Arraial do Cabo - Passeio de barco

Que saudade que estávamos desse paraíso, afinal de contas passei a infância e adolescência indo muito pra lá e já no início da fase adulta, eu e Rogerio também íamos muito, e desde então 18 anos nos separava da ultima visita!

Passeio de barco - Arraial do Cabo
As Prainhas - Pontal do Atalaia
Eu sonhava com o dia que iria "apresentar" aos meus filhos o lugar que meus pais me levavam sempre. Eis que a oportunidade chegou e arrumamos a mala rumo à Arraial do Cabo, o "caribe brasileiro" e com direito a passeio de barco!

Quem vai para Arraial do Cabo precisa incluir no roteiro um passeio de barco, para visitar os lugares que somente são possíveis de conhecer indo de barco.

Os barcos partem do porto da Praia dos Anjos, vão ter várias pessoas oferecendo passeios ou táxi boat, mas indico que já cheguem no local com o passeio já contratado, pois desta forma poderá pesquisar e tirar todas as dúvidas com calma antes de embarcar e não ir contratando na emoção. Nosso passeio já estava agendado com o Arraial Vip Turismo.  Como estávamos hospedados próximo, fomos caminhando, mas é possível estacionar próximo do porto.

A Arraial Vip Turismo marcou para estamos às 09h da manhã no porto, chegamos por volta das 08h30, pagamos a taxa portuária e aguardamos ansiosos pelo nosso passeio.

Passeio de barco - Arraial do Cabo
Porto na Praia do Anjos e Barco da Arraial Vip Turismo

Roteiro do passeio de barco - Arraial do Cabo

Praia do Farol

Considerada a grande estrela de Arraial do Cabo, a Praia da Ilha do Farol ou a Praia do Farol é a mais bela de toda a região dos lagos, sem exagero e sem "puxar sardinha" para Rio de Janeiro é uma das mais belas do Brasil. Ela foi classificada pelo INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) como uma das mais perfeitas praias do país, os critérios avaliados são: pureza da água, qualidade da areia e paisagem.

Passeio de barco - Arraial do Cabo
Praia do Farol - Ilha do Farol

Os barcos precisam ficar afastados da praia e precisamos ir de bote até a praia.

Passeio de barco - Arraial do Cabo
A caminho da Praia do Farol







Quando chegamos, tinham poucas pessoas (nosso barco foi o segundo a chegar) e estava repleta dessas aves (não conseguir encontrar nada sobre elas) deixando a praia mais linda ainda.
Passeio de barco - Arraial do Cabo
Aves nativas da Ilha do Farol

A Praia do Farol é uma área de proteção da Marinha do Brasil e tem acesso limitado, para que ela se mantenha como uma das mais perfeitas, algumas regras como apenas 250 visitantes podem acessar a praia a cada 45 minutos, é pouco mas vale muito visitar esse paraíso. Veja as imagens e avalie (rs), prometo que vou me segurar e não incluir as zilhões de fotos.

Passeio de barco - Arraial do Cabo
Aviso da Marinha

A praia parecia ser só nossa, importante ir cedo para ter esse privilegio.

Passeio de barco - Arraial do Cabo
Os Pimpolhos doidos para voltar a brincar

Passeio de barco - Arraial do Cabo
Eu duvido que você não ia quer fazer uma selfie também

Parece cena de filme, tipo Lagoa azul

Passeio de barco - Arraial do Cabo
Brincando

A água calma e cristalina anima a todos a brincar no mar.

Passeio de barco - Arraial do Cabo
A brincadeira continua

Passeio de barco - Arraial do Cabo
A cor dessa água é uma loucura

Hora de voltar para o barco, uma pena, mas tem mais passeio.

Passeio de barco - Arraial do Cabo
A areia mais fofinha e branquinha que já pisamos


Fenda de Nossa Senhora

A caminho da Gruta Azul passamos pela Fenda de Nossa Senhora. Existem algumas lendas em torno da imagem de Nossa Senhora, uma delas é casais que se beijam na frente da imagem perpetuam o amor e é claro que não contrariamos a lenda, mas esquecemos de pedir alguém para registrar.

A fenda é uma abertura de aproximadamente 5 metros de largura e 40 metros de altura, a fenda tem esse nome porque em 1721 um pescador encontrou a imagem nesse local.

Passeio de barco - Arraial do Cabo
Fenda de Nossa Senhora

Passeio de barco - Arraial do Cabo
Fenda de Nossa Senhora


Gruta Azul

Infelizmente não podemos entrar na Gruta Azul e ficamos namorando-a só de fora e foi ali que tivemos uma experiência mágica, vimos baleias jubartes, foi apenas o dorso delas rs, mas foi bem emocionante.

A Gruta Azul apenas pode ser acessada por barco, fica na parte externa da Ilha do Farol. Sua abertura tem 3 metros de largura e dentro dela tem um lindo salão de 15 metros de altura, com paredes internas em tons dourados e prateados, que tornam-se azuis conforme a intensidade da luz solar.

Passeio de barco - Arraial do Cabo
Princezinha posando em frente a Gruta Azul 


Passeio de barco - Arraial do Cabo
Gruta Azul

As Prainhas do Pontal

Eu juro que sonhava em tirar foto na escadaria com ela vazia, até porque quando frequentávamos o  Pontal, para descer nas Prainhas não tinha esse glamour todo, era raiz e não nutela rs. Mas tinha que registrar uma foto na escadaria, mesmo chegando nas Prainhas de barco.

