Petrópolis - Como é o Tour Cervejeiro na Bohemia?

Petrópolis além de ser uma cidade cheia de história também é conhecida  por ter a primeira fábrica de cerveja do Brasil, a Cervejaria Bohemia. Nós já visitamos a cervejaria duas vezes e na ultima nos surpreendemos com as novidades e modernidade do tour, vamos contar tudo para vocês inclusive que criança pode entrar e até se divertem. 


Como é o tour cervejeiro na Bohemia?

O Tour apresenta uma viagem pela história da cerveja, todo o seu processo de produção e ingredientes que levam os visitantes a experiências sensoriais únicas e degustações exclusivas. Tudo sobre essa bebida desde a antiguidade até os dias de hoje.

É possível ver de perto o processo de produção da cerveja, o ambiente é isolado para garantir a segurança dos visitantes e a qualidade dos produtos.

Assim que compramos nossos ingressos nos foi servida uma pilsen bem geladinha, em seguida fomos chamados e fomos de elevador para o acesso de onde inicia o tour.




Na recepção tem um mapa mostrando todas as partes da cervejaria que iremos conhecer.


A primeira sala que visitamos foi Túnel Saga da Cerveja, onde vimos uma linha do tempo contando toda a história da cerveja desde a antiguidade até hoje em dia. 



Você sabia que a cerveja foi descoberta há cerca de 8 mil anos? Isso mesmo, já tem muito tempo e foi na Mesopotâmia, considerada por muitos como o berço da civilização. 
Está gostando do post? Aproveite para curtir a nossa fanpage no Facebook, nosso perfil do Instagram e no Pinterest.
Um pouco mais à frente entramos em uma sala com uma antiga linha de produção da fábrica, garrafas com rótulos antigos e até mesmo maquinários usados no início da produção. 


Experiência Sensorial e Sala de Alquimia da Cervejaria Bohemia

A Sala dos ingredientes, onde é possível degustar todos os que são usados na produção de cerveja, seja ela puro malte ou não. Também há painéis, quadros interativos e microscópios onde você pode ver os diferentes tipos de levedura.

Logo após passar por essa sala você chegará nas antigas instalações da fábrica da Cervejaria Bohemia. Antigamente, tanques de cobre eram utilizados em algumas etapas da produção no lugar dos atuais tanques de aço. Apesar deles não serem mais utilizados, continuam lá expostos. O guia explica como é produzida a cerveja na Cervejaria Bohemia. Aliás, grande parte da visitação é feita de forma autônoma, sem a presença de um guia. Ele só aparece em alguns momentos e salas específicas.


A Bohemia foi a primeira cervejaria do Brasil, fundada pelo colono alemão Henrique Leiden em 1853, quando ele faleceu a cervejaria ficou com seu herdeiro, Henrique Kremer.

Na época de sua fundação, a Bohemia preservou as características das cervejas alemãs da época, com uma produção inicial de seis mil garrafas por mês. O produto era distribuído através de charretes, carros puxados por animais etc., e as vendas eram feitas diretamente. Mais tarde, as vendas passaram a ser feitas através de revendedores da região de Petrópolis, região serrana do estado do Rio de Janeiro.

Com o passar do tempo, as características amargas e fortes das cervejas alemãs foram sendo alteradas, para entrar em conformidade com o mercado da época e com as marcas concorrentes, e o sabor ficou mais leve e menos amargo, chegando ao ponto de como é vendida hoje.







Lojinha

Se você quiser comprar um presentinho para algum amigo ou familiar, pode passar na lojinha, assim que termina o tour. Lá você vai encontrar uma extensa opção de cervejas nacionais e internacionais. Também vai encontrar coisas típicas de Petrópolis, doces, souvenirs, etc.

Onde fica a Cervejaria Bohemia?

A Cervejaria Bohemia fica no Centro Histórico de Petrópolis, bem próximo do Palácio de Cristal. Ela é perfeita para compor seu roteiro de um final de semana na serra.

Endereço: Rua  Alfredo Pachá, 166 – Centro - Petrópolis 

Quanto custa o tour da Cervejaria Bohemia?

Inteira – R$39
Meia – R$19 (estudantes e idosos)

Compre aqui o seu ingresso:

Qual horário de visitação na Cervejaria Bohemia?

Terça a quinta – 12h às 17h
Sexta, domingo e feriado  – 10h às 17h
Sábados – 10h às 18h

Criança pode ir?

Sim, acompanhada dos pais ou responsáveis. (mas não vão poder fazer as provas, claro!) e eles não pagam a entrada (menores de 18 anos).

Quanto tempo dura o tour?

Separe ao menos 3h para fazer o passeio com calma, pois o tour dura em média 1h e meia e depois tem a lojinha que é uma graça e tem itens que todo apaixonado por cerveja ama e ainda poderá  almoçar ou jantar no restaurante ou ficar no bar.
Que tal se hospedar em um Castelo, do ladinho de Petrópolis? Confira o post: Hospedagem Nobre

É preciso fazer reserva?

Não é necessário, mas para o restaurante, é válido reservar. Da primeira vez fomos ao restaurante após o tour e da segunda vez ficamos no bar, são duas experiências bem bacanas (as duas foram no horário do almoço).

