Foz do Iguaçu - City Tour

Um passeio histórico e cultural que mostra alguns dos muitos encantos da fascinante cidade de Foz de Iguaçu! É sobre isso que vamos falar hoje, e no nosso roteiro, tivemos o prazer de conhecer três locais únicos, com histórias bem peculiares, num dia de forte chuva, diga-se de passagem. Visitamos uma Mesquita Árabe, um Templo Budista e o Marco das Três Fronteiras.

Como dissemos acima, era um dia muito chuvoso e ficamos até preocupados se conseguiríamos realmente fazer o passeio, e mesmo se fizéssemos, não sabíamos se valeria a pena, pois ficamos com medo de perder alguma coisa e não obter todas as informações para poder compartilhar aqui com vocês. Porém, São Pedro é nosso amigo e fez questão de parar a chuva nos exatos momentos em que chegávamos nas atrações, era só entrar na van e a chuva caía com vontade durante o deslocamento, porém, quando chegávamos em novo ponto, a chuva parava. Parecia algo combinado, pois foi uma incrível coincidência e vocês podem ver nas nossas fotos que os locais que visitamos apesar de estarem molhados, não estava chovendo.

Então vamos lá, estávamos hospedados no hotel Best Western Tarobá e a chuva caía com força. Foi então que nossa van estacionou em frente e imediatamente a chuva deu uma trégua para embarcarmos e lá se foram os Pires . . .

Primeira Parada - Mesquita Árabe

Ao chegar no nosso  primeiro destino, tivemos a impressionante vista da Mesquita, linda e imponente, porém, quando chegamos fomos informados que ela estava fechada para visitação interna. Ficamos um pouco contrariados, mas foi muito bom saber um pouco da história deste incrível lugar que foi construído entre 1981 e 1983 pela comunidade muçulmana e foi construída de forma que a o oratório fosse voltado para a Cidade Santa de Meca


Mesquita-foz-do-iguacu
Entrada da Mesquita


Um detalhe interessante é a lua crescente no topo da cúpula, trata-se de um símbolo do Islamismo e representa a renovação da vida e da natureza, de acordo com a impressionante cultura árabe.

Detalhe da Cúpula

Endereço: Rua Meca, 599 - Jardim Central.
Horário de funcionamento: Segunda a sexta, das 09h às 11h30 e das 14h às 17h30 - Sábado das 09h às 11h30.
Telefone: (45) 3573-1126/ (45) 3025-1123
Site: Mesquita  e-mail: info@islam.com.br


Segunda Parada - Templo Budista

Um lugar amplo, silencioso e misterioso com esculturas fascinantes. Novamente aproveitamos a trégua da chuva para conhecer este lugar fantástico, que nos transmite paz e serenidade. Logo na entrada, percebemos que o local era muito limpo e bem cuidado.

Entrada do Templo Budista

Ao chegar, o que mais nos chamou atenção foi uma estátua de sete metros de altura amarela de um Buda gordo sentado e feliz. Pelo que nos foi dito e pelo que pesquisamos, ele não é associado a uma pessoa em específico, mas a ideia é representar fortuna, prosperidade, abundância e alegria, acho que deve ser por isso que é muito comum ser vendido como um item de decoração e em algumas casas ou lojas inclusive colocam umas moedas ao seu redor.

buda-properidade
Buda representando fortuna e prosperidade

Outra belíssima escultura, fica na entrada do Templo Principal ou Casa do Mestre, cujo interior não pode ser visitado ou fotografado, representa o Buda Shakyamuni. Existe também uma escultura, que lembra uma urna com a inscrição ORBI, que significa Ordem Budista.

Entrada do Templo - Buda Shakyamuni

ORBI

Além disso, temos outras imagens, bastante coloridas, e o guia nos contou que estão ali para a proteção de todas as reencarnações do Buda, que encontram-se simetricamente distribuídas e mais uma curiosidade interessante, todas estão voltadas para o por do sol. Além disso estas estátuas homenageiam grandes virtudes, como a sabedoria por exemplo.


 Estátuas de Virtudes

Sabedoria

A visita é gratuita e tem uma lojinha de lembranças e recordações dentro do espaço.

Depois desta visita, partimos em direção ao nosso destino final do tour . . .

