), de terça a sábado de 09h às 13h30, com duração de uma hora e meia a duas horas.A Guia que nos acompanhou com tanto carinho |
Sitio Roberto Burle Marx (SRBM)
Endereço: Estrada Roberto Burle Marx, 2019 - Barra de Guaratiba - Rio de Janeiro - RJTel.: (21) 2410-1412
E-mail: visitas.srbm@iphan.gov.br (Não esqueçam que visitas precisam ser agendadas)
Ingresso: R$10,00 inteira e R$5,00 meia
Como ir ao Sítio Burle Marx
Metrô - descer na estação Jardim Oceânico e pegar o BRT que vá em direção a Santa Cruz, descendo na estação Ilha de Guaratiba (a primeira após o Túnel da Grota Funda). Pegar o ônibus da linha 874 (integração do BRT), ou a linha 867 (Campo Grande - Barra de Guaratiba).
Ônibus - chegar até o terminal alvorada e pegar o BRT que vá em direção a Santa Cruz, descendo na estação Ilha de Guaratiba (a primeira após o Túnel da Grota Funda). Pegar o ônibus da linha 874 (integração do BRT), ou a linha 867 (Campo Grande - Barra de Guaratiba).
Carro - a partir da Barra da Tijuca, seguir pela Avenida das Américas, atravessar toda a Barra da Tijuca, Recreio dos Bandeirantes, depois do túnel da Grota Funda, sair na segunda saída (sinalizada abaixo), passar por baixo do viaduto da Avenida das Américas e seguir as placas indicativas na Estrada Roberto Burle Marx, esse é o caminho mais rápido, mas pode ir por Grumari também.
Se desejar pode alugar carro com a Rentcars, nosso parceiro.
Dicas
- Vá com roupas leves
- Possui estacionamento
- Passe e leve repelente e protetor solar
- Proibido entrar com trajes de banho ou sem camisa
- Proibido levar lanches e fazer piqueniques
- Não pode ser feitas fotografias profissionais
Eu só uma coisa a dizer: "Porque não fomos antes conhecer mais sobre Roberto Burle Marx, antes?! Esse foi o verdadeiro Homão da Porra! rs"
A nossa visita foi com outros blogueiros de viagem, todos membros da RBBV e foi muito bacana "desvirtualizar".
Ana Lima - Blog Destinos e Afins
Débora Santigo - Blog Diário de uma viajante
Julia - Blog Fora da Toca
Olívia - Blog Olivia Garimpando por aí
Regina - Blog Turista full time
Wallace e Kelly - Blog Deixa eu viajar
Hotéis Próximos do Sítio Burle Marx em Barra de Guaratiba
Casa dos Franceses – Considerado Excepcional (9,5) pelo Booking.com, café da manhã incluído e super bem localizado.
Le Relais de Marambaia – Considerado Muito Bom (8,4) pelo Booking.com, café da manhã incluído e super bem localizado.
Pousada do mar – Considerado Bom (7,3) pelo Booking.com, café da manhã incluído e cancelamento grátis.
Reserve sua viagem usando nossos links parceiro e ajude o Blog
Le Relais de Marambaia – Considerado Muito Bom (8,4) pelo Booking.com, café da manhã incluído e super bem localizado.
Pousada do mar – Considerado Bom (7,3) pelo Booking.com, café da manhã incluído e cancelamento grátis.
Reserve sua viagem usando nossos links parceiro e ajude o Blog
Olha só, que bom achar esse post! Eu tava querendo mesmo conhecer a Barra de Guaratiba na minha próxima ida ao rio! Boas dicas viu? brigada, vou ver se consigo ir e te falo!
ResponderExcluirQue máximo Luisa, só não esqueça de agendar, ok? Fico no aguardo da sua vinda ;)
ExcluirTem algum quiosque ou lugar para café da manha lá?
