Road Trip - Do Rio de Janeiro ao Rio Grande do Sul com Crianças

Antes de mais nada, preciso compartilhar com vocês que nossos pimpolhos nunca tinha feito viagem de mais de 5 horas de viagem de carro, ou seja, foi uma aventura nova para todos.

A ideia de fazermos a road trip (Rio de Janeiro x Rio Grande do Sul) veio com a definição da data de casamento do meu irmão (jan/17), e Rogerio disse que podíamos aproveitar as férias e ir de carro para Sul passeando, pois estaríamos de férias e queríamos curtir com custo baixo, não pensei duas vezes e perguntei a ele se tinha certeza, mas por dentro torcendo para ele não mudar de ideia e assim seguirmos com o planejamento. Já tínhamos visitado algumas cidades no Sul, mas indo de avião e agora seria diferente, precisava definir quanto tempo iriamos viajar de carro em cada deslocamento, onde parar, onde hospedar e passeios a fazer, uma delícia de planejamento.

A primeira coisa era fazer garantir que no dia do casamento estivéssemos em Bento Gonçalves, e no caminho do Rio x Bento tem muitos lugares que já desejávamos conhecer e tivemos que definir muito (chegando no nível de horas) para dar tudo certo. Estudamos muito blogs, e grupos de viagens com filhos e com base nisso montamos o nosso roteiro.

Veja como foi nosso roteiro - Rio de Janeiro ao Rio Grande do Sul

Rio de Janeiro - Curitiba

Infelizmente não conseguimos sair cedinho como desejávamos, mas saímos ainda antes do almoço. Fizemos o caminho pela Dutra, Rodovia Régis Bittencourt. Não pegamos trânsito ruim em nenhum momento, paramos pouco e em cada parada todos iam ao banheiro, os lanchinhos, sucos e água tínhamos "a bordo".
Brincamos de descobrir a que filme da Disney era a música, de falarmos uma palavra e ter que cantar uma música que tivesse a palavra. Também teve vídeos e games no iPad. À noite eles cansaram e dormiram. Chegamos em Curitiba com muita chuva, achamos rápido o hotel. Após check in e devidamente instalados preferimos pedir uma comidinha no quarto porque o dia seguinte prometia.
O dia seguinte amanheceu lindo e depois de um café da manhã reforçado fomos conhecer um pouco de Curitiba, fomos ao Jardim Botânico, Bosque Alemão, Museu Oscar Niemeyer, Opera do arame, Parque Tanguá, Santa Felicidade.



Hospedagem - Novo Vernon Hotel
Endereço: Av. Presidente Affonso Camargo, 455
Rio x Curitiba: 848 Km e 11 horas de viagem

Curitiba - Cambará do Sul

Na manhã seguinte, antes de seguirmos para Cambará fomos no Mercador Municipal, que era ao lado do nosso hotel e na Torre Panorâmica. 
Seguimos viagem com calma, paramos em uma das maiores paradas do caminho, tiramos até foto com a estatua da liberdade (kkk) e almoçamos no Madero de estrada.
Chegamos em Cambará já à noitinha, após check in no hotel no arrumamos e nos animamos a sair para jantar. Cambará é uma cidade pequena e ainda bem que achamos algo aberto, pois o restaurante que jantamos fechou às 22h e depois que saímos não vimos mais nada aberto no caminho da pousada.
O dia amanheceu lindo e tomamos café cedo para seguirmos para nosso primeiro passeio - Canyon Itaimbezinho, no Parque Nacional dos Aparados da Serra (sonho realizado), almoçamos e seguimos para Canyon Fortaleza, mas estava com serração e a Pedra do segredo ficou no segredo para nós, mas nos rendeu um passeio muito legal e banho de cachoeira dos meninos.
Escolhemos fazer um lanche e conhecemos a famosa torre de batata frita.