Terceira Parada - Marco das Três Fronteiras

Mais uma vez, foi só entrar na van para a chuva voltar a cair, desta vez mais branda, mas continuou a chover. Bem, pelo menos até chegarmos até a nossa próxima parada, o Marco das Três Fronteiras quando São Pedro novamente deu aquela força e novamente a chuva cessou. Ao chegar nos deparamos com muitos tapumes, pois estava em andamento, na verdade, iniciando-se uma grande obra de reestruturação e modernização do lugar.
O lugar fica no encontro dos rios Iguaçu e Paraná e estabelece a fronteira entre Brasil, Argentina e Paraguai. Cada país possui um marco com as suas respectivas cores e estes podem ser visualizados a olho nu, ou com ajuda de uma espécie de "luneta" instalada permanentemente por lá.

Espionando os paraguaios

 Marco Brasileiro

 Vista do Marco Argentino

 Vista do Marco Paraguaio

No site do marco você encontra todas as informações relativas ao valor do ingresso e horário para visitação deste monumento.


Conclusão
Fizemos este passeio em uma tarde e levou aproximadamente cinco horas, valeu muito a pena pela história e pelos lugares incríveis e vasta cultura absorvida no passeio. Uma pena que desta vez, não tivemos a oportunidade de entrar na Mesquita e que o Marco estava em obras, mas mesmo assim, valeu muito a pena!


Esse city tour foi realizado em parceria com a agência Combo Iguassu, mas os relatos são baseados em nossas experiências.

Você também vai gostar dos outros posts sobre Foz do Iguaçu:

Reserve sua viagem usando nossos links parceiro e ajude o Blog
Consulte o booking para encontrar sua hospedagem em qualquer lugar do mundo de maneira rápida e segura, com opção de cancelamento gratuito e sem pagamento antecipado.
Não deixe de viajar com segurança, na Real seguro viagem você pode cotar o seguro que caiba no seu bolso, o pagamento pode ser em até 6x sem juros no cartão ou com desconto de 5% no boleto. 
Você também pode solicitar cotação de viagem, enviado e-mail para poraicomospires@gmail.com
Ao reservar com um parceiro através dos nossos links recebemos uma pequena comissão. Você não paga nada a mais por isso e ainda ajuda o blog a se manter sempre atualizado com novas dicas de viagem. Obrigada! 
Seguro viagem brasil 320x50
Compartilhe esse post:

30 comentários:

  1. Super útil o posto sobre o City Tour em Foz do Iguaçu. Estou planejando ir p/ lá mas ainda não deu certo. Mas quando for vou voltar aqui p pegar as dicas.
    Abs, Marlise

    ResponderExcluir
  2. Ficamos feliz que tenha gostado. Gostamos muito de Foz, a Cidade nos surpreendeu e muito.

    ResponderExcluir
  3. Sou doida pra conhecer Foz!! Adorei o roteiro e as dicas!! Com certeza serão uteis!! beijosss, Jaque

    ResponderExcluir
  4. A cada dia que passa sinto mais vontade de conhecer Foz e o post de vocês está contribuindo muito para isso!!! Anotado aqui nos favoritos todas as dicas e locais para conhecer

    ResponderExcluir
  5. Que delícia, Foz é muito mais que as cataratas, ne? Tem a usina de Itaipu tambem, que é um passeio encantador. Ótimas dicas, beijao

    ResponderExcluir
  6. Como uma legítima paranaese, adoro Foz do Iguaçu e visito a cidade desde criancinha! agora terei a oportunidade de voltar e reviver cada um desses lugares! bjs

    ResponderExcluir
  7. Amo Foz! Tive uma experiência de vida incrível por lá, pois viajei sozinha. Que pena que pegaram tempo ruim. O sol sempre embeleza as fotos, mas adorei a disposição da família! Cada lugar visitado tem uma vasta história que nos remete a algumas lições escolares. Beijos

    ResponderExcluir
  8. Muito legal mesmo esse tour que fizeram. Quando fui a Foz só pude passar um dia e não consegui conhecer esses lugares. Mas já vi muitas fotos a respeito e Foz é realmente uma cidade impressionante. Acho que vocês ainda conseguiram aproveitar muito mesmo com chuva

    ResponderExcluir
  9. Top como sempre Pires! Amei esse city tour, bom saber que tem mais coisas do que "só" as cataratas! Sua família é linda!

