Cambará do Sul - A terra dos Cânions

Preciso confessar que quando começamos a falar na nossa road trip pelo Sul comecei a sonhar com os Cânions do Sul, que ficam localizados nas áreas dos parques Nacionais da Serra Geral e Aparados da Serra, entre os estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina, pesquisei bastante sobre os acessos para verificar se seria tranquilo, porque as crianças estariam conosco. Visto que todos os relatos sinalizavam como tranquilo, começamos a nos programar. É claro que tem trilhas que exigem mais das pessoas e precisam de um guia, mas o nosso passeio seria por cima dos Cânions, onde o guia é opcional.

Chegamos à noite em Cambará, vindo de Curitiba, foi tranquilo apesar dos 679 Km e 09 horas de viagem, veja como foi a Nossa Road trip Rio x RS.

Fomos direto para pousada e logo saímos para jantar, que foi a nossa sorte porque os restaurantes por lá fecham cedo (22h). Jantamos na Galeteria Casarão, gostamos muito do ambiente e da comida, você escolhe um tipo de proteína e os acompanhamentos, e os garçons te servem a mesa como um rodízio.

Finalmente chegou o dia de conhecermos os Cânions, tomamos café e seguimos para o Itaimbezinho, no Parque Aparados da Serra, que fica localizado em dois municípios: Cambará do Sul (RS) e Praia Grande (SC), no acesso foi por Cambará do Sul, uma pequenina cidade gaúcha.

Aparados da Serra e da Serra Geral
Início dos parques nacionais

Itaimbezinho

A empolgação era grande para conhecermos o primeiro Cânion, a pousada que ficamos era bem próximo do Parque Aparados da Serra (17 km e aproximadamente 19 minutos), a estrada de acesso é de terra então é bom ir devagar. O parque estava sem gestão e as pessoas que estavam por lá organizando o estacionamento não estipulou um valor (podendo dar o que achasse válido). Pagamos os ingressos e seguimos para conhecer.

O nome "Aparados" é pelo fato de que as "paredes"dos Cânions parecem ter sido "aparadas" com uma faca, a visão de planalto dos Campos de Cima da Serra fica bem clara o corte. Os paredões de rocha vulcânica, que por quase 250 Km mostram um espetáculo da natureza com sucessão de Cânions de até 900 metros de altura, próximos à planície do litoral atlântico (ele fica na fronteira do Rio Grande do Sul com Santa Catarina). O cânion tem arroios e rios que formam a Cachoeira Andorinhas e a Cascata véu da Noiva. É um dos maiores cânions do mundo e foi fantástico visitá-lo, a beleza é fascinante.

Aparados da Serra
Ponto de apoio aos visitantes

O nome Itaimbezinho vem do Tupi "ita", que significa pedra e "aimbé", que significa cortada.

Maquete do parque

No Parque tem 03 trilhas

• Trilha do vértice

• Entrada de 08h às 17h
    • Não precisa de guia
Essa trilha foi ótima, porque é curtinha, não assusta, tem 1,5 Km e começamos por ela. Dela tivemos a visão de 30% dos Cânions e resolvemos fazer a trilha do Cotovelo para ver os outros 70%.

A placa sinalizando que estávamos chegando ;)

Chegando...
Família animada na trilha
Cheios de pose

Não é lindo? Ficamos encantados
Aparados da Serra - Itaimbezinho
Cada parada um flash (rs)

Nós, o Cânion e o Véu da noiva
Cachoeira Véu da Noiva

A parte de cima da Cachoeira Véu da noiva

• Trilha do Cotovelo

• Entrada de 08h às 15h
    • Não precisa de guia
Essa trilha tem 6 Km contando ida e volta, confesso que não iríamos fazer por conta das crianças, mas depois de ter visto 30% do cânion e ter ficamos apaixonados pelo que vimos, acabamos encarando a trilha. O ruim é que como o parque está sem gestão, até os banheiros que tem no percurso estavam com aspecto de abandono (uma pena).
Resolvemos "encarar" os 6 Km para vermos mais desse Cânion tão lindo

Único amiguinho da natureza que encontramos no caminho

Momentos como esse não tem preço

Agradecendo e contemplando
  • Trilha do Rio do Boi

• Entrada de 08h às 13h
    • Recomendado guia
Essa não dava para nós, ela é feita no fundo do cânion e seu percurso de ida e volta é de 8 horas.

