04 Vinícolas que encantaram os Pires no Sul do Brasil

Quando começamos a planejar nossa road trip pelo Sul (janeiro/2017), uma coisa que definimos que não podia deixar de ter em nosso roteiro era conhecer as Vinícolas da região. E nestas regiões que visitamos tinham muitas Vinícolas então, a escolha realmente não foi nada fácil, mas após conhecê-las vimos que acertamos nas escolhas, pois cada uma tinha uma particularidade que nos encantaram.

Vinícolas Sul Brasil, que visitamos e amamos

Miolo - Bento Gonçalves - Vale dos Vinhedos

A Miolo é sem dúvida nenhuma a maior da região. Ao chegar na Miolo já ficamos apaixonados com as parreiras carregadas e como tinha chovido bem a noite toda, as uvas e suas folhas estavam molhadas e pareciam imagem de revista.
Estávamos com o grupo, depois que todos se cadastraram fomos para uma sala para degustação e explicações sobre cada vinho degustado. Tudo muito maravilhoso e explicado com calma por um enólogo.

Vinícolas Sul Brasil, amamos conhecer a Miolo


Como havia faltado luz, não conseguimos ir até a área de produção dos vinhos, fomos para as parreiras da entrada da Vinícola e aprendemos um pouco mais e a parte mais gostosa foi poder degustar as uvas direto das parreiras (estavam geladinhas devido ao frio e chuva) e ainda ficamos "namorando" a vista do SPA do vinho (fica em frente a Miolo).


Depois o enólogo no levou na área onde os espumantes ficam "descansando" e explicou todo o processo de fabricação, ficamos impressionados com a pressão que fica em uma garrafa de espumante e como requer muito cuidado no manuseio.



Para visitações é importante contatar a Miolo para agendar, principalmente se estiver em grupo.
Endereço: RS 444 Km 21 - Vale dos Vinhedos - Bento Gonçalves, RS
Horário de funcionamento do complexo Ecoturístico
  • Segunda a Sábado das 08h às 17h45
  • Domingo das 10h às 16h45

Ravanello - Gramado

É a única vinícola Boutique de Gramado. O Sr Normélio e sua esposa Rosa, iniciaram em 2005 o empreendimento vitivinícola em uma vinícola experimental e Bento Gonçalves e em 2010 iniciou a Vinícola Ravanello em Gramado.

Na entrada "cruzamos" as parreiras da Vinícola e chegamos a um casarão lindo com uma arquitetura com estilo italiano.

Vinícolas Sul Brasil

Fomos direcionados junto com uma outra família a iniciar nossa visitação, um enólogo nos acompanhou até uma área que tinham enormes tanques verticais onde  os vinhos são elaborados, explicando cada detalhe. Depois fomos até uma área onde outros vinhos são elaborados em barricas de carvalho francês. Fizemos degustação de diversos vinhos, cada uma mais maravilhoso que o outro.



A lojinha é uma perdição e impossível sair de lá se comprar uns vinhos, na saída conhecemos o Sr Alexandre Ravanello que nos contou um pouco sobre o "nascimento" da Vinícola e da história da Família.

Para visitações é importante contatar a Ravanello para agendar, principalmente se estiver em grupo.
Endereço: RS 235 Km 28,3 - Gramado, RS
Horário de funcionamento do complexo Ecoturístico
  • Segunda a Sábado das 09h30 às  12h | 13h30 às 17h30
Uma dica bacana é visitar a Ravanello e o Snowlnad no mesmo dia, pois ficam uma de frente para outra.

Cristofoli, vinhos de Família - Rota das cantinas históricas - Faria Lemos

Amamos todas as experiências que tivemos em todas as Vinícolas, mas sem dúvida a visita a Cristofoli nos marcou muito, pois fomos recepcionados pela própria Família Cristofoli em uma tarde de domingo, a sensação é de que estávamos visitando parte da nossa Família, fomos tão bem recebidos que não esquecemos nem os nomes deles. A proposta deles para nós foi a experiência Tour vinho e paisagem, e que experiência fantástica foi essa.