Parque Nacional de Aparados da Serra - Canyon Itaimbezinho

Canyon Itaimbezinho em Cambará do Sul
Nós no Itaimbezinho, amamos muito


Hospedagem - Estalagem da Colina
Endereço: Av. Getúlio Vargas, 80
Curitiba x Cambará do Sul: 679 Km e 09 horas de viagem

E no caminho várias paisagens lindas

A paisagem era linda e não resisti

Cambará do Sul - Canela/ Gramado

Nossa estadia em Cambará foi rapidinha, mas valeu por conhecer tamanha beleza natural.
Seguimos para Canela, onde tivemos nossa primeira experiência em hospedagem pelo Airbnb. O apartamento que reservamos estava em uma localização maravilhosa, bem próximo da Catedral de Pedra, de lojas, restaurantes, padaria, supermercados.
Nessas duas cidades curtimos muito, como as crianças as definiram.. Disney do Sul! Fomos ao Museu de cera, Harley Motor Show, Super carros, Vale dos dinossauros, Hollywood Dream cars, Mundo do chocolate, Mundo gelado e Capitão Jack, Snowland, Aldeia do Papai Noel, Igreja de Gramado, Catedral de Pedra, Lago Negro, Parque Florybal, Parque da Ferradura, Castelinho Caracol, Bondinho Caracol e Ravanello. Tivemos diversão todos os dias, sem contar o Passeio maravilhoso de Maria Fumaça em Bento (com visita a Miolo e Garibaldi), mas que partimos com o grupo do Bocker Turismo de Canela. Sem contar os passeios que fizemos a pé pelas as duas cidades, que dá vontade de morar por lá. E assistimos uma das peças mais lindas - Korvantuturi

Passeio para Família
Passeio de Maria Fumaça é uma delícia

Todas as peças foram fabricadas de chocolate
Mundo do Chocolate - Acreditem é tudo de chocolate

Hospedagem - Airbnb
Cambará do Sul x Canela: 105 Km e 1h30min de viagem

Obs.: Viu como Cambará é pertinho de Canela/ Gramado? Da próxima vez que for visitar a Serra Gaúcha inclua mais uns dias e conheça essa lugar encantador.

Gramado/ Canela - Bento Gonçalves

Chegamos em Bento no dia D (casamento do meu irmão), Lele e Roger tiveram participação especial (foram dama e pagem respectivamente), foi uma noite linda e de muita emoção.
No dia seguinte fomos almoçar no CTG (Centro de tradições gaúchas) em Farroupilha, muito bacana o espaço. Após o almoço conhecemos um lugar que não estava nos planos e nem tínhamos lindo a respeito (Salto Ventoso em Farroupilha), foi uma excelente surpresa e da próxima vez queremos ir visitá-lo com mais calma. Encerramos o dia conhecendo a Vinícola Cristofoli, um passeio maravilhoso, com história da Família e muito ensinamento sobre Vinícola.
No dia seguinte fomos conhecer o famoso Caminho das Pedras (Casa da Ovelha e Casa Vanni) e voltamos ao Vale dos Vinhedos para conhecer Cave de Pedra.

Vale do Vinhedos
É um encanto ficar pertinho das parreiras com cachos lindos

Hospedagem - Airbnb
Canela x Bento Gonçalves: 126 Km e 02 horas de viagem

Bento Gonçalves - Penha/ Camboriú

Nos despedimos de Bento e seguimos para Penha, as crianças estavam eufóricas para voltar ao Beto Carrero (era a nossa terceira vez no parque). Nessa "perna" da viagem passamos por um perrengue, nosso pneu furou no meio da estrada embaixo de um temporal, imagine tirar as coisas da mala com temporal? Mas vamos em frente, que isso faz parte.
Nossa hospedagem em Penha também foi pelo Airbnb, mas foi uma decepção, a casa era novinha, mas no meio do nada e não tinha nenhuma infra de pratos (os pratos eram de sobremesa para terem uma ideia), mas relaxamos porque no dia seguinte teria Camboriú para curtirmos.
Dia de conhecer Camboriú e muita diversão no Unipraias, até que para bons cariocas ficamos até muito tempo sem curtir o mar (kkk), esse dia foi muito bom e relaxante. No dia seguinte fomos ao Beto Carrero, dia maravilhoso para curtir muito, apesar de parque bem mais cheios do que pegamos em outras datas e bem quente.

