Pantanal Carioca - Um paraíso escondido na Barra

A Cidade Maravilhosa tem diversos tipos de passeios e atrações, alguns ícones conhecidos mundialmente, mas esse passeio realmente nos surpreendeu.

Pantanal Carioca - o paraíso escondido
Como não se encantar?


A Barra da Tijuca tem um complexo lagunar maravilhoso e com preciosidades escondidas nomeada de "Pantanal Carioca", a diversidade e beleza da fauna e flora do local é um encanto. A maioria das pessoas associam a Barra da Tijuca as suas praias maravilhosas e seus shopping enormes e maravilhosos, mas não conhecem esse paraíso que conhecemos.

Pantanal Carioca - o paraíso escondido na Barra da Tijuca
Nosso caminho lindo até o Pantanal Carioca


O complexo lagunar da Barra da Tijuca é formado essas principais lagoas: a da Tijuca, Jacarepaguá, Marapendi e Camorim (que é a parte estreita da Lagoa de Jacarepaguá). Um fato interessante é que todas essas lagoas são interligadas por faixas de água estreitas.

Veja o mapa do Google maps:

É claro que existem diferenças do Pantanal do Mato Grosso (que ainda não conhecemos) para o Pantanal Carioca, segundo o oceanógrafo, a diferença é que no Mato Grosso não há mangue e no Carioca ele está presente e a vegetação resiste além do alagamento, resiste a salinidade também. É comum ver a presença da fauna como capivaras, jacarés e garças.

Pantanal Carioca - o paraíso escondido na Barra da Tijuca
Ainda no caminho de travessia dos condomínios a praia

Tivemos o prazer de conhecer esse paraíso escondido com a Barra Water Shuttle, com o Rômulo Britto, o proprietário da BWS, uma pessoa simpática e muito carismática. Ele viveu por mais de dez anos no Hawaii trabalhando com turismo, surfe e mergulho, e quando retornou ao Rio teve a brilhante ideia de criar essa experiência diferente e encantadora.

Chegando na área preservada do Pantanal Carioca

Pantanal Carioca - o paraíso escondido na Barra da Tijuca
Quando olhamos para o lado e não víamos nada além da natureza, foi maravilhoso

Começamos ver os "donos" do lugar

Pantanal Carioca - o paraíso escondido na Barra da Tijuca
Precisamos preservar para termos sempre imagens lindas dessas

Pantanal Carioca - o paraíso escondido na Barra da Tijuca
Tão linda em seu habitat

Pantanal Carioca - o paraíso escondido na Barra da Tijuca
Apaixonada por esse cantinho

Depois de ficar encantada com a natureza preservada desse cantinho muito especial, chegou a hora de retornar

Pantanal Carioca - o paraíso escondido na Barra da Tijuca
Se alguém te mostrasse essa foto, você diria que era na Barra da Tijuca?

Pantanal Carioca - o paraíso escondido na Barra da Tijuca
Nem parece que estamos na Barra da Tijuca
O Passeio pelo Pantanal Carioca iniciou na doca que fica em frente ao Hortifruti do Jardim Oceânico - Barra da Tijuca, existem outro ponto de embarque e desembarque. O passeio é a bordo de uma embarcação que lembra um catamarã.
Roteiro de Passeio diferente no Rio de Janeiro
Roteiro do Pantanal Carioca - Foto: BWS
O passeio teve aproximadamente três horas, o em nenhum momento pensamos que horas iria acabar, pelo contrário passou até rápido.

Trajeto do Passeio

Inicia em direção à Lagoa de Marapendi, onde passamos por uma parte do Parque Natural Municipal de Marapendi, dentro da área de Proteção ambiental (APA)

Somos moradores da Barra, já atravessamos a Lagoa de Marapendi para ir a praia, mas nada se compara e esse passeio, olhar com carinho para cada vegetação, mangues e aves que ali habitam além dos condomínio que estão as margens da Lagoa. Ver crianças tendo aula em pequenos barcos a vela, enquanto as aves fazem os seus vôos tranquilos é relaxante demais.

Tiramos tantas fotos que foi difícil escolher (acho que deu para notar né?) as que iriamos compartilhar aqui no post, mas as que ficaram de fora estarão no nosso Instagram (rs)

Rômulo ainda ensinou o Roger a pilotar, imagina como ele ficou né?

Pantanal Carioca - o paraíso escondido na Barra da Tijuca
Nosso rapaz não ficou lindo?

Ilha da Gigoia

É um cantinho maravilhoso na Barra da Tijuca e nem tão escondido assim, possui restaurantes, bares, pousadas e hostel, mas detalhes sobre a Ilha rende um post. Enquanto passeávamos vimos um espaço sendo preparado para uma cerimônia de casamento, deve ser lindo casar nessa região ao pôr do sol.

Pantanal Carioca - o paraíso escondido na Barra da Tijuca
Chegando na Ilha Gigoia
Depois de retornarmos do Pantanal carioca, o Rômulo nos levou a Ilha da Gigoia até a área dos jacarés, tinham muito se banhando no sol.

