A Ilha Fiscal é um construção do século XIX e tem relíquias dos tempos do Império (muitas histórias também) e uma vista deslumbrante da Baía da Guanabara.
 |
Ilha Fiscal vista da escuna |
Quem já aterrissou no
aeroporto Santos Dumont ou atravessou a
Baía de Guanabara de barca, já viu o lindo castelinho
neogótico da
Ilha Fiscal, que se destaca na paisagem da Baía de Guanabara. Se você já "namorou"o castelinho de longe, fique avisado que irá ficar ainda mais apaixonado quando estiver na Ilha.
 |
Doca de acesso a Ilha |
Localizada, estrategicamente, em frente ao cais da Praça XV. Antes a Ilha era denominada
Ilha dos Ratos, mas depois passou abrigar funcionários da alfandega e a função dos funcionários que trabalhavam na inspeção das cargas que chegavam ao Rio acabou "renomeando" a Ilha.
A construção durou sete anos para ser concluída e foi inaugurada com pompa pelo Imperador Dom Pedro II, em 1889.
#1 - Castelo
 |
O Castelo é lindo de todos os ângulos |
Inspirado na arquitetura medieval da região de Provence, na França. Cenário do evento que ficou conhecido como o "último Baile do Império", realizado alguns dias antes da Proclamação da República.
O Castelinho também já guiou muitos navegadores, pois funciona como bússola apontando os pontos cardeais. E é muito fotogênico!!
 |
Nós e o Castelo |
#2 - A História
 |
A Ilha guarda muitas histórias |
A importância histórica da Ilha é um ótimo motivo para os apaixonados por história. O último baile do Império foi uma festança, realizada em 9 de novembro de 1889, simbolizando a ostentação da monarquia com números surpreendentes: Três mil pessoas compareceram ao evento.
Em 1893, a ilha foi marcada pela Revolta Armada, com violentos combates entre rebelados e governo.
Atualmente abriga um museu histórico-cultural, mantido pela Marinha do Brasil, a guia que acompanha o grupo explica tudo sobre a Ilha Fiscal, abaixo alguns itens da época.
 |
Itens da época do baile |
# 3 - Passeio de barco
 |
A Ilha vista da embarcação |
A Ilha está ligada ao continente, mas os visitantes chegam à ilha a bordo de uma
charmosa escuna. O passeio dura 15 minutos e é acompanhado por um guia, a escuna circunda a
Ilha Fiscal e nos presenteia com uma linda paisagem com vista do
Pão de Açúcar, o aeroporto Santos Dumont e a Ponte Rio-Niterói.
 |
Tudo é motivo de brincadeira - Simulando cena do Titanic, mas virados para embarcação |
# 4 - Brasão
 |
Detalhe do Brazão |
Acima do portal de entrada, a
bela obra de arte pode passar despercebida pelo visitante desatento, mas depois desse post você não deixará essa obra passar. Com desenho feito pelo renomado pintor francês
Jean-Baptiste Debret (1768 – 1848) é o maior brasão produzido no Império. Foi esculpido por um escravo e quase destruído após a queda da monarquia por republicanos que desejavam apagar registros do governo anterior. Salvou-se graças ao empenho do engenheiro responsável pela construção do castelo,
Adolpho Del Vecchio.
# 5 - Vitrais
Se prepare para ficar boquiaberto com os vitrais do Castelinho, eles são uma atração a parte. Eles são ornamentado com desenhos e símbolos da Monarquia, foram trazidos da Inglaterra o que homenageia
Dom Pedro II e a
Princesa Isabel. As pinturas são tão perfeitas que parecem estar em alto relevo.
 |
Vitrais lindos demais |
Procurando hotel no Rio de Janeiro? Veja as melhores opções do Booking
# 6 - A varanda
 |
Vista da varanda - área interna do Castelo e a Baía de Guanabara |
Para chegar a varanda, você subirá 38 degraus (nós contamos, pois a guia disse quantos eram e ficamos curiosos) simetricamente talhados na pedra. O ambiente continua conservado com mobília tal qual era em 1889. A direita do salão fica um dos ambientes mais impressionantes do castelinho: a sacada. De frente para a entrada da
Baía de Guanabara, é possível avistar toda a região. Era o ambiente preferido de Dom Pedro II, que gostava de ficar horas ali apreciando a paisagem enquanto bebia água de coco retirado de coqueiros da ilha.
Para acessar a varanda passamos por uma sala, que possui piso em madeiras de lei brasileiras formando um grande mosaico com desenho da rosa dos ventos. Esse mosaico foi confeccionado com madeira de quatorze espécies diferentes (algumas já extintas). Essa obra foi executada pela empresa Moreira & Carvalho utilizando a técnica de marchetaria.
 |
Detalhes lindos da construção |
Quando finalizou o tour guiado, ainda tivemos um tempinho para contemplar essa construção tão linda e sua paisagem natural.
 |
Admirando a linda vista |
 |
Baía de Guanabara |
 |
Jardim da Ilha com vista para Baía de Guanabara |
 |
Ilha no final da tarde |
Informações para visitar a Ilha Fiscal
Horários de saída da escuna: 12h30, 14h e 15h30
Valor: R$30,00 inteira e R$15,00 meia (importante verificar se houve atualização que for)
Telefone: 2104-6721 ou 2104-6992
Endereço de onde sai a escuna: Centro Cultural da Marinha - Avenida Alfred Agache, S/N Praça XV
Nesse mesmo dia visitamos o CCBB e o Museu da Marinha, uma dica bem bacana para passar o dia no Centro do Rio de Janeiro.
Reserve sua viagem usando nossos links parceiro e ajude o Blog
Consulte o booking para encontrar sua hospedagem em qualquer lugar do mundo de maneira rápida e segura, com opção de cancelamento gratuito e sem pagamento antecipado.
Não deixe de viajar com segurança, na Real seguro viagem você pode cotar o seguro que caiba no seu bolso, o pagamento pode ser em até 6x sem juros no cartão ou com desconto de 5% no boleto.
Você também pode solicitar cotação de viagem, enviado e-mail para poraicomospires@gmail.com
Ao reservar com um parceiro através dos nossos links recebemos uma pequena comissão. Você não paga nada a mais por isso e ainda ajuda o blog a se manter sempre atualizado com novas dicas de viagem. Obrigada!
Salve o Pin em sua pasta no Pinterest e não perca esse post de vista
A Ilha Fiscal é uma das atrações que ainda não tive oportunidade de conhecer no Rio de Janeiro e sou louca para visitar. Adoro este tipo de passeio tão rico de história e beleza. Preciso agilizar esta visita à Ilha Fiscal e tirar de vez do papel, rsrs.
ResponderExcluirJá fiz esse passeio e adorei. Não só pelo passeio de barco em si e de ser na minha própria cidade, mas de poder aprender um pouco mais da história do nosso país.
ResponderExcluirNão conhecia, que legal esse passeio. E que belo dia vocês curtiram, hein? Só o passeio de barco já é algo lindo em si.
ResponderExcluirA Ilha Fiscal faz parte da história brasileira, lugar de muitos eventos, festas e palco emblemático da passagem do Império para a República. O que mais amo é o chão do salão principal, todo desenhado com os diversos tipos de madeiras: uma arte única, que precisa ser emoldurada.
ResponderExcluirUm passeio que todo carioca deveria fazer e depois, levar algum amigo e familiares: maravilhoso! Sou apaixonada pela Ilha e toda a sua história. Imagina como foi o último baile do Império? O passeio de barco também é uma forma envolvente de conhecer a Baía de Guanabara. Fantástico!
ResponderExcluir