Santa Catarina
Cariocas não conseguem ficar muito tempo longe do mar

Família Pires no Beto Carrero e Sherek
Famílias Pires e Sherek


Hospedagem - Airbnb
Canela x Bento Gonçalves: 606 Km e 08 horas de viagem

Penha - São Paulo

Estamos quase chegando em casa.. Paramos em São Paulo para visitarmos uns amigos queridos. Oh coisa boa, conversamos até a madrugada e no dia seguinte São Pedro resolveu "lavar" São Paulo, choveu muito o tempo todo. O almoço foi em um restaurante que amamos - Olive Garden, no aeroporto e depois seguimos nosso retorno para o lar.

Hospedagem - Casa de amigos
Bento Gonçalves x São Paulo: 615 Km e 08 horas de viagem

São Paulo - Rio de Janeiro

Pegamos muita chuva na estrada, que gerou uma certa tensão, mas foi só isso.. Graças a Deus chegamos ao nosso lar, cheios de histórias e novas experiências para contar.

São Paulo x Rio de Janeiro: 450 Km e 06 horas de viagem

Alguns números:

+4.500 Km (além dos deslocamentos entres as Cidades, tivemos os passeios dentro das Cidades)
10 Cidades
+45 horas de viagem
17 dias de viagem
Muitos reais em pedágio
Muito litros de combustível

Dica importantes para uma road trip Fantástica

  • Estude seus deslocamentos no Google maps;
  • Faça revisão do carro antes da viagem;
  • Tente sair do local de origem pela manhã para garantir que chegue no local de destino ainda com luz do dia;
  • Tenha em mente que as crianças ficarão cansadas e entendiadas, brincadeiras a bordo como xxx ajudam e muito;
  • Leve lanchinhos básicos e água, principalmente nos deslocamentos maiores, pois diminuirá as paradas;
  • Tanque sempre cheio, para não ter surpresas;
  • Tenha play lists para animar a viagem;
  • Se não tiver GPS no carro, lembre-se de usar um APP de navegação (como Waze e Google maps);
Resumo da nossa Road Trip, amamos essa experiência e faríamos tudo novamente. Se aventure também, faça algo diferente.


Esse post é parte de uma Blogagem coletiva, onde outros blogueiros de viagem também compartilham as suas Road trips: 

Blogagem coletiva sobre Road trip


Destinos por onde andei... - BH-Rio - Uma road trip inesquecível 
Mulher Casada Viaja - Road Trips que marcaram
Do RS para o Mundo - 5 Roadtrips inesquecíveis
Viajante Comum - Road Trip pelo Brasil: De Brasília a Inhotim!

Conhece nossas redes sociais?

Reserve sua viagem usando nossos links parceiro e ajude o Blog
Consulte o booking para encontrar sua hospedagem em qualquer lugar do mundo de maneira rápida e segura, com opção de cancelamento gratuito e sem pagamento antecipado.

Não deixe de viajar com segurança, na Real seguro viagem você pode cotar o seguro que caiba no seu bolso, o pagamento pode ser em até 6x sem juros no cartão ou com desconto de 5% no boleto. 
Você também pode solicitar cotação de viagem, enviado e-mail para poraicomospires@gmail.com
Ao reservar com um parceiro através dos nossos links recebemos uma pequena comissão. Você não paga nada a mais por isso e ainda ajuda o blog a se manter sempre atualizado com novas dicas de viagem. Obrigada! 
Seguro viagem brasil 320x50
Compartilhe esse post:

16 comentários:

  1. Que viagem maneira! também fiz esta viagem, só que no sentido contrário, saindo do Rio Grande do Sul até o Espírito Santo.