Fortaleza

Após o almoço fomos ao encontro do Cânion Fortaleza, que fica 20 Km da nossa pousada no Parque Nacional da Serra Geral, e em direção contraria ao Itaimbezinho.
Infelizmente também estava sem gestão e na entrada falamos que estávamos vindo do Itaimbezinho e nem pagamos estacionamento.

Chegamos, vamos caminhar...

Cânion Fortaleza tem 7,5 km de extensão, 900 metros de altura e 1,5 km de largura.
Seguimos a trilha em direção a Pedra do Segredo, a trilha tinha muito barro e de difícil locomoção, bem diferente do parque anterior.

Parque Nacional da Serra Geral, Cânion Fortaleza e Cachoeira Tigre preto
A serração ou neblina já estava tomando conta

Mas a vista do caminho compensava...
Logo no início os meninos ficaram doidinhos para entrarem na água

A Pedra do Segredo acabou ficando no segredo para nós, pois estava com muita neblina (brincadeirinha ela apareceu um pouco). A travessia é por dentro de um rio (Arroio do Segredo), praticamente pulando por sua pedras, fiquei a margem com as crianças enquanto Rogerio tentava explorar um pouco mais.

Parque Nacional da Serra Geral, Cânion Fortaleza e Cachoeira Tigre preto
De tempos em tempos, a Pedra fica no total segredo

Rogerio se aventurando

Teve uma hora que o sol deu o ar da graça.. mas a Pedra permaneceu em segredo e logo o sol se foi.

Parque Nacional da Serra Geral, Cânion Fortaleza e Cachoeira Tigre preto
Quem resiste a essa mocinha que adora posar para foto?

Chega a ser fascinante como se esconde e aparece
Enquanto esperávamos, surgiu um grupo vindo de dentro da neblina (rs) e ficaram se banhando no rio e as crianças que estavam loucas para explora-lo acabou nos convencendo e curtindo com o grupo.

Parque Nacional da Serra Geral, Cânion Fortaleza e Cachoeira Tigre preto
Farra na água com outros visitantes do parque
O coração dos pais ficaram na boca, pois logo adiante é a queda do Tigre Preto com 200 metros de queda.

E no final teve alguém que ficou parecendo criança de comercial de sabão de lavar roupa, mas não perdeu a pose.

Acabou suja e feliz

Informações e dicas:

• Animais de estimação não são permitidos dento dos parques nacionais, nem mesmo no estacionamento;
  • A roupa e calçados devem ser confortáveis;
  • Leve repelente (não levamos e sofremos um pouco);
  • Leve uma garrafinha de água, pois não tem onde comprar;
  • Leve um lanchinho leve;
  • Para quem tem criança pequena a trilha maior do Itaimbezinho da para fazer com carrinho de bebê;
  • Não pode acampar;
  • Não ultrapassar as barreiras de delimitação de acesso;
  • Alimentar os animais silvestres;
  • Caminhar fora das trilhas demarcadas;
Se estivermos programando uma viagem a serra gaúcha (Gramado e Canela), veja se consegue incluir pelo menos mais dois dias para curtir esse lugar tão encantador. Fica a menos de 2 horas de Gramado.

Reserve sua viagem usando nossos links parceiro e ajude o Blog
Consulte o booking para encontrar sua hospedagem em qualquer lugar do mundo de maneira rápida e segura, com opção de cancelamento gratuito e sem pagamento antecipado.