    ResponderExcluir
  10. Que fofos! Adorei as dicas.. estive em Foz, mas não fui na Mesquista e nem no Templo. Ficará para a próxima vez. bjs

    ResponderExcluir
  11. Que bacana esse passeio, gostei!! Achei demais esse templo, ainda não conheço Foz, adorei a dica. Show! Dicas anotadas bjs

    ResponderExcluir
  12. Quando penso em Foz do penso nas quedas d'aguas ... mas não é só isso tem muita coisa incrível por la... Mais um lugar pra lista. Fotos tops

    ResponderExcluir
  13. Que passeio bacana. Preciso conhecer Foz, só de olho nas promoções aéreas, mas tá difícil achar hein. Uma pena que vocês não conseguiram entrar na mesquita :( acho que ficaria um pouco chateada também.

    Beijos

    ResponderExcluir
  14. To amando essa sua sequência de posts de Foz!! Tenho muita vontade de conhecer e está sendo ótimo vivenciar um pouco de foz além das cataratas.

    Obrigada por compartilhar tantas dicas boas!

    ResponderExcluir
  15. Nunca fui para Foz e seu post já meu deu vários motivos para ir!!
    Adorei as dicas e o relato! Parabéns pelo post e pelo blog!

    ResponderExcluir
  16. Achei muito legal as dicas, não fazia ideia de que tinha tanta coisa pra visitar em Foz do Iguaçu, normalmente o pessoal fica mais pelas cataratas.

    ResponderExcluir
  17. Foz do Iguaçu não é só Cataratas, mas tem muita cultura envolvida.
    Gostei do passeio.

    ResponderExcluir
  18. Foz do Iguaçu é mais que só as cataratas e esse passeio nos leva a conhecer outras religiões e culturas incríveis. Além do marco das três fronteiras estou agendando pra ir em breve!!!

    ResponderExcluir
  19. adoro fazer city tours em qualquer cidade, antes eu nem era muito fã, mas depois que vi que otimiza muito tempo virei adepta! Agora não deixo passar um!

    ResponderExcluir
  20. Bem legal esse city tour, quando estive em Foz, em 2011, não fui a Mesquita nem ao Templo Budista... devem ser locais inspiradores. Parabéns pelo post!

    ResponderExcluir
  21. Um roteiro diferente do que estamos acostumados de ver em Foz, muito interessante esse passeio. E o melhor, parece que as crianças gostaram bastante.

    ResponderExcluir
  22. Estou louca de vontade para voltar a Foz do Iguaçu, faz muito tempo desde minha última ida. Ótimas dicas no blog.

    ResponderExcluir
  23. Tenho muita vontade de fazer esse passeio por causa da Mesquita e do templo budista! Foz é um lugar que estou devendo para mim mesma! Adorei o post!

    ResponderExcluir
  24. Nossa. Bem interessante. Já passei por Foz algumas vezes mas não conheço qse nada. Ótimas dicas. Tudo anotado para uma próxima visita.

    ResponderExcluir
  25. Que roteiro diferente mais muito legal né, adora as dicas estão excelente

    ResponderExcluir
  26. Foz é mesmo lindo né Aline. Eu não fiz o city tour, mas me animou ler o post. Na proxima preciso conhecer melhor a cidade!! Adorei!

    ResponderExcluir
  27. Foz além das Cataratas... Muito bacana. Já visitei a cidade duas vezes, pois tenho amigos que moram aí e passamos por todos esses lugares. A cidade é mesmo muito fofa! :)

    ResponderExcluir
  28. Nossa, se tem um lugar que tenho muita vontade de ir é Foz do Iguaçu. Infelizmente não tive oportunidade de conhecer! Adorei o passeio. São aqueles tipos de city tour que você nem percebe as cinco horas. Obrigada pela dica! Vou entrar em contato com a agência quandoeu for. =)

    ResponderExcluir
  29. Ótimo relato, Aline! No lado argentino não estava marcado o show de águas, não? À noite ele fica lindão!

    ResponderExcluir
  30. Adorei o seu relato, que bom que a chuva deu trégua nas horas certas hahah :}
    Em Foz do Iguaçu, além de conhecer esses lugares que você citou, gostei muito de conhecer o Parque das Aves, foi uma experiência incrível e para quem tem filhos com certeza é um ótimo programa! Achei esse post http://www.localplanet.com.br/parque-das-aves/ bem legal com dicas interessantes para os viajantes.

    ResponderExcluir