Petrópolis - Catedral de São Pedro de Alcântara

A catedral de São Pedro de Alcântara dá um toque a mais na paisagem de Petrópolis, no início da Avenida Köeller já é possível avistá-la, linda e majestosa. Inclusive indico boas caminhadas pelas ruas de Petrópolis, pois em cada endereço é uma história.


Catedral de São Pedro de Alcântara, Petrópolis
Em uma das pontes da Avenida, onde a Catedral se destaca

Ela foi construídas em estilo neogótico francês. No seu interior destaca-se o Mausoléu onde estão os restos mortais da Família Imperial (dom Pedro II, dona Teresa Cristina, Princesa Isabel e Conde D`Eu, seu primogênito D. Pedro de Alcântara e sua esposa D. Elisabeth) e também podem ser vistas esculturas de Jean Magrou, Bertozzi, vitrais e pinturas de Carlos Oswald. O altar gótico contém relíquias de São Magno, Santa Aurélia e Santa Tecla, trazidas de Roma pelo Cardeal D. Sebastião Leme. As portas principais são lindas e pasmem, pesam 2.400 kg cada.

Catedral de São Pedro de Alcântara, Petrópolis
Estava em obras, mas mesmo assim continua linda
No seu interior existem obras esculpidas em mármore de Carrara, destacando- se a Capela Imperial que está situada à direita na entrada principal da Catedral, em mármore, ônix e bronze onde está o sepulcro com relíquias dos Santos Mártires, São Magno, Santa Aurélia e Santa Thecla.

Catedral de São Pedro de Alcântara, Petrópolis

No local existem pertences e fragmentos de sítios caros a D. Pedro II, como por exemplo a cruz central, que é de granito preto da Tijuca. No centro da capela está a lápide de mármore de Carrara, pesando quase três toneladas, com as estátuas jacentes do Imperador D. Pedro II e Dona Teresa Cristina. Ao fundo, nas laterais, as estátuas jacentes da Princesa Isabel e do Conde D’Eu.

Catedral de São Pedro de Alcântara, Petrópolis
O altar é magnifico
Os vitrais são lindíssimos, verdadeiros tesouros artísticos.
Catedral de São Pedro de Alcântara, Petrópolis
Vitrais
Em frente à Capela Imperial encontra-se o batistério com a pia batismal proveniente da antiga Igreja Matriz (1848). O padroeiro da igreja é São Pedro de Alcântara, venerado como protetor da monarquia, instituído por D. Pedro I como patrono do Império Brasileiro. Sua festa é celebrada no dia 19 de outubro e não deve ser confundida com a de São Pedro Apóstolo, festejado no dia 29 de junho.
Fomos na época do Natal e tinha um lindo presépio 
O padroeiro escolhido para a Catedral foi São Pedro de Alcântara, venerado como protetor da monarquia e que fora instituído como patrono oficial do Império Brasileiro por D. Pedro I. Sua festa é celebrada no dia 19 de outubro e ele não deve ser confundido com São Pedro Apóstolo, festejado no dia 29 de junho.


Visitação: diariamente das 7h30 -17h30 domingo 8h30 as 20h.
Entrada franca
Missa: segunda a sábado 08h, domingo 09h30, 11h30 e 18h30.
Endereço: Rua São Pedro de Alcântara, 60, Centro Histórico
Telefones: (24) 2242-4300

Fique de olho nas promoções do Hotel Urbano  e nas ótimas hospedagens que tem no Booking e dê uma fugidinha com a Família até Petrópolis.

Compartilhe esse post:

9 comentários:

  1. Eu sou simplesmente fascinada por templos históricos e seus contextos construtivos. A Igreja de Petrópolis é magnífica e breve breve espero visitá-la novamente. Excelente texto!

    ResponderExcluir
  2. Que linda a catedral de São Pedro de Alcântara, vale mesmo uma visita. Não sabia que tantos membros da família real estavam enterrados no Brasil, muito menos em Petrópolis, pura História.

    ResponderExcluir
  3. Acho Petrópolis linda e sem dúvida a Catedral de São Pedro Alcântara é um dos cartões postais da cidade. À noite, então, fica linda demais!

    ResponderExcluir
  4. Que catedral belíssima, Aline, fiquei maravilhada com os vitrais coloridos e o rico interior.
    Quando for visitar Petrópolis, com certeza será uma das atrações que gostaria muito de conhecer na cidade. Dica anotada.

    ResponderExcluir
  5. Que linda a Catedral, e que lugar cheio da nossa história, com certeza estará no meu roteiro para Petrópolis.

    ResponderExcluir
  6. Olhanda a catedral mais parece a paisagem de uma cidade européia. Muito completo o post, parabéns! Não sabia que era onde se encontram os restos mortais de integrantes do império.

    ResponderExcluir
  7. A Catedral de São Pedro de Alcântara realmente brilha esplêndida no cenário da belíssima Petrópolis!! Um tesouro nacional!! Ótimo blog !!

    ResponderExcluir
  8. Sou louco para conhecer Petrópolis. Que catedral maravilhosa. Sempre passeios riquíssimos em história e beleza. Dica anotadíssima!

    ResponderExcluir
  9. Letícia Carlos Giacomin28 de outubro de 2020 às 15:55

    Adorei seu post sobre a Catedral de São Pedro de Alcântara em Petrópolis. Essa catedral é relamente um espetáculo! Eu não sabia que lá tem restos mortais de pessoas da Família Real, vou prestar mais atenção na próxima visita!

    ResponderExcluir