Paraty - Roteiro de final de semana com criança

Em dezembro fomos a Paraty, e no final da viagem nos perguntamos porque demoramos tanto para voltar a esse lugar tão gostoso. Já tivemos em Paraty como casal e com as crianças, mas dessa vez eles curtiram muito mais, afinal de conta eles cresceram e fizeram coisas que antes não faziam. Quer se animar a visitar Paraty com seu(s) pimpolho(s)? Veja como foi o nosso final de semana e se inspire a visitar essa cidade que nos encanta pela história, belezas naturais (praias, ilhas, cachoeiras) e gastronomia maravilhosa.


Roteiro final de semana em Paraty

1o. Dia (sexta-feira)
Conseguimos sair com destino a Paraty pela manhã de casa, não muito cedo. Fomos com calma, as estradas são boas, mas com muitos pardais de redução de velocidade, pois a BR-101 corta muitas cidades. E depois de Mangaratiba, tem muitas curvas. Tomamos um café da manhã bom e seguimos direto, aproximadamente 4h de viagem da nossa casa a Paraty.

Quando chegamos em Paraty seguimos para Centro histórico e combinamos com as outras pessoas de almoçarmos. Escolhemos o Restaurante, bar e choperia Bem Brasil, não tínhamos referência do local, mas gostamos e muito. Ele serve a típica comida brasileira, com ambiente bem agradável. Pedimos pratos de peixe para as crianças e moqueca para nós, estava tudo delicioso.

Me encantei com essa frase
Depois do almoço fomos dar uma voltinha pelas ruas do centro histórico e tomamos um sorvete na Sorveteria Ice Paraty e conhecemos a loja Armazém da Cachaça, lá você encontra diversos produtos como cachaça e compotas da região.
Acho que alguém adorou o sorvete








Fomos conhecer a pousada e ficamos encantados com a área comum e muito mais encantados com o espaço do quarto, nunca ficamos em uma pousada com quarto tão espaçoso, bem família mesmo.


À noite fomos ao Ristorante e Pizzeria Punto Divino e comemos uma pizza, maravilhosa ao som de bossa nova e MPB (voz e violão) que deixa o ambiente mais especial. A decoração do restaurante é uma graça, todo a meia luz e luz de vela.

2o. Dia (Sábado)
Dia de conhecermos um pouco mais sobre Paraty, seguimos para Centro Histórico para o nosso City tour, parte da Cidade é tombada pelo IPHAN como Patrimônio Histórico Nacional.
Nosso City tour foi com as guias Cláudia e Patrícia da Paraty CBV, que nos deixaram mais encantados com Paraty com suas explicações de cada detalhe das construções, igrejas, histórias
Tudo que aprendemos no City Tour foi tão maravilhoso, que será impossível estar em Paraty e não lembrar dessa experiência, indicamos para quem gosta de conhecer melhor a história de Paraty. Esse City tour merece um post só para ele, ainda irei escrever.

Sim, você irá encontrar com carroças pelo Centro Histórico de Paraty.
centro-historico-paraty
Centro histórico de Paraty
Casa do Príncipe Dom João de Orleans e Bragança 
É claro que as meninas do grupo, junto com as nossas guias queridas quiseram registra esse momento em frente a casa da realeza.

Logo após nosso City tour, seguimos para o cais para nosso Passeio de escuna, veja o post completo sobre esse passeio maravilhoso.





Caminhamos um pouco mais pelo centro histórico e tiramos uma foto clássica com todas do DVeV (De Viagem em Viagem).



À noite fechamos com um jantar maravilhoso no Margarida Café. A decoração é de muito bom gosto, comida muito gostosa e uma música ao vivo maravilhosa.



Não resisti a essa "porta" fofa
Aproveitamos para degustar a cerveja Caboré
3o. Dia (Domingo)
Dia de Passeio de Jeep, um passeio bem diferente principalmente se você está acostumado a ver Paraty como uma cidade linda com praias paradisíacas, um centro histórico maravilhoso e uma gastronomia de dar água na boca, mas maravilhoso. Veja o post completo sobre o passeio, onde visitamos cachoeiras e alambique.





