Passeando por Petrópolis - Nossa Cidade imperial

Resolvemos passear em Petrópolis no finalzinho de umas férias curta (julho/15). Como resolvemos em cima da hora não conseguimos reservar nenhum hotel indicado nos grupos de viagem que participo, mas com ajuda do Trip verifiquei a pontuação dos que estavam disponíveis e seguimos viagem.

Primeira, e quase obrigatória, parada, o Alemão. Quem resiste aos seus quitutes? Enquanto aguardávamos nosso pedido, fui dar a famosa olhada no Facebook e eis que vejo notificações do post que coloquei no grupo de viagem solicitando indicação do hotel/ pousada, onde um dos participantes me indicou me hospedar no Castelo de Itaipava. Como assim me hospedar no castelo, é possível? Na hora dividi a informação com marido, ele disse liga logo para saber. O lanche ficou mais gostoso ainda depois que soubemos que tinha disponibilidade e reservamos a nossa hospedagem no Castelo de Itaipava.

Como o check-in era no meio da tarde, seguimos passeando por Petrópolis:

Trono de Fátima

O monumento, foi concebido por Heitor da Silva Costa, mesmo autor do projeto do Cristo Redentor. Possui 14m de altura e uma vista privilegiada do Centro Histórico. A imagem de Nossa Senhora de Fátima, que pesa 4 toneladas e mede 3,5m e a do anjo Gabriel sobre a cúpula, de 1m de altura, foram esculpidas em mármore branco pelo italiano Enrico Arrighini. A cúpula se apoia em sete colunas, representando os dons do Espírito Santo. A construção contou com ajuda popular, tanto na arrecadação de fundos, quanto na obra em si. Na parte inferior existe uma capela. A vista de lá de cima é linda, sem contar a paz que existe no lugar. Vale a visita.

Petrópolis
Trono de Fatima

Petropolis
Trono de Fátima

Museu de Cera

O Museu de Cera de Petrópolis é o primeiro no Brasil com padrões artísticos internacionais de hiper-realismo, no qual personalidades nacionais e internacionais são retratadas com perfeição. Já visitamos museu de cera em Londres, Orlando, Foz de Iguaçu e Gramado, e o de Petrópolis é muito bom, mas bem menor que os outros que visitamos. As esculturas são produzidas por estúdios americanos e ingleses. Elas retratam com perfeição a textura da pele, os fios de cabelo e até mesmo os olhos dos personagens. Todas foram produzidas em tamanho real. O casarão do museu foi construído no início do século XX em estilo espanhol. O imóvel, tombado pelo IPHAN (Instituto do Patrimônio histórico e artístico Nacional), respeita todas as suas características históricas.

O Museu está localizado no Centro Histórico de Petrópolis, próximo aos principais pontos turísticos da cidade.

Petropolis

Quem diria que nosso filhos fosse gostar tanto do "Back to the Future"

Roger com a mão de cera, que fez na saída. Uma recordação muito legal

Informações para visitação:
Aberto de terça a domingo, das 10 às 17 horas, e aos sábados das 10 às 18 horas.
Valores: R$32,00 (inteira) e R$16,00 (meia), tem valores especiais para grupo. Consulte o site. Localizado na Rua Barão de Amazonas, 35 - Petrópolis
e-mail: museudeceradepetropolis@gmail.com

Casa de Santos Dumont

Foi residência de verão de Alberto Santos Dumont, Pai da Aviação, sendo conhecida como “A Encantada”. O museu conta com acervo de objetos, livros, cartas e mobiliário, bem como o chuveiro e a escada de entrada, com degraus em forma de raquete, que só se pode acessar começando com o pé direito. No Centro Cultural 14 bis, anexo à Casa, pode-se assistir a um curta metragem sobre Santos Dumont.

