Canela - Parque da Ferradura

O Parque da Ferradura não estava no nosso roteiro inicialmente, mas toda vez que passávamos por placas que sinalizavam o Parque, falávamos que tínhamos que arrumar um tempo no nosso roteiro. Eis que conseguimos e fomos conhecer.

O parque fica em Canela, aproximadamente 13 km do Centro, bem fácil e tranquilo de chegar. Ele tem trilhas bem tranquilas com vistas deslumbrantes e a mais linda é a vista para o cânion de 420 metros de profundidade, onde o Rio Caí "desenha" uma ferradura, e nos presenteando com umas das mais lindas paisagens da Serra Gaúcha. Um ótimo lugar para curtir a natureza, e é sem dúvida um ótimo passeio para toda família.

Caminho das graças - Foto: Por aí com os Pires

O Caminho que nos leva ao Parque é chamado de Caminho das graças, com diversas imagens de Santos e um pequenos descritivo sobre cada um dos Santos.

A nossa visita foi após uma chuva torrencial e por isso estava vazio, o responsável pela lanchonete disse que nem havia aberto pela manhã (fomos a tarde). Ele nos contou que em dias sem chuva as churrasqueiras (é possível alugar) ficam tomadas e o parquinho cheio de crianças curtindo.

Assim que chegamos já nos encantamos com a entrada e seus jardins, mal sabíamos o que ainda nos aguardava.

Entrada do Parque - Foto: Por aí com os Pires
Sobre a abertura do Parque - Foto: Por aí com os Pires

Não dá vontade de ficar nesse jardim e esquecer de tudo? - Foto: Por aí com os Pires

Mirante do parque da Ferradura

São três trilhas de fácil acesso que tem os mirantes em madeira, bem conservados. De onde é possível admirar o Vale da Ferradura de diversos ângulos.

É claro que o melhor calçado para visitarmos esse tipo de parque é o bom e velho tênis, pois apesar de trilhas fáceis o local é de mata nativa e por conta da umidade pode ficar escorregadio. Lele, estava de sandália e o trabalho do papai foi redobrado.

Todas as trilhas são bem sinalizadas.

Mirante da Cascata do Arroio Caçador - 5 minutos de trilha

Uma vista impressionante da Cascata do Arroio Caçador, onde descemos 50 metros e a trilha é um pouco mais íngreme.

Mirante do Vale do Arroio Caçador - 3 minutos de trilha

Vista do Arroio Caçador, a trilha é bem tranquila

Mirante do Vale da Ferradura - 2 minutos de trilha

É o mirante principal do Vale da Ferradura, dele conseguimos apreciar a vista da Cascata do Arroio Caçador e uma visão mais completa do todo.

E quando se chega e encontramos essa vista linda, impossível não se apaixonar e agradecer a Deus por estar ali vivendo essa experiência.

Me senti tão livre que tive que tirar essa foto - Foto: Por aí com os Pires

Eis a imagem mais deslumbrante e que dá nome ao Parque. O Rio faz o seu caminho desenhando uma ferradura na paisagem.
parque-da-ferradura
A natureza é bela demais - Foto: Por aí com os Pires

Trilha do Rio Caí

Se você quiser se aventurar, poderá encarar a trila de uma hora que te levará as margens do Rio Caí, ficamos felizes com a vista do alto. Não nos aventuramos principalmente por conta da chuva que tinha caído naquela manhã e que o horário já estava tarde para tal aventura, pois fecha por volta das 16h e chegamos tarde. Mas confesso que ficamos com vontade de conhecê-lo lá de baixo.

Rio-Caí

Infraestrutura do Parque da Ferradura

A lanchonete que paramos para tomar uma água após as trilhas, também serve almoço, mas nesse dia abriu apenas para servir itens já "prontos".

Ficamos com vontade de voltar um dia e alugar uma churrasqueira com outros amigos e passar o dia por lá, quem sabe né? As churrasqueiras estão à disposição de todos, por ordem de chegada e com um custo para uso de R$15, mas é necessário levar todos os itens para preparação do churrasco (importante entrar em contato com o local para se certificar do valor e regras vigentes).

Uma das churrasqueiras - Foto: Por aí com os Pires

As crianças curtiram o parquinho antes de irmos embora.

A beleza é indiscutível, mas outros pontos também chamaram a nossa atenção como a conservação do parque e limpeza.

O senhor da lanchonete disse que ali vivem e visitam muitos animais silvestres como Quati, Cutia e Macaco-prego, mas infelizmente estavam todos "entocados" devido a chuva que havia caído.

No total são 4 trilhas, sendo as três que fizemos com vista do mirante, 8 churrasqueiras, parquinho, banheiros e lanchonete, em um espaço de aproximadamente 200 hectares e muitas Araucárias (árvores que ficamos apaixonados)

Como chegar ao Parque da Ferradura

Sinceramente achamos uma delícia passear por todos os cantos da Serra Gaúcha, pistas em ótima conservação e motoristas educados. Então 13 Km parece até 1,3 Km (rs). O Parque está localizado no final da Estrada do Caracol, inclusive fomos depois de ter ido no Bondinhos Aéreos para ver a Cascata do Caracol. Outras atrações que visitamos está na mesma Estrada: Terra Mágica Florybal, Castelinho Caracol, Mundo Gelado e acesso a Vinícola Ravanello.

