Niterói - Museu de Arte Contemporânea (MAC)

Um passeio que adoramos fazer é ir para Niterói e fazer a dobradinha MAC (Museu de Arte Contemporânea) e Fortaleza de Santa Cruz da Barra, entre os dois almoçar no Berbigão em Jurujuba, é um dia de passeio perfeito.

MAC - Museu de Arte Contemporânea, obra de Oscar Niemeyer
MAC - Museu de Arte Contemporânea 

O MAC foi projetado pelo arquiteto Oscar Niemeyer, ele tornou-se um dos cartões postais de Niterói.  Construído sobre o Mirante da Boa Viagem, com a fachada futurista que possibilita aos visitantes vistas panorâmicas de Niterói e do Rio de Janeiro. O museu destina-se a obras pertencentes à arte contemporânea brasileira (da década de 1950 até os dias de hoje).

Niterói é a segunda cidade com a maior quantidade de obras de Oscar Niemeyer no Brasil e fica a 13 Km do Rio de Janeiro.

Deixamos o carro em uma das ruas próximas e fomos caminhando, o dia estava muito lindo. E o MAC já estava lindo e não resistimos e fiz uma foto dos meninos.


Passamos pela Ilha de Boa Viagem, os pescadores no caminho estavam animados e a vista do Rio de Janeiro nos acompanhando.
A caminho do MAC
A caminho do MAC
O MAC possui dois pavimentos e um mezanino, no primeiro pavimento funciona a administração e no segundo estão a sala de exposições e área panorâmica toda envidraçada. No mezanino que circunda todo o interior do museu é dividido por salas menores, destinadas a exposições. Ao todo tem 2500 metros quadrados de área e sua construção demorou 5 anos.

Lojinha na entrada do MAC
Essa obra - Invasion, é bem curiosa, de lado é o mapa do EUA e de frente é o planisfério. 
Invasion, 2008 - Deneir de Souza (1954)
As crianças curtiram as obras e queriam saber sobre as mesmas, quem fez, quando. Foi muito legal vê-las com essas curiosidades.
Área de exposição do MAC
Área de exposição do MAC

Área panorâmica do MAC
Área panorâmica do MAC
A área panorâmica é linda, e todos adoramos ficar "namorando" a paisagem e fazemos muitos cliques.

A área externa é linda, a "espaço nave" chama atenção de longe e de perto.
Área externa do MAC
Área externa do MAC

Como chegar no MAC

Como moramos no Rio de Janeiro fomos de carro e atravessamos a ponte Rio x Niterói, mas é possível ir de barca, a partir da Praça VX de Novembro - Centro do Rio de Janeiro e desembarcar na Praça Arariboia. A travessia de barca dura em torno de 20 minutos. Chegando em Niterói seguir para esquerda até o terminal de ônibus e pegar o ônibus 47B, que para em frente ao MAC, como ele é circular, na volta pode pegar ele mesmo.

Vista do lado de fora do MAC
Fortaleza de Santa Cruz - Jurujuba

Informações para visitar o MAC

Valor dos ingressos: Normal - R$10,00 - Meia-entrada - R$5,00
Endereço do MAC: Mirante da Boa Viagem, s/n, Boa Viagem, Niterói
Horário de funcionamento: 10h às 18h
Site: MAC
Não é permitido:
  • Entrar com animais de estimação, salvo cães guias;
  • Traje de banho;
  • Eventos sem agendamento e autorização prévia;
  • Circular com bicicletas, skates, patins e similares no pátio e interior do museu;
  • Jogar bola ou similares, no patio e interior do museu;
  • Drones.
Você já nos acompanham em nossas redes sociais? InstagramFacebookPinterest

Hotel Próximo do MAC em Niterói


Quality Hotel  – Considerado Muito bom (8,3) pelo Booking.com, café da manhã incluído e super bem localizado.


Não viagem sem seguro
Seguro viagem brasil 320x50

Se precisar alugar carro


Ao reservar com um parceiro através dos nossos links recebemos uma pequena comissão. Você não paga nada a mais por isso e ainda ajuda o blog a se manter sempre atualizado com novas dicas de viagem. Obrigada!

Prefere uma cotação mais individual? Nos enviei um e-mail: poraicomospires@gmail.com
Compartilhe esse post:

15 comentários:

  1. Quem disse que a criançada não aprecia atividades culturais não experimentou essa dobradinha deliciosa. MAC e Fortaleza. Ótima opção e num lindo dia.

    ResponderExcluir
  2. Amei conhecer Niterói e o Museu de Arte Contemporânea. Realmente uma ótima opção para quem vai ao Rio de Janeiro.

    ResponderExcluir
  3. Em uma viagem que fizemos ao Rio, pegamos uma barca e fizemos uma caminhada até o MAC de Niterói. Não chegamos a entrar, mas a vista externa já valeu a visita! Muito lindo!

    ResponderExcluir
  4. Estou indo ao Rio em dezembro e quero ver se consigo encaixar Niterói no roteiro. Fiquei curiosa pra saber mais da Fortaleza de Santa Cruz da Barra. Vem post novo pra cá também?! Rs =)

    ResponderExcluir
  5. Muito legal! Não conhecia esse museu, mas fiquei bem curiosa para visitar. Vou para o Rio em breve e já vou colocar no roteiro, rs.

    ResponderExcluir
  6. Que passeio legal! Não conheço nada de Niterói, mas estou querendo ir pra lá pelo menos pra passar 1 dia e claro que esse museu é prioridade.

    ResponderExcluir
  7. Família! Parabéns pelo post! Não temos tantos artigos bons sobre equipamentos culturais no Brasil.. Sempre bom achar bons deles por aqui!

    ResponderExcluir
  8. O MAC é lindo mesmo, mas muitos cariocas nunca foram lá... realmente um passeio barato que vale um domingo em família :-)

    ResponderExcluir
  9. Sabe que minhas fotos de formatura foram lá?
    O MAC é espetacular por si só, ainda tem aquela vista linda e a lindinha da Ilha da Boa Viagem logo ali do lado!
    Os cariocas precisam explorar um pouco mais essa cidade!

    ResponderExcluir
  10. Eu morro de vontade de conhecer esse Museu. Adoro museus no geral e já ouvi falar muito bem desse! Ainda irei pra Niterói só pra fazer esse passeio. Adorei saber como chegar lá e a dica da dobradinha!! :)

    ResponderExcluir
  11. Sempre vejo fotos do MAC mas é o primeiro post que leio sobre o acervo do Museu e fiquei encantada. Nunca fui à cidade de Niterói, mas tenho muita vontade incluí-la numa próxima viagem ao Rio e adorei suas dicas.

    ResponderExcluir
  12. Quando for para Rio, vou esticar até Niterói, achei bem bacana e pelo jeito as crianças adoraram também. O precinho é convidativo, gostei da dicas adoro Museu.

    ResponderExcluir
  13. Confesso que não imagina que o MAC fosse tão bonito e tivessem tantas atrações. Pretendo regressar ao Rio em breve e já vou anotar na minha listinha de locais indispensáveis.

    ResponderExcluir
  14. Este é um típico passeio fenomenal, que agrega cultura e traz alegria para todos, adultos e crianças. E vocês aproveitaram um dia lindo neh. Tá aí, adorei a dica e já vou colocar na lista da próxima viagem ao Rio :)

    ResponderExcluir
  15. Vivo passando por aí, mas nunca entrei. Acredita? Não fazia ideia do que existia lá dentro. Amei o Invasion, mas prefiro o mapa de frente! hahaha

    ResponderExcluir