Gramado - Mini Mundo, muito mais que um conjunto de réplicas

O mini mundo é muito encantador, a história dele mais linda e encantadora ainda. Você sabia que o parque foi criado por um avô como presente aos seus netos? Isso mesmo o Sr. Otto Hoppner criou para seus netos, que hoje mantém o espaço e toda a infra-estrutura. Um lugar assim criado com tanto amor merece todo o nosso carinho.

O mini mundo é um parque ao ar livre, formando por réplicas (todas criadas no próprio parque) fiéis de prédios, castelos, igrejas de várias partes do Mundo.

Mini Mundo - Gramado
Prontos para nos aventurar pelo Mini Mundo
Assim que chegamos no Mini Mundo, fomos recebidos pela Bruxa Ju e o Limpador de chaminés, e aprendemos uma curiosidade.. Você sabia que existe uma lenda que quem conseguir ver um limpador de chaminé terá sorte? Acho que teremos muita, pois além de vê-lo tiramos fotos.


Nós fomos acompanhados pelo guia Nelson, sinceramente não se encontra funcionários tão apaixonados pelo seu ofício como ele, ele fala de cada cantinho do Mini mundo com tanto carinho que é impossível não prestar atenção em cada detalhe citado por ele. Ele nos levou a uma casinha de madeira (fofa) e nos deu o jornalzinho com fatos ocorridos no dia-a-dia do Mini mundo. E ali iniciava a nossa viagem ao Mini Mundo.

Eu lendo e contando a Lelezinha tudo do jornal do Mini mundo
Cada réplica visitada, o Nelson nos contava tudo sobre a construção, suas curiosidades e tirava uma baita foto (ele sabe os ângulos maravilhosos de cada cantinho), como se estivéssemos dentro da cidade em tamanho normal.


Mini mundo
Nós e o Nelson, em uma baita foto!

Detalhes desse mundo 24 menor

Todas as réplicas contidas no parque na vida real são 24 vezes maiores. Cada mini habitante é comprado direto da Alemanha e na oficina do Mini Mundo são pintados a mão e fixado com silicone.

A oficina fica no Hotel Ritta Roppener, ao lado do parque, lá são feitas e testadas todas as peças (com exceção dos mini habitantes). As peças são testadas no frio e no calor, para terem certeza que funcionará tanto no frio quanto no calor, já que ficam expostas ao tempo.

A vegetação é toda de bonsai, uma graça de ver tamanha perfeição tão pequenina. As ruas respeitam as regras de trânsito brasileira, tem Prefeito (escolhido pelos visitantes).

O parque tem lanchonete, espaço infantil e lojinha.

Mini Mundo
Nos tornamos gigantes por uma tarde

Personagens do Mini Mundo

Os personagens do parque são uma graça e busquei mais informações sobre eles:
Ursinho Gui e Ursinha Ana
Representam o lado doce da infância.

Bruxa Ju
Foi criada a partir da lenda da bruxa protetora da Família.

Limpador de chaminés
Representa a sorte, trazendo muitas alegrias para quem se deixa fotografar ao seu lado.

Curiosidades sobre o parque

  • O trem de carga do Mini Mundo percorre, em média, 5000km por ano na ferrovia do parque;
  • A réplica do navio Capitão San Diego foi apresentado ao público dia 04/05/2011, com a presença do superintendente da Hamburg Süd, empresa construtora da obra original;
  • Todos os anos no dia das Crianças (12 outubro), é lançado mais um livro da coleção "Histórias do Mini Mundo";
  • Que a réplica do castelo de Lichtenstein, exposta no Mini mundo desde dez/14, foi construída com matéria prima semelhante à do Castelo original.
Essas curiosidades e outras mais estão no site do Mini Mundo.


Uma dica é passear no Lago Negro após a visita ao Mini Mundo.

Parque Mini Mundo - Gramado

Endereço: Rua Horácio Cardoso, 291
Telefone: (54) 3286-4055
Ingressos: Valores no site


Reserve sua viagem usando nossos links parceiro e ajude o Blog
Consulte o booking para encontrar sua hospedagem em qualquer lugar do mundo de maneira rápida e segura, com opção de cancelamento gratuito e sem pagamento antecipado.

Não deixe de viajar com segurança, na Real seguro viagem você pode cotar o seguro que caiba no seu bolso, o pagamento pode ser em até 6x sem juros no cartão ou com desconto de 5% no boleto. 

