Como tirar um passaporte de urgência?

Como diz o ditado: "Vivendo e aprendendo!" Você sabe como tirar um passaporte com urgência?

Infelizmente acabamos deixando o meu passaporte e o do Roger vencer (nunca deixem isso acontecer!!!), nunca tinha acontecido e ficamos desesperados para agendar a emissão de novo passaporte e começamos a estudar a possibilidade de solicitarmos um passaporte de urgência, mas infelizmente descobrimos que não é permitido ele seja emitido para viagens de turismo, mas algumas situações se enquadram na regra. Não adianta ter as passagens emitidas, inclusive no site da Polícia Federal tem a orientação de contratação de viagens após a documentação está toda em dia (e em mãos).

Emissão de passaporte de urgência ou emergência
Foto divulgação

Como tirar um passaporte de urgência?

Existem empresas que oferecem o serviço, mas não existe uma "fila" diferenciada para empresas e para nós cidadãos, a diferença é que as empresas fazem o serviço de preenchimento da solicitação e fazem o agendamento e se necessário realizam o reagendamento, mas lembro que qualquer pessoa pode solicitar seu passaporte sendo de urgência ou não.

Quem pode solicitar passaporte de urgência?

Casos especias e comprovados que não será possível esperar o prazo normal de confecção e entrega do passaporte, nas seguintes hipóteses:
  • Catástrofes naturais;
  • Conflitos armados;
  • Necessidade de viagem imediata por motivo de saúde do requerente, do cônjuge ou parente até segundo grau;
  • Para proteção do seu patrimônio;
  • Por necessidade do trabalho;
  • Por motivo de ajuda humanitária;
Obs.: A situação será avaliada pelo posto que você for solicitar o passaporte.

Como solicitar o passaporte de urgência?

O processo de solicitação do passaporte é normal:
  1. Preencher a solicitação no site da Polícia Federal: Requerer Passaporte, pagar a Guia de Recolhimento da União (GRU);
  2. Ir até ao Posto de Emissão de passaportes mais conveniente (não é necessário agendamento), levando a solicitação de passaporte, a documentação exigida, uma fotografia facial 5x7 colorida e recente, e a documentação que comprove a situação emergencial;
  3. Ao chegar no Posto, procurar pelo funcionário responsável pelo Posto e solicitar a avaliação da urgência/ emergência;
  4. Se a avaliação for positiva o funcionário irá entregar uma GRU a ser paga (é uma taxa para solicitação de urgência);
  5. Após o pagamento, será realizada a solicitação do passaporte e aguardar a emissão do mesmo, que será emitido em até 24 horas.
Pontos importantes:
  • Além de ter um custo maior (GRU da taxa de urgência), a validade do Passaporte de Emergência é de no máximo 1 ano;
    • Emissão normal: R$ 257,25*
    • Emissão de emergência: R$ 334,42*
  • Será realizada a confirmação dos documentos pessoais e coleta dos dados biométricos, como na solicitação normal;
  • EVITE horários próximos ao fim do expediente, pois é proibida a emissão de qualquer passaporte fora do horário de funcionamento do posto, independente da situação emergencial.
  • Caso não seja apresentado algum dos documentos necessários, incluindo a comprovação da emergência, o passaporte NÃO SERÁ EMITIDO, independente da gravidade da situação.
* Referência de valores (agosto/ 18). 

Para conhecer o endereço e/ou telefone de uma Unidade do DPF, o Requerente deve acessar o Site do DPF. Os números de telefones e/ou endereços das Unidades do DPF que expedem passaportes, estão disponíveis, na página dos postos de atendimento de emissão de passaporte.

Veja como tirar o Passaporte comum.


Você já nos acompanha em nossas redes sociais? InstagramFacebookPinterest


Não viagem sem seguro
Seguro viagem brasil 320x50

Se precisar alugar carro

Ao reservar com um parceiro através dos nossos links recebemos uma pequena comissão. Você não paga nada a mais por isso e ainda ajuda o blog a se manter sempre atualizado com novas dicas de viagem. Obrigada!

Prefere uma cotação mais individual? Nos enviei um e-mail: poraicomospires@gmail.com
Compartilhe esse post:

10 comentários:

  1. Esse post veio bem a calhar! O meu passaporte vai vencer no final de setembro, e tenho uma possivel viagem para o meio do mês, e já tava pensando como seria o processo de tirar passaporte de urgencia. Já vi que não é possível, e ja vou correr pra tirar um novo normalmente. Como vocês, deixei pra ultima hora =/

    ResponderExcluir
  2. Olhaa, eu não tinha ideia de como tirar passaporte de emergência, mas sou muito caxias e nunca deixo vencer, assim como visto! Mas ainda assim, acho importante saber, como você disse, vivendo e aprendendo

    ResponderExcluir
  3. Esse post é muito importante porque ninguém está livre de um imprevisto! Procuro manter meu passaporte sempre válido mas nunca se sabe né? As vezes alguma surpresa pode nos pegar desprevenidos e é bom saber o passo a passo para tirar o documento de urgência! Obrigada

    ResponderExcluir
  4. Você conseguiram resolver a viagem assim mesmo? Deus me livre precisar de um passaporte de emergência, tenho uma amiga que aconteceu isso, mas graças a Deus ela conseguiu emitir mesmo sem estar nas regrinhas. Muito bom saber sempre os requisitos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ela teve sorte.. porque fomos ao Posto e confirmaram tudo que consta aqui no post ;)

      Excluir
  5. Que legal essas informações, hoje mesmo estava procurando sobre como tirar passaporte de urgência para ajudar um amigo que vai viajar em breve. Vou enviar seu post a ele. Abraços

    ResponderExcluir
  6. Post útil demais, já tive um amigo que passou perrengue horrível pq extraviaram o passaporte dele e tava com poucos dias (era a estudo). A sorte que descobriu essa opção. Vlw por compartilhar, sem dúvida, esclarece pra muita gente que nao sabe dessa opção

    ResponderExcluir
  7. Não sabia que o passaporte tirado em caráter de urgência só tinha validade de 1 ano. Espero nunca precisar! Mas tenho muito medo de acabar esquecendo de renovar quando a data de validade expirar, considerando o quanto sou distraído! Post muito útil!!

    ResponderExcluir
  8. Uma dica de SUPER utilidade pública. Espero que tenham conseguido resolver da melhor forma! Peeensa. Deve ter sido uma correria louca para resolver tudo. Vou até salvar esse post e encaminhar para muita gente!

    ResponderExcluir
  9. Nossa que bacana esse post! É de utilidade pública, né? Não sabia dessa situação que são consideradas urgentes... Obrigada por compartilhar !!

    ResponderExcluir