Rio de Janeiro - Cachaça Social Club Tour de experiência

Antes de conhecer esse Tour (que já irei explicar tudo sobre ele), eu e Rogerio só tínhamos tido experiência com cachaça fora da Zona Urbana do Rio, quando soube dessa experiência fiquei muito curiosa e encantada.

Tour de Experiência Cachaça Social Club Fazendo e Provando


Tour Experiência - Cachaça Social Clube, fazendo e provando

Conhecendo um pouco da história boemia do Rio de Janeiro

A convite do Cachaça Social Club, fui viver a experiência do tour Making and Tasting (Fazendo e Provando).

A experiência tem como ponto de encontro o Restaurante Amarelinho, na Cinelândia, muito conhecido por quem curte um "happy hour", é um clássico do Centro do Rio de Janeiro e está ali desde 1921, bem próximo do Theatro Municipal e da Biblioteca Nacional.

Essa foto do Amarelinho é cortesia do TripAdvisor

Um tour conta com a guia Luciana Morozini da Lady Guide Tours, que conta um pouco da história boemia e da cultura carioca até chegarmos ao nosso destino.

É interessante como temos um olhar diferente para os edifícios quando alguém nos explica o que ele representa, o que foi no passado, muitas das vezes passava por essas mesmas ruas que passamos pelo tour, mas sempre com pressa para chegar a algum lugar.

Logo atrás de nós (do ponto de encontro) estava o majestoso Theatro Municipal, ele não é lindo?

Theatro Municipal do Rio de Janeiro
Theatro Municipal do Rio de Janeiro
Temos muitos prédios com influência francesa em sua arquitetura.

Prédio com influência francesa na arquitetura
Prédio com influência francesa na arquitetura
E como não encantar com o famoso Cine Odeon, também conhecido como Centro Cultural Luiz Severiano Ribeiro existe desde o início do século XX.
Cine Odeon
Montagem da foto do painel exposta no Odeon do dia da estréia, a fachada atual e carrocinha pipoca
O Teatro Riachuelo é o antigo Cine Palácio, é tombado pelo patrimônio histórico, foi nele que foi exibido o primeiro filme sonoro no Brasil: Broadway Melody.
Grandes artistas se inspiraram nele, entre eles Carmem Miranda que observava os figurinos expostos pela MGM nas suas galerias.

Teatro Riachuelo, antigo Cine Palácio
Teatro Riachuelo, antigo Cine Palácio
Passamos também pela Igreja Nossa Senhora do Carmo da Lapa do Desterro, dentre as histórias que a nossa guia nos contou o mais curioso foi que uma das torres da Igreja nunca foi finalizada. 

A parada na escadaria Selarón me marcou muito, como eu uma Carioca da Gema nunca tinha ido lá? A escadaria recebe visitante do Brasil e do mundo inteiro. 

Tour no Rio de Janeiro - Escadaria Selarón
Eu e as Meninas - Escadaria Selarón
Ainda passamos pelos famosos Arcos da Lapa, Passeio Público até que chegamos no nosso tão esperado destino - Cachaça Social Club.

Cachaça Social Club 

A Cachaça é um produto 100% brasileiro e apreciado por pessoas do mundo inteiro, existem várias versões sobre a origem dela, uma é coisa é certa ela acompanha desde o início do descobrimento do Brasil. Hoje em dia o processo foi se aperfeiçoando tanto que temos cachaças que concorreram com outras bebidas destiladas no exterior e foram premiadas. 

Tour Experiência - Cachaça Social Clube, fazendo e provando

Fomos recebidas pelo Sr. Carlos, dono do Cachaça Social Club e grande entusiasta e apreciador da cachaça. Ele iniciou nos explicando como é o processo de produção da cachaça artesanal e durante a explicação fez demonstração usando o extrator acima.

Tour Experiência - Cachaça Social Clube, fazendo e provando

Depois ele nos mostra todo o processo de filtragem, fermentação e destilação.

Tour Experiência - Cachaça Social Clube, fazendo e provando

Depois desse processo de aprendizado veio a degustação, o ritual consiste em degustar tocar o sino e gritar "Viva a Cachaça!", um momento de descontração muito bacana do grupo.
     
Aprendemos também a fazer uma perfeita caipirinha

Tour Experiência - Cachaça Social Clube, fazendo e provando

Depois de tanto destilado, brincadeirinha nem foi tanto assim, tomamos caldo da cana.

Tour Experiência - Cachaça Social Clube, fazendo e provando

Como não se torna fã de carteirinha do Cachaça Social Club e Sr. Carlos?
Tour Experiência - Cachaça Social Clube, fazendo e provando

Informações sobre Cachaça Social Club

Funcionamento: de terça a quinta-feira (18h ás 02h). Às sextas e sábados (18h às 04h)
Telefone: (21)2587-8463
Você pode ir ao Cachaça Social Club sem participa da experiência do tour

Informações sobre Tour de experiência Cachaça Social Club

Quando ocorre: de terça a sábado (18h), com duração de 3 horas
Valor: R$100,00 (por pessoa)
Telefone: (21)99933-7632
E-mail: l.morozini@gmail.com (Luciana Morozini)
Obs.: a participação no tour deve ser agendada
Ponto de encontro: Amarelinho da Cinelândia (mas confirme com a Luciana ao realizar o agendamento)
No tour está incluso guia certificado, tour pelos pontos que citei no post (da Cinelândia a Lapa), degustação de suco de cana, cachaça artesanal, caipirinha e a empolgação do Sr. Carlos (que não tem preço).   