Seguro viagem brasil 320x50
Você também pode solicitar cotação de viagem, enviado e-mail para poraicomospires@gmail.com
Ao reservar com um parceiro através dos nossos links recebemos uma pequena comissão. Você não paga nada a mais por isso e ainda ajuda o blog a se manter sempre atualizado com novas dicas de viagem. Obrigada! 
Compartilhe esse post:

17 comentários:

  1. Sou suspeita porque amo esse lugar!!!
    E o Nelson é um guia maravilhoso! Aliás, é lindo de ver como todos os guias de lá são apaixonados pelo parque.

    Beijosss

    ResponderExcluir
  2. Eu adoro o Mini Mundo e super indico para que vai à Gramado, para todas as idades uma atração super legal.

    ResponderExcluir
  3. Acredita que fui duas vezes para Gramado e não conheci? hehehehe Hora de voltar pra lá, né?

    ResponderExcluir
  4. Sou doida para conhecer o Mini Mundo. Esses dias li com meu filho um livro sobre o mini mundo e ele me perguntou por que não tinha conhecido esse lugar incrível. Tenho que levá-lo com urgência!

    ResponderExcluir
  5. Amo Gramado e já estive no mini mundo 2 vezes. É realmente um trabalho legal e vale visitar.o hotel é uma graça tb. Não sabia dessas curiosidades. Beijocas

    ResponderExcluir
  6. As crianças realmente piram no Mini Mundo, eu não curto muito não, pois sempre que vou é uma muvuca. Por isso passo. Mas fico contente em saber que tantas pessoas apreciam. Beijinho

    ResponderExcluir
  7. Adorei as dicas do passeio! Quando estive em Gramado não deu tempo de ir no MiniMundo e também estava chovendo bastante... Agora, depois de ler esse post, fiquei com vontade de voltar! =/

    ResponderExcluir
  8. O Mini Mundo é um dos lugares mais fofinhos que já conheci! Fui em 2007 e pelo jeito muita coisa mudou. Não lembro da bruxa nem do limpador de chaminé, mas lembro dos ursinhos. Adoro Gramado, não vejo a hora de voltar e visitar tudo novamente!

    ResponderExcluir
  9. Esse parque é muito fofo. Já fui duas vezes e não sabia que os mini habitantes eram comprados na Alemanha. Adorei o post.

    ResponderExcluir
  10. Não acredito que o trenzinho do parque chega a percorrer 5000Km. Que demais! O melhor é eles terem esse tipo de estatística rs. Ele é muito fofo. Nem sabia da existência desse parque! Adorei! Fora que me encanto com pessoas apaixonadas pelo seu oficio, como o Nelson!! Adorei tudo.

    ResponderExcluir
  11. Que demais esse Mini Mundo. Eu não conhecia e fiquei com bastante vontade de conhecer. Acho essas coisas verdadeiras obras de arte. Tudo muito bem feito e lindo! Ia querer ver eles pintando e montando os habitantes, será que isso é possível?? rs

    ResponderExcluir
  12. Amo o Mini Mundo! Tanto que já fui 3 vezes! E sem criança! Rsrsrs! Acho que o local foi feito para encantar todas as idades! E é perceptível como tudo é feito com muito cuidado e carinho! Mas não sabia que eles testavam tudo antes. Isto dá noção do quanto tudo é realizado com perfeição!

    ResponderExcluir
  13. Fui a gramado ano passado e não tive tempo de conhecer o Mini Mundo...mas parece um ótimo passeio ainda mais com as crianças. Estava lotado quando foi?

    ResponderExcluir
  14. Um lugar imperdível em gramado. Fui sem muita expectativa e fiquei uma manhã quase toda por lá kkkkkk. Encantador mesmo, tudo feito com muita excelência.

    ResponderExcluir
  15. Já fui duas vezes, nenhuma com crianças e amei o Mini Mundo! Que lugar fofo! Acho alguns programas em Gramado meio Pega Turistas,mas o Mini Mundo com certeza vale a visita!

    ResponderExcluir
  16. Que gracinha esse parque! Vou pra Gramado nos próximos dias, adoro esse tipo de atração, acho que mesmo sem criança eu vou, kkkk. Obrigada pelo relato!

    ResponderExcluir
  17. Adoooro o Mini Mundo! Não tem como visitar essa região e não conhecer! É tão bonito!

    Engraçado que, dependendo do ângulo em que você tira as fotos, parece até mesmo serem os prédios originais xD

    Gramado é só amor. Foi a primeira viagem de casal que tive com minha esposa, na época namorados. É um carinho muito grande por essa cidade.

    ResponderExcluir