Informações:

Ingressos: R$12 adulto e R$6 para crianças de 6 a 12 anos
Endereço: Km 6 da RS 466, mais conhecida como Estrada do Caracol.
Telefone: (54) 9972-8666
Horário: 9h às 17h (de terça a domingo)

Dicas para visitação:
  • Use tênis;
  • Passe e leve protetor solar e repelente;
  • Leve água;
  • Use boné ou chapéu.
Não deixe de visitar esse parque maravilhoso caso vá visitar a Serra Gaúcha.

Você pode nos acompanhar no Facebook e no Instagram.

Reserve sua viagem usando nossos links parceiro e ajude o Blog
Consulte o booking para encontrar sua hospedagem em qualquer lugar do mundo de maneira rápida e segura, com opção de cancelamento gratuito e sem pagamento antecipado.
Não deixe de viajar com segurança, na Real seguro viagem você pode cotar o seguro que caiba no seu bolso, o pagamento pode ser em até 6x sem juros no cartão ou com desconto de 5% no boleto.
Você também pode solicitar cotação de viagem, enviado e-mail para poraicomospires@gmail.com
Ao reservar com um parceiro através dos nossos links recebemos uma pequena comissão. Você não paga nada a mais por isso e ainda ajuda o blog a se manter sempre atualizado com novas dicas de viagem. Obrigada!
Seguro viagem brasil 320x50
Compartilhe esse post:

17 comentários:

1. Muito legal o post!! A sorriso das crianças é contagiante, e o lugar é muito lindo!! Parabéns!!

ResponderExcluir
  2. Que delícia... me deu muita saudade desse lugar! fui há uns 8 anos... já está mais que na hora de voltar! esse ano já estou com a agenda de viagens bem cheia, mas fica a dica pro próximo ano. Adorei o post. Bjs

3. Que lugar gostoso!!! Pela cara da criançada realmente é um passeio super divertido! Parabéns pelo post!

4. Genty, que legal esse passeio. Cada vista linda do alto, hein? Adoro passeios 100% natureza como esse! Mais uma opção para quem estiver visitando Canela. Beijão

ResponderExcluir
  5. Que parque bonito, já fui em canela mas não cheguei a conhecer esse parque, quero muito voltar em gramado/canela, e vou conhecer esse parque da ferradura, trilhas de 5 minutos é tudo de bom hahah

6. Ahh, esse parque é lindo, muitas araucárias, a vista lá de cima é maravilhosa! Realmente vale a pena a visita, as trilhas são bem tranquilas, curtinhas e as vistas recompensadoras...

7. Fui nos mesmos lugares que você e dei muita sorte pois Estava bastante ensolarado!! Esse Parque é visita obrigatória... boa dica!

ResponderExcluir
  8. Que delícia!! Deve ter sido uma aventura e tanto para as crianças!!
    Lindo parque...deve ter uma conexão com a natureza que acalma até a alma!

9. Já tinha ouvi falar desse parque mas nunca tinha visto um relato assim tão bom, explicando tudo sobre o parque!! Adorei e com certeza vou tentar incluir em uma ida à Serra gaúcha.

ResponderExcluir
  10. Que espetáculo este lugar. Como o Sul do Brasil é lindo né!? Muitas coisas para explorar na região de Gramado e Canela. Vale muito a pena visitar!

11. Ja fui duas vezes a canela e nao visitei esse lugar :( Agora to vendo o que perdi... Esses mirantes sao lindos demais, terei que ir pela terceira vez kkkk

12. Adorei conhecer esse parque pelos olhos de vocês, inclusive as trilhas são bem marcadas e direcionadas facilitando a visitação e super tranquilo para crianças, dica anotada!!!!

ResponderExcluir
  13. Já fui diversas vezes a Gramado, mas nunca deu certo conhecer o parque. Depois de ler esse post com toda certeza o Parque da Ferradura obrigatoriamente estará em meu próximo rotero. Adorei o post!

14. Um lugar que não estava no seu roteiro que com certeza depois do seu post vai fazer parte do roteiro de muita gente. Parabéns pelo post e pelas fotos.bjks. Thaís

15. Sou suspeita para falar da Serra Gaúcha. Fiquei apaixonada por este lugar! Tá aí um lugar para voltar rapidinho...

ResponderExcluir
  16. Que delícia esse post, Aline!! Buscar um contato intenso com a natureza é sempre uma excelente opção. Se não bastasse, o parque tem vistas maravilhosas.

Amei conhecer um pouco do parque da ferradura ♥

17. Otimo post! Ainda bem que vcs acabaram indo! Eu queria muito ter ido até esse parque. Para mim, ele é muito mais interessante do que os vários parques temáticos presentes em Gramado.