Não deixe de viajar com segurança, na Real seguro viagem você pode cotar o seguro que caiba no seu bolso, o pagamento pode ser em até 6x sem juros no cartão ou com desconto de 5% no boleto.

Seguro viagem brasil 320x50
Você também pode solicitar cotação de viagem, enviado e-mail para poraicomospires@gmail.com
Ao reservar com um parceiro através dos nossos links recebemos uma pequena comissão. Você não paga nada a mais por isso e ainda ajuda o blog a se manter sempre atualizado com novas dicas de viagem. Obrigada!
Compartilhe esse post:

33 comentários:

1. Esse lugar é lindo né? Fiz esse passeio agora em julho, a diferença de nossos posts é que não peguei neblina em nenhum dos cânions, o que é raro por lá, me disseram. Obrigada por compartilhar

ResponderExcluir
  2. Gente! Essas fotos deram uma super vontade de conhecer! E adorei as dicas no final! Definitivamente precisarei de repelente! kkkkkk

3. Olha só que bacana....é cada cantinho do mundo para se explorar por ai. Adorei o seu relato. Parabéns.

4. Quanta natureza maravilhosaaaaaa... Gostei muito de todas as susgestões. Fiquei com água na boca...

ResponderExcluir
  5. "A Pedra do Segredo continuou um segredo" foi ótima! hahah acontece... Fica ai mais uma razão para visitar o lugar no futuro ;)
    Maravilhosa essa road trip em família de vocês. Morro de vontade de conhecer os cânions.

6. O Sul do Brasil é repleto de belezas naturais. Quero muito conhecer Cambará do Sul, vejo muitos post sobre o lugar e minha vontade só aumenta.

ResponderExcluir
  7. Nossa, só tem lugares lindos nesse post. Não sabia que essa região reúne tantos canions e uma natureza assim maravilhosa. Fiquei com vontade de conhecer :)

8. Que lugar fantàstico! Quase fui 3 anos atràs, mas o meu filhote era muito pequeno (4 meses) e ficamos com muito receio.
    Mas jà està na minha lista

ResponderExcluir
  9. Estive em Cambará ano passado e amei esse lugar. Belezas naturais que impressionam e um delicioso contato com a natureza. Parabéns pelo artigo

10. Ai que legal!! Nunca fizemos trilhas com as crianças, mas cada vez que leio um post de famílias fazendo trilhas, minha vontade aumenta, acho os cânions fascinantes, mas apesar de viajar para o Sul, ainda não os conhecemos :( Adorei as dicas!!

11. Que lugar mais lindo eu morro de vontade de conhecer, adoro essas formações fantástica dos cânions e fiquei mais ainda empolgada com suas fotos.

ResponderExcluir
  12. Olha que lugar incrível! Não o conhecia, absurdo... rs É bem interessante que existem tantos destinos no brasil, tão diferentes e que acabamos descobrindo assim por acaso. edson

13. UAU! Que lugar lindo. Achei que a paisagem ficou especialmente linda!A gente sai cheia de energia quando estamos imersos em meio a esta bela natureza, não?! A cachoeira vista de cima é impressionante!!! O melhor de tudo: suja e feliz! Isso marca positivamente uma infância! :)

14. Tenho visto muitas fotos sobre esse lugar e estou ficando cada vez mais encantada. Parece ser um passeio bem tranquilo!

ResponderExcluir
  15. Amo fazer trilha e essa já está na minha lista há tempo! Tao bom aproveitar esses percursos com a família! Invejinha branca de sair toda suja de uma trilha e voltar com felicidade estampada no rosto :-) ... o cânion é fabuloso, apaixonante! e com algumas trilhas fáceis de acesso, sem necessidade de guia.