ResponderExcluirJá vou programar minha visita, adorei saber desse sítio! é um programa diferente pra fazer aqui no Rio e sair da mesmice! Obrigada
ResponderExcluirQue programa mais interessante: poder conhecer o sítio onde viveu o maior nome do paisagismo brasileiro e ainda passear pelos jardins do sítio, conhecendo a flora local é um programa que agrada adultos e crianças. Adoro conhecer locais onde viveram grandes personalidades brasileiras, como escritores, urbanistas. É como conhecer um pouco a história do que eles criaram e deixaram para posteridade.
ResponderExcluirSou fã de Burle Marx e ja fiz essa visita! Achei a propriedade incrível, assim como as histórias que os guias contavam!
ResponderExcluirOutro dia, no Piauí, conheci um senhor que é sobrinho de Burla Marx e chegou a conhecer o sítio enquanto ele estava vivo!
Aninha, foi um prazer te conhecer nesse passeio ;)
Excluiracho legais as obras de burle marx e n tinha conhecimento deste lugar, pretendo visitar em breve! eu vi um planejamento dele lá em kuala lumpur na malasia
ResponderExcluirQue bacana Angela, esse Sítio foi residência por muitos anos do Burle Marx e tem coisas fantásticas
ExcluirPrograma sensacional!! Já fui muito ai qnd era mais nova e é demais!!! ótimo para todas as idades!
ResponderExcluirNossa, que lindo que ficou o post! Este passeio tivemos a honra de fazer juntas. Também adorei o lugar!
ResponderExcluirque interessante! não sabia que existia esse local, a unica referencia a Burle Marx q eu conhecia era o parque aqui em SP. legal saber que da pra ir de transporte publico, vc acha que essa opção é ruim?
ResponderExcluirMuito legal esse passeio, confesso que não conhecia o Sítio e me deu muita vontade de ir na próxima viagem ao Rio. Mistura natureza, arte, história... massa!
ResponderExcluirNossa! Que legal esse lugar! Fico impressionada como sempre dá pra descobrir um lugar interessante no Rio, e o sítio Burle Marx parece ser um exemplo disso! Ótima dica de passeio! E bom que é um passeio para toda a família né?
ResponderExcluirFicamos impressionados também, o local é realmente muito lindo e bem cuidado.
ExcluirLendo seu post e vendo as fotos lembrei um pouco de Inhotim, vocês conhecem? Será que parece mesmo ou eu viajei?! rs
ResponderExcluirLidiane, sou louca para conhecer Inhotim, mas ainda não fomos..
ExcluirMais um local do estado do RJ que eu não conhecia. E o melhor: envolvendo arte. Adorei as dicas e espero poder conhecer um dia. A lista de locais para se ir só aumenta! rsrsrs!
ResponderExcluirErik, adoramos lugares assim pouco explorados. Está na hora de começar a visitar os locais de sua lista ;)
ExcluirAdoro turistar no Rio, mas não conhecia o sítio nem de nome. Achei uma super dica! Você sabe por que não pode fazer fotografia profissional lá?
ResponderExcluirOi Sthefania, está listado nas Dicas (no finalzinho do post) que não pode fotografia profissional, mas vale a visita ;)
ExcluirQuando fui ao Rio não sabia que tinha esse sítio, eu como sempre mal informado rsrs, que lugar lindo para conhecer e passar o dia, nunca vi uma madeira petrificada gostei dessa, sem contar nessa "Floresta" como disse dentro do sítio, lugar lindo gostei das dicas, vou ir quando voltar no Rio de Janeiro.
ResponderExcluirPaulo, somos moradores do Rio e só soubemos do Sítio a pouco tempo :(
ExcluirMas na próxima visita ao Rio inclua o Sítio no roteiro e poderemos até ir juntos ;)
Nossa, não me bastasse eu ainda nunca ter conhecido o Rio de Janeiro de maneira decente, ainda me aparece mais um lugar bonito pra ir, é sério isso, produção? Massa. Realmente um trabalho de um paisagista que saca das coisas.
ResponderExcluirÍgor, o Burle Marx é o cara kkk e o lugar muito lindo! Coloque no seu próximo roteiro de visita ao Rio de Janeiro.
Excluir