O Pequeno Príncipe e nosso Príncipe e nossa Princesa

Você deve estar se perguntando o que esse post tem a ver com nosso blog?! Às vezes para viajarmos não precisamos sair de casa, e hoje foi assim.. Em uma segunda-feira à noite resolvi assistir o filme O Pequeno Príncipe, com meus pimpolhos.

Acho que até quem nunca leu o livro ou assistiu o filme deve conhecer a linda história. Eu fui ler apenas esse ano (é um dos livros paradidáticos desse ano do Roger), e até agora não sei porque demorei tanto para ler.

O amor que ele tem pela sua linda e pequena rosa, todo zelo e respeito é algo encantador.

Existem diversas frases marcantes da obra de Antoine de Saint-Exupery, selecionei algumas que mais nos marcaram.


10 frases marcantes - Pequeno Príncipe

Tu te tornas eternamente responsável por aquilo que cativas

Somos responsáveis pelo que cativamos, as amizades, a relação de amor, todos os laços ciados com outra pessoa

As pessoas são solitárias porque constroem muros ao invés de pontes

Muito de nós nos fechamos e nos protegemos, afastando as pessoas (inclusive as boas). Precisamos criar laços, pontes entre nós e os demais e não muros.

A gente corre o risco de chorar um pouco quando se deixar cativar 

Importante ensinarmos aos nossos filhos que apesar de sermos responsáveis pelo que cativamos e não criar muros, corremos o risco de sofrer, mas nem sempre um amor e/ou uma amizade nos fará sofrer.

Todas as pessoas grandes foram um dia crianças - mas poucas se lembram disso

Nesse momento o autor nos mostra que os adultos se tornam, muitas da vezes, pessoas sérias e com muitas preocupações do dia-a-dia, esquecendo o quanto é leve e feliz ser criança. Eu, por exemplo, me tornei muito mais leve após a maternidade, apesar de todas as preocupações e responsabilidade que vieram juntas.

É preciso exigir de cada um o que cada um pode dar

Até hoje busco entender e aprender sobre isso, tenho amigos que são ótimos com artesanatos, outros ótimos com organização e outros que simplesmente estão ali dispostos a ajudar. O amor e a amizade não devem viver de cobranças.

É loucura odiar todas as rosas porque uma te espetou

É normal ficarmos com receio de algo que nos magoou, mas o fato de uma amizade ter nos magoado não nos impede de ter outras amizades.

O verdadeiro amor nunca se desgasta. Quanto mais se dá mais se tem

O amor verdadeiro é lindo, e talvez algumas pessoas nunca tiveram o prazer de sentir esse amor, não por nunca serem amados, mas muitas das vezes por não se permitirem sentir o amor, se permita amar e ser amado.

Nem todo mundo tem amigo

Essa frase chega a doer.. é fato que amigos contamos com os dedos das mãos, mesmo quando temos afinidades com diversas pessoas, mas amigo é algo muito valioso, é aquele que estará contigo independente da situação (alegria ou tristeza). Hoje nossos pequenos chamam todos os seus colegas de amigos, mas um dia saberão com quem poderá contar além de nós.

O essencial é invisível aos olhos, e só se vê bem com o coração

Uma das frases mais citadas de Antoine de Saint-exupery, e na minha opinião uma das mais verdadeiras e mais difícil de ser compreendida. Quando vemos as pessoas e coisas com o coração elas se tornam mais especiais e importantes.

É bem mais difícil julgar a si mesmo que julgar os outros

Como é verdadeira essa frase né? Olhar para dentro doí e muito, mas precisamos lembrar que julgar o próximo também machuca e não somos melhores que ninguém.
Compartilhe esse post:

Um comentário:

  1. Não é a toa que esse é um dos maiores clássicos da literatura mundial. Muito ensinamentos, tanto para crianças quando para os adultos.

    ResponderExcluir