16. Nossa. Bateu saudades agora, lendo seu texto e vendo suas fotografias. Sou apaixonada por esta região.

17. Por acaso estava vendo sobre os cânions do sul no programa "Brasil Visto de Cima". Para a minha surpresa, era algo que eu desconhcia totalmente e agora tenho certeza, com o seu post, que não só farei um tour por vinícolas no Rio Grande do Sul, mas também darei uma esticada para esses cânions. É só o amor, hein!

Obrigado!

ResponderExcluir
  18. Pena que não conseguiram ver a pedra do segredo né, mas pelo visto valeu a pena mesmo assim! Suas crianças são muito animadas para as trilhas! Super encaram qualquer parada. Eu imagino o quanto deve ser lindo conhecer esse lugar! Fiquei com vontade

19. Há alguns anos, vi uma foto belíssima de Aparados da Serra numa revista de turismo e fiquei sonhando em conhecer o lugar, mas imaginei que as trilhas fossem bem difíceis. Agora, lendo seu post e vendo que conseguiu fazer com crianças, me animei toda!

20. Lindo esse lugar! Tá na lista para conhecer. Todos esses lugares são com entrada gratuita?

ResponderExcluir
  21. Tenho paixão por esse lugar, fiz um road trip parecido, dei início de Curitiba tb sentindo Gramado e passei por Cambará, mas não fiz os passeios e vendo suas fotos vejo tudo que perdi, nossa é um espetáculo da natureza, preciso retornar. AH e esse banho as águas são muito geladas?.. msm sem sol estava lindo. Adorei as dicas bjs

22. Uau... que lindo. Já fiz dois planejamentos pra esse trip e nenhum deu certo :(. Sempre estava em cidades próximas e nas duas tentativas o tempo estava mega fechado.... Mas n vou desistir não, o post de vcs me incentivou novamente. Abraços, valeu pelas dicas

23. Que sensacional!! Confesso que também tenho uma grande vontade de conhecer esse lugar, e pelo que vi, dá para ser um passeio de poucos dias... um feriadão por exemplo, não é?

ResponderExcluir
  24. Super quero conhecer esse local, está na minha listinha de 2018, amei as dicas, fotos lindas, o post veio super a calhar. Top!

25. Nossa o da trilha do vértice já me convenceu!! Que coisa mais linda deve ser emocionante!! Acho que um desses cânions apareceu na novela das 6 da Globo que teve duas fases. Além do tempo! Como sempre amo os relatos de vocês com a família linda. os ingressos eram caros?

26. Nossa... que coisa mais linda. Nunca tinha pensado em visitar, mas agora entrou na minha lista! Legal que é possível fazer com crianças! Amei tudo!

ResponderExcluir
  27. Amamos conhecer o Canion de Itaimbezinho. Lindo demais e com lugares incriveis para as fotos. Fizemos um picnic delicioso com esse visual do parque. Infelizmente não deu tempo para fazer o Fortaleza porque optamos fazer outros canions por baixo, em Praia Grande, que também são lindos (Malacara e Indios Coroados). Lele está linda nas fotos. Top Model!

Respostas
    1. Que bacana, não sabia desses Cânions na parte de baixo, não fomos para Praia Grande.

Excluir
  28. ahh q legal, pegaram um dia bom para os canions! quando fui peguei viração (mais forte que vcs ali no fortaleza) e não vi nadaaa! quero ir de novo

ResponderExcluir
  29. Esse lugar é incrível mesmo! Vou ter que voltar pra fazer as outras trilhas que não conhecemos!

30. Eu fiz um passeio de Gramado pra lá mas peguei um dia feio com neblina e frio. Não fizemos essas trilhas, não. Vimos só da parte de cima. Vontade de voltar.

31. Eba!!!! Trilhas!!!! Hhahaha, adoro!!! Eu conheci alguns canions no sul, mas ainda falta conhecer o da Fortaleza! Amei suas fotos e seu passeio!

ResponderExcluir
  32. Que lugar lindo Cambará do Sul com esses canions maravilhosos! Nunca tinha ouvido falar. Mais um para a minha lista.