Chapada Diamantina - Roteiro de 05 dias

A Paulinha é uma fofa, que trabalha na mesma empresa que eu e voltou encantada com sua viagem a Chapada Diamantina e eu viajando em cada detalhe que me contava, pois fui viajando com ela no seu Instagram (algumas imagens ela compartilhou conosco). Quando finalizamos o papo, perguntei a ela se não queria compartilhar essa viagem maravilhosa, e aqui está o Guest post da Paula Caldara - Chapada Diamantina, roteiro de 5 dias. Eu amei e espero que se encantem também.

Decidi viajar sozinha pois marquei férias e não tinha ninguém pra me acompanhar na época escolhida. Eu adoro viajar e não ter companhia não era um empecilho pra deixar de conhecer lugares lindos que fazem parte da minha listinha. Conversei com várias pessoas que viajam sozinhas e me empolguei muito pra minha primeira viagem sozinha. Entendi que seria um bom momento pra muitas reflexões, autoconhecimento, oportunidade de conhecer qualquer pessoa que cruzasse meu caminho, fazer as coisas no meu tempo, enfim um tempo só pra mim, sem pensar em nada, simplesmente aproveitar as experiências que surgissem. 

O destino escolhido foi a Chapada Diamantina, porque eu adoro natureza e adoro fazer trilha. Como a Chapada fica na Bahia e eu amo praia, resolvi passar os últimos dias da viagem em Morro de São Paulo, relaxando numa praia linda, tomando água de coco, comendo peixe e bebendo umas caipirinhas deliciosas com as frutas da estação.

Céu maravilhoso da Chapada Diamantina
Céu encantador da Chapada - Foto: Paula Caldara

A Chapada Diamantina é uma região de serras protegida pelo Parque Nacional da Chapada Diamantina, é composta por 24 municípios e as cidades mais procuradas pelos aventureiros para se hospedar são: Vale do Capão, Mucugé e Lençóis. Resolvi me hospedar em Lençóis por ser a cidade com mais estrutura. 

É possível chegar em Lençóis de carro, avião da companhia Azul, que sai de Salvador, e ônibus. Eu escolhi essa opção, fui de avião pra Salvador e na rodoviária peguei um ônibus da empresa Rápido Federal direto para Lençóis, a viagem tem duração de 7h. 

Fiquei no Hi Hostel, adorei tudo lá, as pessoas que trabalham lá são muito simpáticas, o café da manhã era bem servido, cada dia tinha uma novidade, os quartos eram limpos, só achei o travesseiro meio duro.

A cidade de Lençóis é muito bonitinha, as ruas são de pedra e as construções são todas antigas, um charme. Eu não conheci a cidade durante o dia porque ficava o dia todo fazendo passeio, mas a noite é bem agitadinho. Tem uma variedade muito grande de restaurantes nas 2 ruas principais: Rua das Pedras e Rua da Baderna. Na rua do Banco do Brasil também tem muitas opções de restaurante. Nesses ruas sempre rola uma musiquinha ao vivo, que deixa o lugar ainda mais agradável. 

Dentro do hostel tem uma agência, a Diamantina Trip fechei todos os passeios com eles e os guias eram maravilhosos, super educados e muito atenciosos, valeu muito a pena, a agência é realmente muito organizada. A maioria dos lugares cobram taxa de visitação e quando você faz os passeios pela agência, não precisa se preocupar com essa parte burocrática, o preço deles já inclui as taxas, então é só chegar no lugar e desfrutar das belas paisagens.

Hi hostel e o Guia
Com o nosso Guia, em frente ao Hostel - Foto: Paula Caldara
Fiquei 5 dias na Chapada e fiz passeio todos os dias, mas não foi suficiente, pois a Chapada é enorme e tem muitos lugares lindos pra conhecer, fui embora com gostinho de quero mais e com muita vontade de voltar pra fazer outros roteiros. 

É possível conhecer alguns lugares sem guia, mas eu escolhi fazer tudo com agência pela segurança e facilidade da logística e também porque estava sozinha e queria fazer os passeios em grupo. 

A agência dá todas as dicas dos roteiros escolhidos, tempo de duração, Km que serão percorridos, nível de dificuldade, o que precisa levar na mochila de ataque, eles tem até um esquema de kit lanche que pode ser bom pra quem não quer se preocupar em fazer compras no mercado. 

Roteiro de 5 dias na Chapada Diamantina

1. Rio Mucugezinho + Poço do diabo + Gruta da Fumacinha + Rio Pratinha

Rio Mucugezinho: A trilha é de nível fácil, para chegar ao rio não leva nem 5 minutos. Tem um poço e uma pequenina queda.