No retorno do Passeio ficamos curtindo um pouco a piscina da pousada e pedimos um petiscos.
Antes de voltarmos para casa, fomos mais um pouco no Centro histórico e estava tendo uma procissão. Admiramos mais um pouco do artesanato e artista de rua antes de nos despedirmos de Paraty.










Voltamos já no final do dia e chegamos bem, e já cheio de saudades de um final de semana
maravilhoso.


Como ir à Paraty

Como escrevi acima, fomos de carro. Mas meu sogro nos encontrou lá e foi de ônibus (Rio - Rodoviária Novo Rio a Paraty) e foi super tranquilo. Principalmente porque a nossa pousada Villa del Sol era bem próxima.

De carro: Conforme o mapa mostra abaixo existem 3 caminhos possíveis, mas preferimos o destacado, por ser mais curto e é o que conhecemos melhor. Esse caminho tem pedágios, mas tem também o visual do mar como companheiro de viagem.



De ônibus: Você pode comprar sua passagem no site da Novo Rio, a passagem custa em torno de R$80 (o valor é variável de acordo com o dia da semana), você pode selecionar o seu assento e a viagem dura em torno de 4h30m.

Onde comer em Paraty

Você já deve ter ouvido falar ou lido sobre a gastronomia maravilhosa de Paraty, e aqui segue os restaurantes maravilhosos que fomos nesse final de semana encantador.

Restaurante, bar e choperia Bem Brasil - fica logo no início do centro histórico e tem uma comida bem saborosa, típica brasileira.
Endereço: Rua Domingos Gonçalves de Abreu, 198 - Centro Histórico
Telefone: (24) 3371-0033

Ristorante e Pizzaria Punto Divino - fica Praça da Igreja Matriz, no centro histórico. O restaurante é lindo, com uma decoração muito charmosa.
Endereço: Rua Marechal Deodoro, 129 - Praça Matriz - Centro Histórico
Telefone: (24) 3371-1348

Margarida Café - fica bem próximo do restaurante Bem Brasil, na Praça do Chafariz, no centro histórico.
Endereço: Praça do Chafariz - Centro Histórico
Telefone: (24) 3371-2441

Onde ficar em Paraty

Pousada Villa del sol adoramos muito nossa pousada, veja o post completo sobre ela aqui.

Veja outras pousadas em Paraty com ótimas pontuações.

Um pouco da história de Paraty

A bela cidade de Paraty, considerada Patrimônio Histórico Nacional, e até hoje preserva seus inúmeros encantos naturais e arquitetônicos. Caminhar por Paraty é se transportar para outra época, suas pedras "pés-de-moleque" de suas ruas históricas te impede de andar rápido (e tráfego de automóveis são proibidos), acho isso ótimo porque assim conseguimos admirar cada detalhe de seus casarões, igrejas nos levando a imaginar como era a vida no Brasil de antigamente.

Paraty foi fundada em 1667 em torno à Igreja de Nossa Senhora dos Remédios, padroeira da Cidade e destacou-se no século XVIII por ser um importante porto por onde escoava o ouro e pedras preciosas vindas de Minas Gerais e levadas a Portugal. Mas com a construção de um novo caminho da Estrada Real, desembocando direto no Rio de Janeiro, levou a cidade a um grande isolamento econômico. 

Depois da construção da Rodovia Rio-Santos na década de 70 e abertura da Estrada Paraty-Cunha, Paraty se transforma em um Pólo de turismo Nacional e Internacional, devido a conservação de suas construções e as belezas naturais.

Ficamos muito gratos a essas construções, pois hoje podemos conhecer Paraty e todas as suas belezas.

Esse final de semana foi a nossa 1a. Press Trip* do De viagem em Viagem, um grupo de 12 blogueiras com perfis mais diversificados, mas com uma coisa em comum a paixão por viajar, passear, desbravar o mundo e compartilhar experiências.

