Rio de Janeiro - Escadaria Selarón

Existem lugares na nossa Cidade que muitas vezes aparecem em revistas, jornais e nós nunca visitamos? Sim! Aqui somos 4 Cariocas da Gema* e tem vários lugares que ainda queremos conhecer, a Escadaria Selarón era um desses lugar. No início do ano (jan/19) fui (Line) com outras meninas viver a Experiência do Tour Fazendo e provando, e uma das nossas paradas foi na escadaria, nem preciso dizer o quanto fiquei feliz né?

Rio de Janeiro - Escadaria Selarón

Sobre a Escadaria Selarón

A Escadaria Selarón é uma obra arquitetônica localizada entre os bairros de Santa Teresa e Lapa, no Rio de Janeiro, decorada pelo artista chileno radicado no Brasil, Jorge Selarón, que declarou-a como uma "homenagem ao povo brasileiro".
Em 1990, Jorge Selarón começou a renovar alguns degraus da escadaria, que se encontrava em péssimo estado de conservação e que passa em frente à sua casa. No início, os vizinhos zombavam com as combinações de cores, que consideravam bizarras, no momento em que ele mesclava os degraus com pedaços de azulejos em azul, verde e amarelo, ou seja, as cores da bandeira do Brasil. Começou por ser um passatempo à sua principal paixão, a pintura, mas logo se tornou uma obsessão.

Ele chegou a vender quadros para financiar a sua empreitada. Foi um longo e cansativo trabalho, mas o artista continuou com a obra e finalmente cobriu todo o conjunto de degraus da escadaria em azulejos, cerâmicas e espelhos. A Escadaria Selarón, também conhecida como Escadaria do Convento de Santa Teresa e oficialmente como Rua Manuel Carneiro, fica localizada entre os bairros de Santa Teresa e Lapa, na cidade do Rio de Janeiro. A escadaria fica apenas 5 minutos a pé até os Arcos da Lapa.

Fonte: Wikipédia

Rio de Janeiro - Escadaria Selarón
Selarón também fez pose em sua grande arte


Números da Escaria Selarón

São 215 degraus medindo 125 metros de comprimento, os quais são cobertos por mais de 2000 azulejos recolhidos entre mais de 60 países espalhados pelo mundo. Ele mudava os azulejos de lugar e considerava a escadaria como uma obra "nunca completa" e sempre afirmava: "Este sonho louco e único só vai acabar no dia da minha morte".

Procurando hospedagem no Centro do Rio de Janeiro? Consulte no Booking

Em maio de 2005, a escadaria foi tombada pela Prefeitura da Cidade e Selarón recebeu o título de cidadão honorário do Rio de Janeiro. Há também outras obras em mosaico feitas por Selarón perto dos Arcos de Lapa. A obra do artista chileno é considerada uma atração turística do Rio de Janeiro entre os turistas do mundo todo que a visitam todos os dias.

Impossível passar pela Escadaria e não se encantar, são muitas cores vibrante no gigante mosaico do Jorge Selarón. Ela fica entre a rua Joaquim Silva e o Convento de Santa Teresa, próxima dos Arcos da Lapa, e se transformou em  um ícone do Rio de Janeiro.

Como ir - Escadaria Selarón

Rio de Janeiro -  Acesso a Escadaria Selarón
Arte de rua - Rua Teotônio Regadas

Metrô - seguir até a estação da Cinelândia


O melhor acesso é pela rua Teotônio Regadas, que fica entre a Sala Cecília Meireles e o Restaurante Ernesto. Você já vai ver a escadaria ao entrar na rua. A Escadaria Selarón tem acesso livre a qualquer hora, sem cobrança por entrada. Durante o dia, é maior o movimento nas ruas da Lapa e do Centro durante a semana, mas a escadaria recebe muitos turistas nos sábados e domingos também.


Rio de Janeiro - Escadaria Selarón


Reserve sua viagem usando nossos links parceiro e ajude o Blog

Consulte o booking para encontrar sua hospedagem em qualquer lugar do mundo de maneira rápida e segura, com opção de cancelamento gratuito e sem pagamento antecipado.

