Rio de Janeiro - Trilha da Pedra do Pontal

A Pedra do Pontal sempre esteve presente em nossas vidas, pois ela fica no final da Praia do Recreio e dá para vê-la da Praia da Barra, mas nunca tínhamos feito a trilha que leva ao topo dela.

Sobre a Pedra do Pontal

É uma pequena ilha que fica entre a Praia do Recreio dos Bandeirantes e a Praia da Macumba. É ligada ao continente por uma estreita faixa de areia que desaparece quando a maré está alta. A trilha é curta e leve.


Como fazer a Trilha da Pedra do Pontal?

A trilha se inicia praticamente em frente ao Posto 12 do Recreio dos Bandeirantes, onde é necessário caminhar pela areia da praia em direção à Pedra.


O início da subida é um pouco íngreme, mas nada complicado, com um pouco de atenção e cuidado é possível subir facilmente, sempre apoiando as crianças a subirem. Vimos algumas pessoas subindo descalços, mas fomos de tênis e achei muito bom. Passado esse pedaço de pedra, chegamos a uma área com um trilha estreita, e para segurança das crianças mantivemos sempre elas para parte de dentro da trilha e nós para o mar.


O caminho tem boa sinalização e a trilha é curta. Paramos antes da subida do topo (somente consegue chegar nele escalando com corda) e ficamos maravilhados de ver as Praias do Recreio e da Macumba lá de cima.

Procurando Hotel para ficar no Recreio dos Bandeirantes? Segue o link do Booking com os melhores da região.

Rogerio seguiu até o acesso a corda que leva ao topo, mas ficou com receio de ir (devido a problemas no ombro, a subida exigi força nos braços), mas conseguiu fazer o registro da primeira foto desse post. Mas sinceramente, aonde paramos já dá para ficar contemplando as belas praias.

Dicas e informações da Pedra do Pontal

Tempo médio de caminhada: 30 min
Grau de dificuldade: leve
Horário: fomos pela manhã e foi ótimo (devido ao calor e pela faixa de areia que não estava submersa).
Endereço: Posto 12 da Praia do Recreio

Você gosta de trilhas? A Marcelle do Viciada em Viajar tem um post com 11 trilhas maravilhosas para fazer aqui no rio, confira Trilhas no Rio de Janeiro.

Você gosta do Pinterest? Que tal salvar o Pin abaixo?
Reserve sua viagem usando nossos links parceiro e ajude o Blog
Consulte o booking para encontrar sua hospedagem em qualquer lugar do mundo de maneira rápida e segura, com opção de cancelamento gratuito e sem pagamento antecipado.

Não deixe de viajar com segurança, na Real seguro viagem você pode cotar o seguro que caiba no seu bolso, o pagamento pode ser em até 6x sem juros no cartão ou com desconto de 5% no boleto. 

Seguro viagem brasil 320x50
Você também pode solicitar cotação de viagem, enviado e-mail para poraicomospires@gmail.com

Veja os passeios que você pode fazer no Rio de Janeiro


Ao reservar com um parceiro através dos nossos links recebemos uma pequena comissão. Você não paga nada a mais por isso e ainda ajuda o blog a se manter sempre atualizado com novas dicas de viagem. Obrigada! 
Compartilhe esse post:

15 comentários:

  1. Sempre que vou pro Rio me limito à Zona Sul, mas sou doida pra conhecer essas praias da Barra/Recreio e, com certeza, essa é uma trilha que quero fazer!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Atravesse o túnel e explore a Barra, tem muita coisa linda para o lado de cá (rs)

      Excluir
  2. Essa trilha é uma das que estou planejando fazer da próxima vez que for ao Rio de Janeiro. Parece ser tranquila e a vista é uma das mais bonitas! adoro essa visão de duas praias em formato de coração!

    ResponderExcluir
  3. Eu acho que a Pedra do Pontal seja um dos visuais mais bonitos do Rio de Janeiro! Fiquei encantada quando visitei a cidade e tive a oportunidade de conhecer esse lugar... E o bom é que o passeio é 0800 e ainda deu pra ir com as crianças, não?! rs Muito bacana =)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sou suspeita, temos muitos visuais bonitos por aqui. Mas o Pontal tem até música não é atoa

      Excluir
  4. Adoro trilhas né!! E essa é uma das que morro de vontade de fazer. Mais uma coisa no meu check-list de coisas pra fazer pelo Rio de Janeiro! O lugarzinho pra ter coisas bonitas né! Adorei saber que é tranquilo e que dá pra fazer até com crianças e que é de graça né!

    ResponderExcluir
  5. Adoro o visual que se tem lá de cima! Quer dizer... eu também não subi a parte que tem que ser feita por corda mas, você tem razão, mesmo deste ponto abaixo da última etapa a vista é sensacional!

    ResponderExcluir
  6. Amo esse lado do Rio. Jurava que precisava de guia para essa trilha. Adorei saber que ela não é complicada. A vista é incrível!

    ResponderExcluir
  7. Inacreditável como as vezes a gente fica tão perto das belezas naturais e não reserva um tempo para elas! Morei quase 3 anos no Recreio e nunca fiz a trilha da Pedra do Pontal! As vistas são lindas mesmo! Agora o que me resta é fazer a trilha quando estiver turistando pela cidade!

    ResponderExcluir
  8. Oi, pessoal, já estive no Rio algumas vezes, mas nunca fiz uma trilha. Vi que essa da Pedra do Pontal é rápida e leve. Gostaria de fazer na minha próxima viagem, mas queria saber quanto à segurança. Estarei com uma amiga. É seguro? Desde já agradeço se puderem nos ajudar. Um abraço.

    ResponderExcluir
  9. Ai que dica mara e adoroo fazer trilhas que nao cansam muito hahahahaha Anotadissimoooo! Apesar de carioca, nunca fiz essa. Fiz recentemente a do Telégrafo, achei tranquila tb!!

    ResponderExcluir
  10. Esse é uma trilha tranquila e com um visual maravilhoso! Quando fiz, consegue encontrar um caminho contornando a corda e não precisei subir escalando mas já faz alguns anos, não sei se ainda tem essa opção! O visual é muito top

    ResponderExcluir
  11. Que mega dica!!!! Estou vendo meu retorno ao Rio na época do RIR e já vou acrescer ao meu roteiro essa trilha, amei de paixão! Obrigada pela dica!

    ResponderExcluir