Vinícolas Sul Brasil


Seguimos por uma estrada que passa pelas vinícolas da Família e depois paramos no alto de onde você tem a certeza do porque do nome da experiência, a paisagem é linda e na época que fomos as parreiras carregadas e com as folhas tão verdinhas que juro que fiquei com olhos cheios d'agua, pois não tinha visto nada igual. Perguntei tanta coisa, e a Bruna Cristofoli (enóloga) explicou tudo com tanto carinho e dedicação que guardei para sempre todas as informações. A "aula"de história ficou por conta da Maritania Cristofoli, que fala da história de uma forma tão prazerosa que ficaria horas ouvindo-a sem interrompe-la. Mas nosso passeio não acabou aí, descemos e passamos por dentro das parreiras, onde podíamos tocar e degustar as uvas. 



E ainda tivemos um lanche maravilhoso com espumante exclusivo para harmonizar com as delicias da Serra Gaúcha, durante o lanche conversamos muito sobre todas as curiosidades que tínhamos e nunca perguntávamos.


E durante o lanche Roger e Lelê ficaram com a Bárbara (filha da Maritania) sobre um confortável edredom sobre as parreiras aprendendo a jogar "cinco Marias".


Enquanto retornávamos a loja da Cristofoli, caiu uma chuvinha gostosa que nos refrescou e foi muito divertido. A Bruna nos explicou sobre a elaboração dos vinhos, espumante e sucos da Família. Roger e Lelê amaram os sucos.


Além de sairmos com alguns vinhos, sucos de uva e uma espécie de copa, precisamos trazer a figada na Maritania (só de escrever fico com água na boca).

A Cristofoli tem outras experiências, como: Almoços e jantares harmonizados, edredom nos parreirais.

Para visitações é importante contatar a Cristofoli para agendar, principalmente se estiver em grupo.
Endereço: RS 431 Km 06 - Faria Lemos - Bento Gonçalves, RS
Horário de funcionamento do complexo Ecoturístico
  • Segunda a Sexta das 08h às 11h30 | 13h30 às 18h
  • Sábado, domingo e feriado das 09h30 às 18h

Cave de Pedra - Vale dos vinhedos - Bento Gonçalves

A vinícola chama muito atenção de quem passa por ela, devido ao seu lindo castelo medieval, todo construído em pedra basalto. Ao estacionarmos o carro, nos chamou a atenção a quantidade de roseiras entre as parreiras.


A recepção é linda e ao lado fica a loja com produtos produzidos na Cave de pedra. Fomos conhecer a estrutura do castelo, iniciando pelo túnel, depois o enorme salão (onde são realizadas muitas festas) que deu acesso ao topo, de onde se tem uma linda vista de toda área. Ela é conhecida como uma das primeira vinícolas boutiques do Brasil.


A vinícola tem produção limitada de vinhos e espumantes. Sua especialidade é a elaboração de espumantes pelo processo tradicional - Champenoise (com fermentação na própria garrafa) muito utilizado na França.



Lembra das rosas que haviam chamado a nossa atenção? Perguntamos ao funcionário que estava nos acompanhado e ele nos explicou que sempre tem rosas nas parreiras, pois como elas são muito sensíveis, qualquer coisa que esteja fora da normalidade ela sente logo e os cuidadores verificam do que se trata, antes que chegue as uvas.


Quando finalizou o nosso tour pelas estruturas e explicação sobre a elaboração de vinhos e espumantes, chegou a hora de fazermos a nossa degustação.

Para visitações é importante contatar a Cave de pedra para agendar, principalmente se estiver em grupo.
Endereço: Linha Leopoldina,  Bento Gonçalves, RS
Horário de funcionamento do complexo Ecoturístico
  • Segunda a Sábado e feriado das 09h40 às 18h
  • Domingo das 09h10 às 17h

Blogagem Coletiva


Esse post faz parte da Blogagem Coletiva #VinicolasPeloMundo, onde Blogs de Viagem de Pequenos Grandes Viajantes escreveram sobre uma vinícola visitada em qualquer país do mundo. Não deixe de ler os outros posts:
Se animou a visitar as Vinícolas do Sul do Brasil? Esperamos que venham gostado.

