Comportamentos difíceis durante a viagem

Dicas para lidar com “comportamentos difíceis” durante a viagem com os pequenos

Hoje trouxemos um post da nossa querida amiga Bárbara do Malas e Malinhas. Sempre acompanhamos os blogs da Bárbara (Malas e Malinhas e o Mãe especialista) e nos conhecemos, pessoalmente, na press trip de Paraty em 2016, quando o seu caçulinha tinha apenas 02 meses, desde então sempre estamos trocando figurinhas sobre Viagem e Maternidade.

Viajar com crianças não é fácil porque são muitas questões que precisamos pensar e planejar. Mas depois de ter filhos, acredito que as viagens em família se transformam em oportunidades de trabalhar a tolerância, a paciência e a flexibilidade.

Viagens com Filhos - Como driblar os comportamentos difíceis durante a viagem
Diversão no trem faz o tempo passar mais rápido
A criança é uma caixinha de surpresas e quando você viaja com criança é importante observar e respeitar as necessidades dela e tentar manter uma certa rotina em relação à alimentação e sono, principalmente.
E como lidar com aqueles “comportamentos difíceis” que podem aparecer durante uma viagem? O mais indicado é você tentar prever as questões que podem ser o gatilho para esses comportamentos de birra, choro etc.
Para ajudar as famílias, vamos falar sobre cinco itens principais que podem causam os “comportamentos difíceis” nas crianças e o que as famílias precisam observar e já se preparar para ter uma viagem de alegria, paz e tranquilidade.

Como evitar "comportamentos difíceis"

#1 - Sono

Você já ouviu falar que sono dá dor? Sim, é verdade! A criança quando está com sono fica com dor no corpo e não sabe explicar o que está sentindo. O mais indicado é preservar a rotina de sonecas e tentar manter os horários de sono da criança. O fuso horário é um grande vilão do sono e a dica aqui é ir aos poucos entrando e saindo do fuso. Faça uma preparação antes da viagem e ao retornar para casa para que as crianças se acostumem ao novo horário.

Viagens com Filhos - Como driblar os comportamentos difíceis durante a viagem
Quando o soninho "bate" o melhor é deixá-los descansar

#2 - Fome

Ninguém merece estar dentro de um museu e com fome. Nós adultos até conseguimos controlar o “mau humor” da fome, mas as crianças não. Principalmente se estiverem em um passeio que não tem muitos atrativos para elas. Dica de família viajante: carregue sempre lanchinhos, frutas, água e ofereça de tempos em tempos para a criança. Tente manter os horários das principais refeições e busque alimentos que seu filho goste de comer, com as adaptações normais de cada país. Ensine seu filho a comer sem feijão por exemplo, se você vai viajar para lugares que esse alimento não é consumido ou muito restrito.

Viagens com Filhos - Como driblar os comportamentos difíceis durante a viagem
Um lanchinho na hora certa é tudo de bom

#3 - Necessidades fisiológicas

Outro ponto muito importante para observar e prever nas viagens com crianças é as idas ao banheiro, água, frio, calor etc. Todas essas alterações interferem diretamente no humor da criança. Se ela estiver suja ou apertada para ir ao banheiro, por exemplo, ficará incomodada o que pode render os tais “maus comportamentos”. Se estiver com calor ou frio o caso é o mesmo. Observe, estudo o clima, planeje e preveja os problemas que podem surgir.

#4 - Atrações interessantes

Outro ponto importante para a família observar quando viaja com criança é o planejamento do roteiro da viagem. Falo isso porque não adianta querer colocar atrações em excesso em pouco tempo, ou atrações que não são interessantes justamente no horário que você sabe que seu filho estará enjoado por fome. Faça o roteiro pensando no dia a dia normal do seu filho, coloque atrações que têm menos atrativos para ela após o almoço ou no horário provável de soneca. Reveze atrações mais formais como igrejas e museus com parques ou lugares que elas podem correr livremente. Esses ajustes farão sua viagem mais alegre para todos.

Viagens com Filhos - Como driblar os comportamentos difíceis durante a viagem
Quem aguenta esse artista com seu livrinho de colorir?

#5 - Brinquedos

Sou super adepta a mochila de viagem. Aqui em casa tem uma mochila com brinquedos específicos para levar e serem usados em restaurantes, esperas de filas, museus e quando achamos que pode ser meio tedioso para elas. Nessa mochila eu coloco livros de colorir e de atividades, lápis de cor, massa de modelar, jogos, brinquedos pequenos. Em algumas situações usamos também o celular ou o tablet. O importante nesse item é saber que levar brinquedinhos ou surpresinhas podem trazer paz para seu voo ou sua refeição. 

Viagens com Filhos - Como driblar os comportamentos difíceis durante a viagem
Os brinquedinhos fazem a alegria da Bia durante a viagem

Enfim, essas são algumas dicas que usamos nas nossas viagens e que podem prever e diminuir aqueles ‘comportamentos difíceis’. Não significa que não vão acontecer, mas podem ser minimizados com essas observações e dicas.

Essa matéria foi originalmente publicada na Revista Viagens com Filhos, e cedida para nós pela Bárbara Calmeto. Assim como essa matéria maravilhosa, tem nossa matéria e mais 34 matérias super interessante sobre viagens com os pimpolhos de blogs expert em Viagens com os Filhos, faça o download da revista no link abaixo - é gratuito!!!


Você já nos acompanham em nossas redes sociais? InstagramFacebookPinterest

Não viagem sem seguro
Seguro viagem brasil 320x50

Se precisar alugar carro


Ao reservar com um parceiro através dos nossos links recebemos uma pequena comissão. Você não paga nada a mais por isso e ainda ajuda o blog a se manter sempre atualizado com novas dicas de viagem. Obrigada!

Prefere uma cotação mais individual? Nos enviei um e-mail: poraicomospires@gmail.com
Compartilhe esse post:

Nenhum comentário:

Postar um comentário