Rio Mucugêzinho, Chapada Diamantina
Rio Mucugêzinho - Foto: Paula Caldara
Poço do Diabo: Bom lugar para fazer rapel e tirolesa. Não resisti e desci de rapel os 22m.

Poço do Diabo, visto de cima - Chapada Diamantina
Poço do Diabo, visto de cima - Foto: Paula Caldara
Rapel no Poço do Diabo - Chapada Diamantina
Rapel no Poço do Diabo - Foto: Paula Caldara

Gruta da Fumacinha: uma gruta que tem visitação para ver a formação de muitas estalactites e estalagmites que parecem gotas caindo do teto, lugar bem diferente, ao término do passeio vale almoçar num restaurante bem caseiro que tem ao lado e provar o típico prato de Mandacaru, um tipo de cacto comestível, pode parecer estranho, mas é uma delícia!

Provei o mandacaru e amei
Pé de mandacaru - Foto: Paula Caldara
Gruta da fumacinha - Chapada Diamantina
Gruta da fumacinha - Foto: Paula Caldara


Gruta da Pratinha: formação rochosa com água cristalina azul, dá pra fazer flutuação com snorkel pelo túnel escuro iluminado por lanternas.

Gruta da Pratinha - Chapada diamantina
Gruta da Pratinha - Foto: Paula Caldara

Pratinha: um rio para um bom banho de água gelada pra dar aquela energizada, é possível chegar no rio pela tirolesa.

Pratinha - Chapada Dimantina
Pratinha - Foto: Paula Caldara
Morro do Pai Inácio: é um dos cartões postais da Chapada, lugar lindo com altitude de 1.120m, perfeito no fim de tarde pra apreciar o pôr do sol.

Morro do Pai Inácio - Chapada Diamantina
Morro Pai Inácio - Foto: Paula Caldara

Morro do Pai Inácio - Chapada Diamantina
Morro Pai Inácio - Foto: Paula Caldara


Morro do Pai Inácio - Chapada Diamantina
Morro Pai Inácio - Foto: Paula Caldara

2. Cachoeira do Sossego

A trilha para chegar na cachoeira tem 7km e o terreno é irregular, são muitas pedras no leito do rio, não é muito fácil pra quem não está acostumado a fazer exercícios físicos, mas o trajeto é de paisagens lindas e vale a pena chegar ao final, a cachoeira é linda!

Cachoeira do Sossego - Chapada Diamantina
Cachoeira do Sossego - Foto: Paula Caldara

Ribeirão de Cima: fica no caminho de volta da cachoeira, lindas piscinas naturais excelentes para relaxar e fazer um lanchinho.

Ribeirão de cima - Chapada Diamantina
Ribeirão de cima - Foto: Paula Caldara

Ribeirão de cima - Chapada Diamantina
Ribeirão de cima - Foto: Paula Caldara

Ribeirão do Meio: outro rio no caminho de volta, famoso pelo seu escorrega natural de pedra, bom também pra se divertir e relaxar comendo um espetinho de carne, frango ou salsichão. 
Infelizmente não tenho foto :(

3. Cachoeira da Fumaça 

A trilha começa com 2km de subida e depois mais 4km no plano, o caminho é lindo, com muito verde. Chegando lá o visual é incrível, de tirar o fôlego. A cachoeira da Fumaça é a 2ª mais alta do Brasil, tem 340m, o mais comum e mais fácil é ver de cima a água da cachoeira que jorra de um buraco no paredão. Para os mais aventureiros também é possível ver a cachoeira de baixo, mas tem que se preparar para 3 dias de caminhada, saindo de Lençóis.

Cachoeira da Fumaça - Chapada Diamantina
Cachoeira da Fumaça - Foto: Paula Caldara

Cachoeira da Fumaça - Chapada Diamantina
Cachoeira da Fumaça - Foto: Paula Caldara
O caminho até ela é linda!
Cachoeira da Fumaça - Chapada Diamantina
Cachoeira da Fumaça - Foto: Paula Caldara

4. Cachoeira do Mosquito 

Cachoeira linda, com uma queda bem forte de água bem gelada, mas que faz um bem enorme pra alma ficar debaixo dela rs, o lugar é lindo, com a combinação da queda dágua, rochas e vegetação. O acesso a trilha fica dentro da fazenda Santo Antônio. A trilha pra chegar na cachoeira é bem tranquila, são uns 20 minutinhos, a volta é mais puxada porque é subida. Na fazenda Santo Antonio também tem um restaurante, pra quem quiser almoçar, eu não almocei lá, mas o guia disse que a comida é gostosa.