Mais informações: (24) 2237-2546

Ele possuem uma política diferenciada para grupos acima de 15 pessoas. Entre em contato com o comercial e saiba mais.
gustavo.nicolay@ambev.com.br
(24) 2020-9050
Compartilhe esse post:

20 comentários:

  1. Fazer esse tour cervejeiro deve ter sido uma experiência maravilhosa. Me deu água na boca quando vi vocês com o copo de cerveja na mão..rsrsrsrs Valeu pelas dicas, post super detalhado, para qualquer pessoas se programar. Quero muito conhecer a cervejaria e isso não vai demorar! Obrigada pelas dicas!

    ResponderExcluir
  2. Sempre quis fazer esse tour, mas tinha pouca informação a respeito. Bem completo esse artigo e trazendo dicas valiosas para quem pretende conhecer. Na próxima vez que subir a serra, vou incluir o tour cervejeiro na Bohemia em meu roteiro.

    ResponderExcluir
  3. Sensacional este post Line. Este tour cervejeiro em Petrópolis está imperdível! Não sou cervejeiro mas amo um bom passeio em família, para mim valeria a pena demais!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É um passeio bem curioso, no grupo que fez o tour conosco tinham vários não-cervejeiros, mas que curtiram muito

      Excluir
  4. Gente, eu fiquei com vontade de fazer esse tour cervejeiro na Bahemia. Dica anotada!

    ResponderExcluir
  5. Não sou cervejeira, mas adorei ler sua postagem. Não sabia que a Bohemia tinha sido a primeira cervejaria do Brasil. Jurava que era a Antártica.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Curioso isso né? Também não sabia até fazer o tour cervejeiro

      Excluir
  6. Não sabia que a primeira fábrica de cerveja do Brasil foi em Petrópolis. Esse tour cervejeiro acaba contextualizando muito com a história, não é isso?

    ResponderExcluir
  7. Você acredita que todas as vezes que vamos a Petrópolis a gente faz o tour cervejeiro na Bohemia? kkkkk Somos apaixonados por cervejas. E a serra do Rio tem várias cervejarias legais e a bohemia é uma delas.

    ResponderExcluir
  8. Tenho muito interesse em visitar Petrópolis e adorei saber como é o Tour Cervejeiro na Bohemia, tirou minhas dúvidas, agora é só planejar a viagem e preparar o caneco. Amo cerveja, louca para esta viagem chegar logo.

    ResponderExcluir
  9. Muito legal e divertido esse tour cervejeiro em Petrópolis. Eu não bebo bebida alcolica, mas curto muito saber os processos envolvidos para fazer cervejas, vinhos e cachaças e adoro ver como na grande maioria das vezes é uma coisa tão local e única. Abraços,

    ResponderExcluir
  10. Quero muito fazer esse tour cervejeiro em Petrópolis quando eu puder visitar a cidade. Ainda não tive a oportunodade de viajar pra lá e vou usar essas dicas quando for. Obrigado pro compartilhar!

    ResponderExcluir
  11. Sabrina Albuquerque1 de julho de 2021 às 11:54

    Muito bom saber desse tour cervejeiro, em Petrópolis. Fui várias vezes a cidade e sempre me limitei a passeios mais históricos. Bom saber que a cidade oferece mais opções.

    ResponderExcluir
  12. Nossa a Cerveja tem 8000 anos? Eu tinha ouvido falar que o Hidromel (fermentado do mel) apesar de ter se popularizado na idade média, era mais antigo que a cerveja... quanto tempo será que ele tem? Vou pesquisar.. Lembro que apesar de ter se popularizado na idade média, ela era tomada na India, era o nectar dos Deuses da Grécia antiga, e dos Deuses Nórdicos, que eu imagino tenham sido ancestrais dos vikings. A cerveja eu lembro já ter lido que se tomava muito no Egito também. (mas parando pra pensar, o Egito é do lado da região da mesopotâmia. Bom não importa se é cerveja, hidromel, vinho.. As bebidas de fermentação natural são muito mais antigas que as destiladas, pois sua descoberta certamente foi acidental. o suco de uva que fermentou, o mel que fermentou, ou a cevada que fermentou. Todas são MUITO antigas e deliciosas. Quanto a fábrica da Boehmia, que já ouvi muita gente falar que é a melhor cerveja do Brasil, eu não fazia ideia que ficava em Petrópolis. E parece ser um passeio delicioso! E achei o valor do passeio super justo. Adoraria fazer esse passeio. Só preciso me programar para conhecer essa cidade encantadora e apaixonante no Rio de Janeiro chamada Petrópolis!

    ResponderExcluir
  13. Adorei saber como é o tour cervejeiro em Petrópolis. As fotos estão ótimas e a dicas mmelhores ainda!

    ResponderExcluir
  14. Adorei as informações sobre o Tour Cervejeiro da Bohemia. Agora já tenho mais um motivo para retornar a Petrópolis.

    ResponderExcluir
  15. Eu estou programando uma viagem a Petrópolis e com toda certeza esse tour cervejeiro estará no meu roteiro! Obrigada

    ResponderExcluir
  16. Já fiz esse tour da Bohemia uma vez e vi pelo seu post que já mudou bastante. Já quero fazer de novo em breve.
    Obrigada por compartilhar
    Bjs

    ResponderExcluir