Agradeço o Sr. Carlos Lyra, idealizador do projeto, pelo convite para participar do Cachaça Social Club Toru de Experiência: Fazendo e Provando, junto com outros blogs membros RBBV RJ. E a Luciana Morozini do Ladies Guide Tours, por compartilhar seus conhecimentos e curiosidade sobre o Rio de Janeiro.

Agradecemos a parceria. Todas as imagens e descrição das experiências são nossas, sem intervenção.

Vejam os outros blogs (as meninas da foto da escadaria Selarón) que participaram do tour:
Fui Ser Viajante
Viajar Correndo

Reserve sua viagem usando nossos links parceiro e ajude o Blog
Consulte o booking para encontrar sua hospedagem em qualquer lugar do mundo de maneira rápida e segura, com opção de cancelamento gratuito e sem pagamento antecipado.

Não deixe de viajar com segurança, na Real seguro viagem você pode cotar o seguro que caiba no seu bolso, o pagamento pode ser em até 6x sem juros no cartão ou com desconto de 5% no boleto. 

Seguro viagem brasil 320x50
Você também pode solicitar cotação de viagem, enviado e-mail para poraicomospires@gmail.com

Veja os passeios que você pode fazer no Rio de Janeiro


Ao reservar com um parceiro através dos nossos links recebemos uma pequena comissão. Você não paga nada a mais por isso e ainda ajuda o blog a se manter sempre atualizado com novas dicas de viagem. Obrigada! 
Compartilhe esse post:

17 comentários:

  1. gente que demais! eu não entendo nada de cachaça, não é muito comum aqui no sul, parece q bebemos mais steinhaeger (feito na minha cidade) e cerveja

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gosto de cerveja também, mas uma cachaça bem produzida é muito bom! Não conheço steinhaeger, já fui no Sul e não vi.. vou voltar em abril e vou procurar rs

      Excluir
  2. O centro do Rio é encantador, fico feliz de saber que tem um tour mostrando detalhes que nem sempre a gente percebe. Fiquei só com a dúvida, o tour é a pé ou de ônibus?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Tour é a pé e vamos admirando os detalhes que nem percebemos mesmo.

      Excluir
  3. Que demais! Adoro uma boa cachaça. Acompanhada por boas histórias então, melhor ainda! Super dica, hein?! Já anotei aqui para uma próxima visita ao RJ. Abs.

    ResponderExcluir
  4. Muito legal, não sabia da visita, mas para ir sem ser no tour precisa agendar também ou pode ir nesses horários direto lá? (neste caso qual o endereço? rs)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Tiago, logo aqui no finalzinho do post coloquei que o Tour é agendado e que o ponto de encontro é no Amarelinho, mas acho bacana confirmar no agendamento e nesse caso a guia passa o endereço ;)

      Excluir
  5. Que delícia esse passeio e eu ADORARIA visitar e degustar os produtos da Cachaça Social Club! Ótima opção no Rio de Janeiro, da próxima vez em que visitar a cidade maravilhosa irei com ctza!

    ResponderExcluir
  6. Que passeio mais interessante e original! Aqui perto de onde eu moro, em Salesópolis - cidade onde nasce o Rio Tietê - existem muitos alambiques. Mas acredito que no Rio tenha um toque especial um tour desses!

    ResponderExcluir
  7. Falou cachaça, já peguei o bloquinho para anotar as dicas!!! Adorei a experiência.

    ResponderExcluir
  8. Muito legal! Nunca tinha ouvido falar sobre o Tour de Experiência Cachaça Social Club. Eu não sou muito fã de cachaça, mas me animei pelos pontos turísticos do centro do Rio que você listou! Não achou perigoso andar por essa região no final da tarde e início da noite?

    ResponderExcluir
  9. Amo as história do Rio! Um tour que vale super a pena de fazer, além da experiência de fazer a sua própria caipirinha.

    ResponderExcluir
  10. Uma pena não ter conhecido o centro do Rio nas muitas vezes que fui à cidade. Nem a atualmente famosa escadaria eu conheci ainda. Confesso que a insegurança foi um fator limitante. Muito bom saber da existência de um tour assim. O centro do Rio parece ter muito a oferecer!

    ResponderExcluir
  11. Conheço tão pouco do Rio de Janeiro, essa é uma bela “desculpa” para voltar na Cidade Maravilhosa. Achei o roteiro do tour bem interessante e cá entre nós, eu sou mais uma bela cachaça do que um vinho. Então, acho que vou gostar mais desse passeio do que de visitar alguma vinícola.

    ResponderExcluir
  12. Adoro cachaça! Acho que adoraria fazer esse tour de experiência e ainda conhecer lugares tão bacanas da Cidade Maravilhosa! Já fui muitas vezes ao Rio, mas só conheço as partes mais famosinhas, não conheço o coração da cidade direito! Na próxima, quem sabe?

    ResponderExcluir
  13. Que passeio bacana, super adoro tour gastronômicos, já favoritei esse post, porque pretendo ir a cidade maravilhosa esse ano. Adorei também a dinâmica do tour. Post top!

    ResponderExcluir