Cachoeira do Mosquito - Chapada Diamantina
Cachoeira do Mosquito - Foto: Paula Caldara

Cachoeira do Mosquito - Chapada Diamantina
Cachoeira do Mosquito - Foto: Paula Caldara

Poço azul: lugar mágico, é uma caverna com águas completamente cristalinas e azul, no início da tarde o sol invade a caverna e a cor da água fica ainda mais linda. Mesmo com profundidade que varia de 20 a 61m dá pra ver nitidamente o que tem no fundo, muitas rochas e muitos troncos de árvore. Lá só é permitido entrar 12 pessoas por vez e cada grupo fica 20 minutos fazendo flutuação com colete, máscara e snorkel, todos esses equipamentos são disponibilizados lá no local. Nessa propriedade tem um restaurante a kilo com uma comida caseira deliciosa, vale a pena.

Poço Azul - Chapada Diamantina
Poço Azul - Foto: Paula Caldara

Poço Azul - Chapada Diamantina
Poço Azul - Foto: Paula Caldara

5. Cachoeira do Buracão 

Um dos lugares mais lindos que já fui na vida, essa cachoeira é linda de morrer, não dá nem pra explicar a sensação de estar lá, é uma energia única. A trilha começa no leito do Rio Espalhado, encontro de vários rios que vão se espalhando até desaguar na queda do Buracão. No caminho também tem as cachoeira das Orquídeas e do Recanto Verde. Quando você chega ao poço que dá acesso a cachoeira do Buracão é incrível, porque você se depara com os cânions de 100m de altura que é a coisa mais linda, o uso de colete é obrigatório, e você começa a flutuar naquelas águas escuras no meio dos cânions até ver a queda de 85m da cachoeira mais linda que já vi. Não é todo mundo que se arrisca chegar debaixo da queda, mas eu fui e não me arrependi, sensação maravilhosa, revigorante. É um dos lugares mais visitados da Chapada. De Lençóis é bem longe, foram 500km ida e volta, mas valeu cada minuto de viagem, porque a beleza do lugar é indescritível, só vendo pra entender. 

Cachoeira do buracão - Chapada Diamantina
Cachoeira do buracão - Foto: Paula Caldara
Cachoeira do buracão - Chapada Diamantina
Cachoeira do buracão - Foto: Paula Caldara


Cachoeira do buracão - Chapada Diamantina
Cachoeira do buracão -  Foto: Paula Caldara


Onde comer na Chapada Diamantina

Quilombola: vários tipos de comida e um ótimo lugar para saborear a verdadeira comida regional como Godó de banana, beijus, escondidinho.
Endereço: Rua das Pedras, 89, Lençóis
Telefone: (75)99930-3027

Lampião: comida nordestina
Endereço: Rua da Baderna, Lençóis
Telefone: (75) 3334-1157

Bodega: comi uma moqueca de peixe com camarão deliciosa
Endereço: Rua das Pedras, 121, Lençóis

Café do Mato: é um creperia, os crepes são de comer rezando
Endereço: Rua Miguel Calmon, 38, Lençóis

Dicas para os passeios  

- Ter uma mochila de ataque para levar itens pessoais e comida. O bom da mochila é que distribui o peso nas costas;
- Levar bastante água pra se hidratar no caminho, eu sempre levava no mínimo 1,5l; 
- Lanchinhos leves como sanduíches, frutas, barrinhas de cereal, biscoitos, nuts;
- Protetor solar e boné, porque o sol castiga;
- Uma bota ou tênis próprios para trilha, porque alguns lugares têm muitas pedras e areia seca que escorregam, então é bom um calçado com boa aderência, pra evitar quedas e torções; 
- Toalha e roupa para banho nas cachoeiras e rios; 
- Papel higiênico e saco para guardar seu lixo e garantir a conservação da natureza; 
- Câmera para registrar as paisagens deslumbrantes;

Paulinha, muito obrigada por compartilhar conosco essa viagem tão linda e que o seu relato inspire outras pessoas a viajarem.

A Anna do Mala de Viagem tem um roteiro mara de outra chapada que está na nossa wish list - Chapada dos Guimarães, o roteiro está completo com dicas de passeios, restaurantes e pousadas.

A Jaqueline tem um post muito bacana também sobre a Chapada com custos e tudo.

Outras Blogueiras que viajam com seus pimpolhos também conheceram esse paraíso e convido vocês a ver com foi a experiência delas:

Malas e Malinhas, da Bárbara Calmeto
Trilha e Cantos, da  Liliane Inglez
E aí, férias! da Camila Faria


Reserve sua viagem usando nossos links parceiro e ajude o Blog
Consulte o booking para encontrar sua hospedagem em qualquer lugar do mundo de maneira rápida e segura, com opção de cancelamento gratuito e sem pagamento antecipado.

Não deixe de viajar com segurança, na Real seguro viagem você pode cotar o seguro que caiba no seu bolso, o pagamento pode ser em até 6x sem juros no cartão ou com desconto de 5% no boleto. 