Caso queiram conhecer Porto Alegre, a Gabriela do blog Estrangeira, tem um post completo de 03 dias em Porto Alegre que super recomendo.

Se quiser ter a experiência de se hospedar via Airbnb, clique aqui e ganhe R$100,00 de crédito ;)

Conhece nossas redes sociais?

Reserve sua viagem usando nossos links parceiro e ajude o Blog
Consulte o booking para encontrar sua hospedagem em qualquer lugar do mundo de maneira rápida e segura, com opção de cancelamento gratuito e sem pagamento antecipado.

Alugue carro antes da viagem e passei pelas Cidades da Serra Gaúcha
Não deixe de viajar com segurança, na Real seguro viagem você pode cotar o seguro que caiba no seu bolso, o pagamento pode ser em até 6x sem juros no cartão ou com desconto de 5% no boleto. 
Você também pode solicitar cotação de viagem, enviado e-mail para poraicomospires@gmail.com
Ao reservar com um parceiro através dos nossos links recebemos uma pequena comissão. Você não paga nada a mais por isso e ainda ajuda o blog a se manter sempre atualizado com novas dicas de viagem. Obrigada! 
Seguro viagem brasil 320x50

Compartilhe esse post:

18 comentários:

  1. Tomei um vinho branco da Ravanello e adorei! Faria essa visita com certeza ao retornar a Gramado!
    ;)

    ResponderExcluir
  2. Nooossa, vocês conheceram várias. Acho que quando eu estive na região, passei por duas só.

    ResponderExcluir
  3. Que delícia conhecer tantas vinícolas assim! Adorei as dicas!

    ResponderExcluir
  4. Adorei as dicas. Quero muito fazer uma road trip semelhante. Espero que seja logo.

    ResponderExcluir
  5. Concordo com vocês, todos passeios maravilhosos!!!!
    Sou suspeita porque amo essa região!!
    beijo para vocês

    ResponderExcluir
  6. Doida para fazer um tour desses de vinho! Só aguardando um feriadinho! Adorei as dicas!

    ResponderExcluir
  7. Que delícia de experiência, parece que valeu muito a pena conhecer. As fotos ficaram incríveis e amei as crianças se divertindo juntas. Belo post!

    ResponderExcluir
  8. Aline, tenho vontade de ir de carro ao sul e trazer o porta-malas cheio de vinhos! No vale dos vinhedos, também conheci a Miolo e uma vinícola menor e premiada chamada Lidio Carraro. Recomendo!

    ResponderExcluir
  9. Belo post! O sul do Brasil é lindo e merece o roteiro!! A região do Vale dos Vinhedos em Bento Gonçalves é imperdível. Além da Miolo e Cave de Pedra, recomendo fazer a visitação também na Vinícola Casa Valduga, ótimos vinhos e excelentes espumantes, eles tem pousada e um ótimo restaurante lá também. Além das maiores e famosas, a região é repleta de pequenas vinícolas, familiares e boutiques, que são um belo complemento às visitações mais conhecidas.
    Os caminhos de pedra, também em Bento, valem a passada para quem está na região ;)

    ResponderExcluir
  10. Não me canso de ver novas vinícolas aqui da região. Não conhecemos a Cristofoli ainda, mas já está em nossa lista!!

    ResponderExcluir
  11. Adorei as dicas! Tem tanta coisa bacana para conhecer no sul do Brasil! Fiquei babando para conhecer a Cave de Pedra. Que coisa mais linda! :)

    ResponderExcluir
  12. Amei o post! Percebi que tenho que conhecer o Sul do país!

    ResponderExcluir
  13. Adorei as dicas, mas a Cristofoli parece mesmo incrível! Já vou anotar essa dica!

    ResponderExcluir
  14. Adorei o Post! Que delicia essas visitas! E a Cristofoli parece demais mesmo! Vou incluir em uma próxima visita a Bento!

    ResponderExcluir
  15. Gente, já quero ir em todas! Principalmente nessa que parece um castelo.

    ResponderExcluir