AquaRio, o maior aquário marinho da América do Sul

O Maior aquário marinho da América Latina, está finalizando a construção na Região Portuária do Rio de Janeiro - O AquaRio, e tivemos o prazer de sermos convidados a conhecê-lo. Ficamos encantados com o que vimos e ouvimos de explicação sobre cada detalhe e cuidado necessário para que tudo fique perfeito para os visitante e para os animais marinhos.

Entrada do AquaRio - Foto: Aline Pires

Assim que entramos existe o esqueleto de uma baleia, esse esqueleto é de uma baleia da espécie Jubarte que foi encontrada morta na Prainha. Acreditasse que ela tenha sido ferida ao bater em um navio, pois uma de suas barbatanas estava danificada. Somente a barbatana danificada que não é a ossada "original".

Esqueleto da balei na entrada. Foto: Aline Pires
Não resistimos.. Selfie
Ele terá 28 tanques para receber 8 mil animais de 350 espécies diferentes, isso mesmo você não leu errado, são muitos animais (oito mil). O maior tanque, batizado de Oceânico, terá capacidade para 3,3 milhões de litros de água, com dois andares de altura (para visitação), e uma linda vista panorâmica através do túnel de acrílico.

É claro que as crianças ficaram encantadas com tudo e quando o Fernando avisava que podiam testar, ai mesmo era com eles (rs).

Foto: Rogerio Pires

Nessa área poderemos ter contato mais próximos com algumas vidas marinhas e terão profissionais capacitados para nos ensinar um pouco sobre.

Tivemos o prazer de ver alguns tanques que já estão com alguns peixes e todo ornamentado.
Escolhemos um tanque para selfie do Pires, para repetimos depois da inauguração.

Fernando explicou ao grupo, como é feito todo o tratamento das águas. É impressionante todo o processo de tratamento.
Fernando Menezes - Foto: Aline Pires

Um pouco antes de irmos embora fomos na parte superior, de onde é possível ver o tanque principal de cima e visitar a área de quarentena (por poucos minutos para preservar os animais).

Embaixo deles é o tanque "Oceânico". Foto: Aline Pires

Atrás deles é o tanque "Oceânico". Foto: Aline Pires

Além de toda vida animal, terá também um Aquário Marinho Virtual, onde os visitantes poderão aprender sobre espécies que não podem ter contato direto com o público, por motivo de segurança, saúde pública ou mesmo para evitar estresse no animal. E um Museu de Ciências, que promoverá programas, eventos relacionados a questões ambientais.

O AquaRio promete nos surpreender com atrações como Festa do Pijama para criançada, isso mesmo, as crianças poderão comemorar com os amigos em uma festa do pijama pra lá de diferente. Assim que o Roger ouviu isso ficou louco e pediu para a festa de aniversário dele ano que vem ser lá.

Oceânico - As crianças poderão dormir de frente para esse lindo e gigante tanque.

Passamos pela obra da loja do AquaRio e mesmo faltando detalhes já achamos ela linda. (Nossa visita foi em 24/07/16).

Loja AquaRio ainda em obras. Foto: Aline Pires

Nossa Cidade Maravilhosa merecia mesmo "ganhar"o AquaRio de presente, conhecida no mundo inteiro por suas praias não tinha nenhum aquário.

Números, surpreendentes, do AquaRio:
Área total construída: 26 mil m2
Volume total de água: 4,5 milhões de litros
Tanques: um tanque principal (o Oceânico) e 27 tanques secundários
95% dos animais marinhos, que farão parte do AquaRio, são encontrados na costa Brasileira

Informações importantes:
Ingressos: terá a modalidade anual e diário
Estacionamento: funcionará no esquema de vallet e terá vaga para 160 carros, 20 motos e bicicletário
Horário: 09 às 18h (diariamente)
Restaurantes: 11 às 22h (segunda a quinta) e 11h à meia noite (sexta a domingo)

Expectativa de inauguração - novembro de 2016. Já podemos ficar na fila?

Estamos ansiosos pela inauguração, se já adoramos o que vimos.. imagine depois de tudo prontinho.