Seguro viagem brasil 320x50
Você também pode solicitar cotação de viagem, enviado e-mail para poraicomospires@gmail.com
Ao reservar com um parceiro através dos nossos links recebemos uma pequena comissão. Você não paga nada a mais por isso e ainda ajuda o blog a se manter sempre atualizado com novas dicas de viagem. Obrigada! 
Compartilhe esse post:

13 comentários:

  1. Que delícia relembrar esse destino. Chapada Diamantina é um paraíso, um lugar para voltar quantas vezes for possível. Esse poço azul é coisa de outro mundo, olha a cor da água! Pela foto já é surreal de lindo. O roteiro de 5 dias é ideal - vou recomendar o post para um amigo que está querendo visitar a Chapada! Bjs

    ResponderExcluir
  2. Que lindo esse lugar!! Fico impressionada com toda essa beleza e quero poder visitar um dia! E esse poço azul??!!! Maravilhoso!!! Me imaginei ali também! hahahahah

    ResponderExcluir
  3. Nossa, como vocês conseguiram fazer bastante coisa em tão pouco tempo hein?! Eu fui para a Chapada Diamantina em época de chuva e quase não consegui aproveitar. Anotei e tentarei fazer esse roteiro novamente <3

    ResponderExcluir
  4. Quero fazer a Chapada Diamantina ano que vem e estou anotando as suas dicas. Você acha que 5 dias foram suficiente para conhecer com calma ou sugere mais dias? Há época de chuvas por lá como em outras regiões? Há boas hospedagens perto? Quais cidades eu poderia pesquisar por hospedagem?

    ResponderExcluir
  5. Uau parabéns pelo guest post Paula! Arrasou nos cliques e no roteiro. Isso aí se não tem quem vá encara a trip sozinha e faz amigos por lá. Babei com a sua foto do Morro Pai Inácio!! E o que é esse poço azul! Achei apenas sensacional!

    ResponderExcluir
  6. Post showww. Fala pra Paulinha que ela me deixou com mais vontade ainda de conhecer a Chapada. Ja me planejei varias vezes, mas vi que 3 ou 4 dias não são suficientes :(. As cachoeiras são as paisagens que mais chamam minnha atenção.

    ResponderExcluir
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  8. Gente, ela não é blogueira mas fez um post incrível! Os relatos, a qualidade das fotos e as dicas, ate de restaurante! ela falou sobre preço médio desses passeios? Como o Parque cobra taxas, fiquei pensando se é realmente um destino barato!!!

    ResponderExcluir
  9. As dicas do post estão ótimas. Conheci boa parte destes lugares e são, realmente, imperdíveis. Meu preferido: o Poço Azul. Também me apaixonei pela Cachoeira do Mosquito, que não fica longe de Lençois. Uma dica preciosa neste post: a creperia Café do Mato. Boa demais!!!

    ResponderExcluir
  10. Sobre Lençóis... o que falar de uma cidade que tem uma rua chamada "Rua da Baderna"? hahahaha!

    Aqui perto temos a Chapada dos Veadeiros. É sempre um destino a se voltar. Mas adoraria conhecer outra Chapada... no caso a Diamantina. Quem sabe um dia? Essa vista do Morro do Pai Inácio é tão clássica. Lindo demais. Fico impressionado também com as formações rochosas da Cachoeira do Buracão. Massa!

    Belo post!

    ResponderExcluir
  11. A Chapada Diamantina está na minha listinha já faz um bom tempo, mas nunca dá certo de ir, pq não quero ir no período da chuva. Vc acha que os 5 dias foram suficientes ou precisaria de mais dias? Adorei o post e as fotos ficaram maravilhosas.

    ResponderExcluir
  12. Nossa to impressionada com a beleza do lugar. Eu sempre quis visitar, mas confesso que essas fotos realmente me animaram, fico imaginando por do sol com esse visual! Parabéns pelo Post!

    ResponderExcluir
  13. LENÇÓIS
    Na charmosa Capital da Chapada,
    a riqueza não é mais o diamante,
    mas é a sua fascinante natureza
    com a sua paisagem exuberante.

    A Chapada Diamantina é linda,
    não tem palavra para descrever.
    Sua arquitetura é a obra de arte
    que a natureza não pôde fazer.

    Os morros fazem esculturas,
    o som vem das cachoeiras,
    o tesouro fica nas cavernas
    com verdes vales de palmeiras.

    Nessa terra de aventura,
    o divertido é caminhar;
    mas pode navegar no Marimbus
    ou ir ao Paraguaçu para banhar.

    Autor: Sebastião Santos Silva da Bahia


    ResponderExcluir