Para ver nossas fotos e de todas as blogueiras nesse final de semana maravilhoso, busque a hashtag #deviagememparaty no Instagram.

* Esse final de semana encantador foi possível graças aos nossos patrocinadores e parceiros que contribuíram para esse evento. Agradecimento aos nossos patrocinadores: Paraty Conventions & Visitors Bureau pela organização da press trip, a Pousada Villa del Sol, os restaurantes Punto Divino e Margarida Café, Adrenalina Mergulho, Paraty Tours, Teatro Espaço e Associação de Jipeiros de Paraty. E nossos parceiros: Globo Livros, Cereja Design, Pão de Mel da Gema, Gate 05, Cardume, Seal Bag, Tilibra, Vip Wash, Lanços Gift, Pati Costurinhas, Léa Foto e Arte, Viagema, Pulp Edições, Papel e Laço de Fita, Cia2Go, Clube de Viagens Moms. 

Seguro viagem brasil 320x50
Compartilhe esse post:

30 comentários:

  1. Ultimamente tenho ouvido falar tanto de Paraty que já estava querendo conhecer, agora, com esse post, tenho certeza que tenho que programar uma trip pra lá o quanto antes. Que graça esse lugar!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não irá se arrepender.. amamos esse cantinho precioso ;)
      Depois nos conte como foi!

      Excluir
  2. Acho Paraty um charme!!! Fui com minha família quando mais nova, mas tenho muita vontade de voltar!

    ResponderExcluir
  3. Paraty é sempre um encanto, principalmente seus restaurantes e seus maravilhosos passeios de escuna, já fui tantas vezes mas nunca consigo ir num passeio, às vezes está chovendo!!!
    Adorei as dicas dos restaurantes!!

    ResponderExcluir
  4. Paraty deve ser uma cidade maravilhosa, todas as fotos que vejo e posts que leio me encantam ainda mais! Amei as dicas dos restaurantes, adoro saber aonde ir!

    ResponderExcluir
  5. Eu adoooro Paraty! É uma cidade cultural e histórica muito fofa e linda! Ótimas dicas para o que fazer com a criançada. Ainda não tenho babies, mas tenho sobrinhos! Obrigada por compartilhar

    ResponderExcluir
  6. Muito boas suas dicas! Deu vontade de levar meus sobrinhos, eles iam amar. E passear de jeep também é tão bom né! Queria um haha

    ResponderExcluir
  7. Cada vez me encanto mais com o Rio e a região dos lagos! Na minha ultima viagem quase fui para Paraty! Preciso ir! Muito bom seu post! bjss

    ResponderExcluir
  8. Olha, não temos crianças para levar conosco, mas seja como for, Paraty é sempre uma ótima escolha! Sou apaixonada por essas ruas de pedras, as construções antigas todas charmosinhas, esse mar maravilhoso e cristalino, a possibilidade de conhecer cachoeiras e a gastronomia entao...hmmm!!! Amei o post, me bateu uma saudade desse lugar!

    ResponderExcluir
  9. Já fui em Paraty uma única vez, mas consigo ver pelo seu post como ainda falta coisas pra conhecer por lá e como a cidade é rica. Vou voltar e muito em breve para aproveitar melhor essa cidade tão linda!

    ResponderExcluir
  10. Nossa! Que cidade charmosa. Lendo seu blog só aumentou a vontade de conhecer esse lugar. Muitas informações úteis, obrigado e muitas viagens :)

    ResponderExcluir
  11. Estou me planejando muito tempo para ir a Paraty!! Seu roteiro é excelente não só para quem vai com crianças, mas para qualquer viajante! Amei!!
    Amei também toda a equipe com a camiseta do Blog, super demais!!

    ResponderExcluir
  12. Paraty é uma graça de lugar né!? Fui lá já faz muito tempo mas nunca me esqueci das ruazinhas de pedra. Um dia quero voltar! Belo post!

    ResponderExcluir
  13. Paraty é surpreendente. Sempre quando vou, acabo conhecendo lugares novos. Há os tradicionais como a cidade histórica, lojas de artesanatos e cachaças como retratou, mas há também os passeios de barco e de jeep. Gostei da dica!