    ResponderExcluir
  2. Que legal! já fiz boa parte dessa viagem, lugares lindos mesmo né?

    ResponderExcluir
  3. Que viagem gostosa, passando por lugares lindos! A região de Bento Gonçalves é realmente uma delícia para curtir as vinícolas!

    ResponderExcluir
  4. Uau, que trip hein? muitos e muitos km pra contar história! Eu adoro o sul do Brasil. Paraná é meu estado natal, Santa Catarina eu gosto por conta das lindas praias e Rio Grande do Sul me atrai pelo jeitinho europeu! a viagem deve ter sido incrível.

    ResponderExcluir
  5. Que família linda parabéns, é muito gostoso uma trip assim, ir parando e conhecendo os lugares, já fui para gramado e canela mas não consegui ir pra bento fazer esse passeio de maria fumaça, e passei em frente ao beto carrero e também não fui, que triste ahahah quero voltarrrr rsrs, adorei essa viagem e os relatos, parabéns

    ResponderExcluir
  6. Uau que aventura boa! Amei todos os lugares pelos quais passaram! Vocês arrasam sempre nas dicas. Amei Granado e Canela! Que lugares fofos!

    ResponderExcluir
  7. Essa viagem deve ter sido sensacional. Eu fiz uma dessas quando era criança com meus pais. Tenho lembranças maravilhosas!!!

    ResponderExcluir
  8. Vocês simplesmente arrasaram no roteiro!! Não tem como uma viagem dessas ser ruim assim, né?? Só lugares lindos! Parabéns!!

    ResponderExcluir
  9. Fico admirado pela capacidade de vocês de manterem as crianças sempre entretidas, haha, são heróis! Pois bem, esse tipo de road trip é ótima porque vocês foram aproveitando as belíssimas cidades no caminho. Conheço algumas delas e é só paixão, principalmente por Gramado.

    Belo post!

    ResponderExcluir
  10. Sempre tem a primeira vez, não é, Aline? E essa road trip parece que foi bem incrível e recheada de atrações, principalmente para a criançada. Amei a viagem e a animação em pegar a estrada, parece que valeu demais. Beijos.

    ResponderExcluir
  11. Road Trip... Ah, tenho mta vontade de fazer uma assim também. Uma das grandes vantagens é descobrir lugares incríveis e ser surpreendido né vdd? Gostei demais do post, só aumentou minha vontade de pagar a estrada :). abraços

    ResponderExcluir
  12. Que viagem massa!!! É um bocado de chão e não deve ter sido moleza distrair as crianças, mas adoro uma boa road trip! Arrasaram!

    ResponderExcluir
  13. Amei seu roteiro e virei fã dos seus filhos! Que top!!! Muito obrigada por compartilhar conosco essas opções. Eu não fazia ideia de que se chegava em CTBA em 11 hrs... Amei bjs

    ResponderExcluir
  14. Que viagem fantástica!! Amo a energia de vocês de colocar o pé na estrada. Engraçado, mas acabo fazendo isso mais no exterior do que no Brasil. As dicas de como entreter as crianças foram ótimas. Um playlist sempre salva a viagem. Além de centros urbanos, visitaram reservas e praia. Fantástico! Uma linda recordação de viagem! Parabéns pelo planejamento e execução. Bjus

    ResponderExcluir
  15. Adoro viajar de carro! Acho muito mais emocionante poder viajar vendo a paisagem e já curtido a estrada! Adorei o roteiro e tudo que fizeram! Sem dúvida é uma viagem cansativa para as crianças mas acho que elas acabam curtindo bastante também o caminho.

    ResponderExcluir
  16. Animação é com vcs mesmo!!!
    E as crianças? curtiram? pedem pra repetir? ou ficaram muito cansadas?

    bjss

    ResponderExcluir