Passeio de barco - Arraial do Cabo
Eu e a escadaria das Praianhas

Agora nós 4 (quatro) porque merecíamos ter um registro com esse fundo azul maravilhoso!!

Passeio de barco - Arraial do Cabo
Escadaria das Prainhas

Os meninos Pires foram explorar a Gruta do Amor, que fica do lado direito das Prainhas.
Passeio de barco - Arraial do Cabo
Gruta do amor
Amamos fazer o passeio de barco com o pessoal da Arraial da Vip Turismo, eles realmente tem um serviço diferenciado, saem com no máximo 20 passageiros, os demais barcos saem com aproximadamente 100 passageiros. A equipe é muito educada, prioriza a segurança da tripulação e colocou só músicas agradáveis. O passeio durou aproximadamente 3 horas e parece que o tempo voou.

Se animou em fazer em passeio de barco encantador? Você pode contatar o pessoal da Arraial Vip Turismo pelo Facebook ou Instagram. Veja as avaliações deles no tripadvisor
Arraial Vip Turismo - Passeio de barco
Alguns momentos a bordo do Arraial Vip Turismo
Agradecemos a Arraial Vip Turismo as cortesias concedidas aos Pires. Todas as imagens e descrição das experiências são nossas, sem intervenção.


Passeio de barco - Arraial do Cabo
Panoramica da Praia do Farol

Hotéis em Arraial do Cabo


Pousada Caminho do Sol – Considerado Fantástico (9,0) pelo Booking.com, café da manhã incluído e cancelamento grátis.

Mediterranaee Hotel – Considerado Fabuloso (8,7) pelo Booking.com, café da manhã incluído e super bem localizado.

Pousada dos Atobas – Considerado Muito Bom (8,5) pelo Booking.com, café da manhã incluído e super bem localizado.

Outros viajantes tiveram experiências com hospedagem em Arraial do Cabo e você pode gostar também
Viaje com pouco | Viagens Impossíveis | Em algum lugar no Mundo | Viajando sem medo |


Reserve sua viagem usando nossos links parceiro e ajude o Blog
Consulte o booking para encontrar sua hospedagem em qualquer lugar do mundo de maneira rápida e segura, com opção de cancelamento gratuito e sem pagamento antecipado.

Não deixe de viajar com segurança, na Real seguro viagem você pode cotar o seguro que caiba no seu bolso, o pagamento pode ser em até 6x sem juros no cartão ou com desconto de 5% no boleto. 

Seguro viagem brasil 320x50
Você também pode solicitar cotação de viagem, enviado e-mail para poraicomospires@gmail.com
Ao reservar com um parceiro através dos nossos links recebemos uma pequena comissão. Você não paga nada a mais por isso e ainda ajuda o blog a se manter sempre atualizado com novas dicas de viagem. Obrigada! 
Compartilhe esse post:

18 comentários:

  1. Ainda não conheço Arraial, é lindo demais, hein? Adorei tuas dicas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A beleza de Arraial é realmente maravilhosa! Venha conhecer, irá amar ;)

      Excluir
  2. Arraial do Cabo é um paraíso mesmo. Imagino que as crianças tenham curtido demais. Eu preciso voltar para tirar foto nesse letreiro de Arraial, que não consegui quando fui da última vez.

    ResponderExcluir
  3. Que delícia de passeio! Fico chocada com a cor da água em Arraial do Cabo! ainda não fui, mas quando for com certeza incluirei o passeio de barco no roteiro!

    ResponderExcluir
  4. Eu fiz um passeio de barco aí em 1998, conta? hahahaha preciso voltar para essa região que todo mundo comenta! PS: não gosto de praia, ficar largada lá torrando no sol, mas passeio de barco já acho mil vezes mais legal.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fernanda, você nos ganhou por 2 anos kkk a nossa ultima vez tinha sido em 2000 e as belezas naturais de Arraial continuam lindas!

      Excluir
  5. Que post lindo! Também tenho esse sentimento de levar minha filha para lugares que conhecemos antes de ela ter nascido, mas neste ainda não fomos.

    ResponderExcluir
  6. Ahhh que paraíso esse hein?! Arraial do Cabo é realmente um lugar maravilhoso! Também sempre dou uma escapada para lá quando posso! Bjs

    ResponderExcluir
  7. Morei no RJ e não conheço Arraial, acredita? Fiquei apaixonado pela cor da águaaaa, que sonho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não acredito Fabricio!! Como pode fazer isso kkk ainda pode se redimir e visitar esse paraíso

      Excluir
  8. Arraial do Cabo é um lugar lindo, que impressiona e fazer um passeio de barco por lá, que eu particularmente adoro, deve ser o máximo mesmo. Valeu pela dica.

    ResponderExcluir
  9. Tá aí o motivo de que falam que é o Caribe brasileiro �� que coisa mais maravilhosa ♥️♥️

    ResponderExcluir
  10. Nossa Aline que destino paradisíaco! Preciso conhecer Arraial do Cabo urgentemente e fazer esse passeio de barco. Ótimas dicas! Bjs

    ResponderExcluir
  11. Deve ser incrível mesmo! Nosso litoral tem lugares belíssimos! E Arraial é um deles.

    ResponderExcluir
  12. Ah eu ando com uma vontade de conhecer esse lugar. Aliás queira estar lá agora mesmo. A gruta azul me pareceu incrível. Uau

    ResponderExcluir
  13. Passamos o ano novo em Arraial e estava TÃO CHEIO que desistimos de fazer passeio de barco. Agora vejo que tenho que voltar e visitar Arraial do Cabo dessa maneira, que lugares lindos!

    ResponderExcluir