    ResponderExcluir
  14. Quando fui a Paraty também fiz o passeio de Jeep e super recomendo. Sai um pouco do óbvio. Não sei se vocês chegaram a conhecer a cachoeira do tobogã (algo assim). Me diverti e tive alguns ataques vendo a galera da região surfar na pedra. hahahahha

    ResponderExcluir
  15. Adorei o pots!sempre vou para Paraty e não nem como enjoar, é apaixonante né? é um delicadeza e charme. Gostei das dicas, obrigada por compartilhar com a gente bjss

    ResponderExcluir
  16. A única vez que fui a Paraty foi na festa anual da cachaça que acontece em agosto! Me esbaldar nas cachacinhas igual vocês viram no Armazém. Quanto ao mar, nem deu para conhecer, preciso voltar!!

    ResponderExcluir
  17. Que charme de lugar...conseguimos conhecer em Paraty cachoeiras,praias, trilhas... muito completo esse lugar.as fotos ficaram lindas e o post ficou muito completo .

    ResponderExcluir
  18. Paraty é um delícia de lugar! Já fui algumas vezes e pretendo voltar. Tem muitas atrações legais para toda a família.

    ResponderExcluir
  19. Imagino como as crianças devem adorar andar pelas ruas de Paraty: a cidade parece um cenário de filme histórico e ainda oferece praias e tantas atrações. Estive lá com adultos, mas levar os pequenos deve ser super divertido!

    ResponderExcluir
  20. Adoro Paraty, cidade super acolhedora, charmosa além de linda! É realmente um local maravilhoso para passear com a família, as fotos estão belas e divertidas. O passeio de escuna é ida obrigatória, é incrível a cristalinidade da água.Quando fui não tive oportunidade de conhecer o Margarida Café, adorei o ambiente, já anotei na minha listinha.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo que o passeio de escuna é obrigatório! As praias paradisíacas apenas são acessíveis de barco ou lancha. O Margarida Café é uma graça!!!

      Excluir
  21. Quem dera morar a apenas 4 horas de Paraty!! Fui no ano passado e me apaixonei!! Lendo seu texto agora, me bateu uma vontade enorme de retornar! Não sabia dessa opção de passeio de Jeep. Nem que era possível visitar cachoeiras. Um dia eu retorno para poder repetir e fazer tudo que não fiz da primeira vez!

    ResponderExcluir
  22. Paraty é um encanto em qualquer epoca do ano, que dicas bacanas! Apesar de conhecer a cidade, ainda falta visitar muitas atraçoes!! Parabens pelo post, essa viagem vale muito a pena!!!

    ResponderExcluir
  23. Lembro que fui a Paraty quando criança também, mas infelizmente não me recordo de muita coisa, apenas das ruas de paralelepípedo. Vejo fotos dessa cidade e me encantam! Um dia volto para curtir e criar memórias de verdade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Manuela, volte e com certeza as lembranças irão voltar e outras coisas maravilhosas irá descobrir e guardar desse lugar maravilhoso.

      Excluir
  24. Ainda não conheço Paraty, mas esse post já me convenceu que esse destino tem que estar no topo da lista de próximos destinos pelo Brasil.
    Ir de carro me parece uma excelente opção, apesar de que ir para o Rio e aproveitar para ficar lá um pouquinho é bom também.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Viviane reserve uns três dias para curtir com calma essa cidadezinha Maravilhosa e não se arrependerá.

      Excluir
  25. Como não amar esse cantinho do Rio! E o mais engraçado que sempre que chego na cidade, fico louca para almoçar logo.. kkk... deve ser porque os restaurantes são maravilhosos!
    Deve ser uma delicia acompanhar a evolução das crianças e perceber que eles já estão em outra etapa da vida, curtindo novos horizontes.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uma das coisas que Paraty nos pega é pelo estômago kkk a gastronomia de lá é maravilhosa.
      É muito maravilhoso vê-los crescendo e se aventurando ;)

      Excluir