Não deixe de viajar com segurança, na Real seguro viagem você pode cotar o seguro que caiba no seu bolso, o pagamento pode ser em até 6x sem juros no cartão ou com desconto de 5% no boleto. 

Seguro viagem brasil 320x50
Você também pode solicitar cotação de viagem, enviado e-mail para poraicomospires@gmail.com
Ao reservar com um parceiro através dos nossos links recebemos uma pequena comissão. Você não paga nada a mais por isso e ainda ajuda o blog a se manter sempre atualizado com novas dicas de viagem. Obrigada! 

Veja os passeios que você pode fazer no Rio de Janeiro


Compartilhe esse post:

11 comentários:

  1. Não sou carioca, mas vou ao Rio com muita frequência. Sou doida pra conhecer a escadaria, mas sempre me perco pelas praias e bares da cidade! Kkkkkk

    ResponderExcluir
  2. Sou uma dessas cariocas que ainda não conhecem a escadaria! E olha que eu trabalho aí pertinho! Uma vergonha! rsrsrs
    Juro que pensei em ir hoje, mas acabei tendo outros compromissos... Sabe dizer se o artista ainda vive?

    ResponderExcluir
  3. Esse post veio para me lembrar que está na hora de voltar ao Rio e conhecer a escaderia Selarón! Já fui ao RJ quase 10 vezes e não esgotei (na verdade estou longe disso) todos os pontos turísticos que quero visitar na cidade Maravilhosa!

    ResponderExcluir
  4. Poxa que massa esse passeio com outras blogueiras, além da interação conhecer lugares no RJ é uma ótima pedida né?? Amei saber mais sobre a escadaria Selaron, confesso que só a conhecia de vista... Post bem completo, parabéns!!

    ResponderExcluir
  5. O Rio de Janeiro é uma cidade encantadora mesmo! São muitos lugares para conhecer! A Escadaria Selarón sem dúvidas é um deles! Quem é carioca raiz tem que ter ido passear por ela! Adorei que você colocou os "números" da escadaria! Muito bom o post!

    ResponderExcluir
  6. Isso acontece também comigo! Há lugares em Salvador, onde moro, que todo visitante conhece e eu nunca fui:) Também não conheço a Escada Selaron, no Rio. Gostei de sua história: a construção por um arquiteto chileno em homenagem aos brasileiros. Deve ser muito interessante e quero inclui na minha próxima trip ao Rio.

    ResponderExcluir
  7. Olha esse post veio super a calhar! Tô a tempos para ir nessa escada e agora surgiu uma oportunidade de voltar ao RJ. Já favoritei esse post. Agora fiquei com uma dúvida, o ponto é sempre populado? Segurança é tranquila ou como qualquer local? Obrigada!

    ResponderExcluir
  8. Liany Garves Nogueira26 de março de 2019 às 01:25

    Eu adoro visitar a Escadaria Selarón mas não sabia nada sobre a história. Adorei saber como foi construída e sobre a "loucura" do artista rs! Eu acho ela linda e já sabia que os azulejos tinham vindo de vários países, mas 60!!! São muitos né! Já estou morrendo de vontade de ir lá de novo!

    ResponderExcluir
  9. A História da escadaria e do Selarón é incrível, apesar do final triste! Mais uma apaixonado pela Cidade Maravilhosa que criou um ponto turístico que caiu no gosto de todos. Fiquei surpresa com os números, que eu não sabia!

    ResponderExcluir
  10. Geralmente, a arte contemporânea é mal apreciada logo de cara e depois, acaba sendo valorizada pelo público em geral. Um considerado "louco" por muitos desenvolveu a sua própria arte e hoje, a obra está viva e sendo elogiada por todos que passam pelo local. Amo a arte e tudo que ela representa.

    ResponderExcluir
  11. Olha, visitei o Rio inúmeras vezes e nunca tinha ido à Escadaria Selaron. Como vocês são cariocas da gema e não tinham conhecido até então, eu me sinto menos mal hahaha! Mas na próxima ida à Cidade Maravilhosa, acho que vou, sim! Muito bonito!

    ResponderExcluir