Pantanal Carioca - o paraíso escondido na Barra da Tijuca
Eles estavam só curtindo o sol

Ficamos em um dos restaurantes da região o Cais Bar, comemos frutos do mar. Após 1h e pouca ele retornou para nos buscar e nos deixo na mesma doca que nós embarcamos.

Sei que nunca mais passaremos pelo Viaduto da Armando Lombardi (Barra x Zona Sul x Barra) da mesma forma, sempre lembraremos desse passeio maravilhoso.

Agradecemos ao Rômulo por esse passeio encantador, além de toda beleza do lugar ele vai explicando tudo com tanto amor que é impossível não se apaixonar por esse passeio.

Pantanal Carioca - o paraíso escondido na Barra da Tijuca
Família Pires e Rômulo da BWS

Dicas sobre passeio - Pantanal carioca

  • Barra Water Shuttle tem três tipos de passeios: Pantanal Carioca, o Sunset Cruise e o Roteiro gastronômico, para maiores detalhes consulte o site;
  • Durante o passeio são servidas bebidas não alcoólicas (água, mate e refrigerante) e aperitivos salgados, já inclusos no valor;
  • Agende seu passeio com antecedência;
  • O local do embarque será o mesmo do desembarque;

Informações e reservas - BWS

Telefone: (21) 3942-0209 | (21) 99925-2547
E-mail: info@bws.tur.br
Preço:R$120 (adulto) e R$90 (crianças 6 a 12 anos)
Duração: aproximadamente 3 horas

Curtiu esse passeio? Compartilhe com os amigos e marque logo o passeio pelo Pantanal Carioca

Pantanal Carioca - o paraíso escondido na Barra da Tijuca
Euzinha contemplando esse passeio maravilhoso


Reserve sua viagem usando nossos links parceiro e ajude o Blog
Consulte o booking para encontrar sua hospedagem em qualquer lugar do mundo de maneira rápida e segura, com opção de cancelamento gratuito e sem pagamento antecipado.

Não deixe de viajar com segurança, na Real seguro viagem você pode cotar o seguro que caiba no seu bolso, o pagamento pode ser em até 6x sem juros no cartão ou com desconto de 5% no boleto. 

Seguro viagem brasil 320x50
Você também pode solicitar cotação de viagem, enviado e-mail para poraicomospires@gmail.com
Ao reservar com um parceiro através dos nossos links recebemos uma pequena comissão. Você não paga nada a mais por isso e ainda ajuda o blog a se manter sempre atualizado com novas dicas de viagem. Obrigada! 

Compartilhe esse post:

15 comentários:

  1. Gostei do passeio! Realmente é um paraíso escondido. Não tinha noção do quanto lindo é o Pantanal Carioca. Obrigada pela dica!

    ResponderExcluir
  2. Que massa esse passeio! Adorei a dica. Sempre bom saber da existência desses passeios menos tradicionais.

    ResponderExcluir
  3. Eu nunca tinha ouvido falar de tal paraíso na cidade do Rio de Janeiro! Que lugar lindo e de fato as imagens me lembraram do pantanal mato grossense. O título está muito bem posto: um paraíso escondido na Barra! Passeio muito gostoso! :) bj

    ResponderExcluir
  4. Nossa... que passeio bacana! Sou carioca e ainda não conhecia. Já vou me programar para levar meu sobrinho. Ele vai adorar! Obrigada pela dica.

    ResponderExcluir
  5. Aline, que passeio top! Ainda não tinha ouvido falar sobre o Pantanal Carioca, mas acabei de colocar nos lugares que ainda quero conhecer no Rio.

    ResponderExcluir
  6. Muito interessante! Acho que como a maioria das pessoas, não imaginávamos que existia esse pequeno paraíso! Sempre associamos o pantanal ao Mato Grosso!
    Obrigada por nos mostrar!

    ResponderExcluir
  7. Tem razão, nunca imaginaria que esse lugar fica na Barra da Tijuca, ou que havia jacarés por aí... Parabéns pelo post "fora da caixa".
    P.S. O vosso menino ficou lindo mesmo. Temos marinheiro

    ResponderExcluir
  8. Não fazia ideia que o Pantanal Carioca existia. Adorei saber. Tô de viagem marcada pro Rio, quem sabe eu coloque no roteiro.

    ResponderExcluir
  9. Ótima dica de passeio, super pouco divulgada. Os próprios cariocas não o fazem (digo por mim mesma, que já passei centenas de vezes ali, mas nunca de barco). Lindas fotos!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Faça o passeio, vamos descobrindo cantinhos que nem imaginávamos que existia

      Excluir
  10. Olha, a cidade do Rio de Janeiro não para de me surpreender! Lindo paraíso escondido! Imagino o quão emocionante foi este passeio. Vou fazer também assim que possível. Abraços!

    ResponderExcluir
  11. Que lugar é esse e como o descobriu?? Quero muito conhecer e nunca tinha ouvido falar dele! Obrigada!

    ResponderExcluir
  12. uaaauuu! jamais imaginei algo do tipo no Rio de Janeiro! Amei, obrigada por compartilhar! Excelente post!

    ResponderExcluir