Informações para visitação: Aberto de terça a domingo, das 09 às 17:30 (bilheteria até às 17h) Valores: R$8,00 (inteira) e R$4,00 (meia), crianças com até 7 anos e adultos maiores de 65 têm entrada franca. Localizado na Rua do Encanto,22 - Petrópolis

Relógio de Flores

Desenhado em flores da estação, o relógio marca a passagem das horas com música digital, e é o maior relógio de ponteiros do Brasil.

Localizado próximo da casa de Santos Dumont.

Cervejaria Bohemia

Foi fundada em 1853, pelo alemão Henrique Kremer, ficou por alguns anos abandonada, mas fizerem uma grande reforma e hoje a Cervejaria conta com um museu bem interessante (com visita guiada) e interativo.
Além do museu, tem um bar e um restaurante. Infelizmente quando fomos não tivemos uma boa experiência no bar (segundo os responsáveis alguns funcionários faltaram), mas no restaurante fomos bem atendidos e a comida muito boa.

Informações para visitação: Aberto todos os dias, de segunda a sexta de 13h às 17h, sábados e domingos de 10h às 18:30h Valores: R$24,00 (inteira) e R$12,00 (meia).
Venda de ingressos no local ou online.
Localizado na Rua Alfredo Pachá, 166 - Centro, Petrópolis
e-mail: museudeceradepetropolis@gmail.com
tel: (24) 2237-2546

Catedral de São Pedro de Alcântara

Construção em estilo neogótico francês. As torres laterais pontiagudas e as janelas ogivais, são características deste estilo. Adoramos os belos vitrais que  retratam imagens de santos, de Cristo e da Sagrada família. O Mausoléu, no interior da Catedral, estão os restos mortais da Família Imperial (Dom Pedro II, Dona Teresa Cristina, Princesa Isabel e Conde D´Eu, seu primogênito D. Pedro de Alcântara e sua esposa D. Elisabeth).

Informações para visitação:
Aberto todos os dias, de 08h às 18h.
Localizada na Rua São Pedro de Alcântara, 60 - Centro, Petrópolis

Palácio Rio Negro

Um pouco sobre a história:
Em 1889, menos de três meses antes da Proclamação da República, o senhor Manoel Gomes de Carvalho, Barão do Rio Negro, comprou dos herdeiros da família Klippel o terreno onde seria erguido o seu palácio de verão. Em fevereiro de 1896, o Palácio e a casa ao lado, pertencentes a um dos filhos do Barão, foram vendidos ao Estado do Rio de Janeiro para servir de residência oficial do governante. Em 1903, o Palácio foi incorporado ao Governo Federal e passou a ser residência oficial de verão dos presidentes da República.
O palácio era usado mais frequentemente quando a Cidade do Rio de Janeiro era a Capital do Brasil. Desde a transferência da sede do governo para a capital do país, Brasília, a vinda de presidentes para Palácio diminuiu drasticamente, hoje raramente é utilizado.

Em todos os pontos turísticos, são encontradas placas como essa.

Castelo de Itaipava

Ficamos hospedados no Castelo e contamos tudo em outro post: Hospedagem Nobre

Lukas - Pizzaria e restaurante

Fomo no Lukas, por indicação da recepcionista do Castelo e adoramos, super indicado para quem está com crianças, o parquinho (interno) é enorme e no salão tem monitores reproduzindo o que se passa no parquinho. Sem contar a comida muito gostosa e deliciosa musiquinha ao vivo.
Possui estacionamento próprio.

Localização:
Lukas Itaipava Estrada União Indústria, 10215 - Itaipava

Ainda tínhamos muito o que visitar, que ficará para próxima como: Palácio de Cristal, Museu Imperial, Palácio Quitandinha.

Algumas informações sobre Petrópolis

É um município localizado no interior do estado do Rio de Janeiro. É a maior e mais populosa cidade da Região Serrana Fluminense.
O clima da Cidade é ameno, possui construções históricas e vegetação abundante. Foi fundada pelo Imperador Dom Pedro II (seu nome vem da junção da palavra em latim Petrus (Pedro) com a em grego Pólis (Cidade), ficando "Cidade de Pedro". É frequentemente chamada de "Cidade Imperial", por ser a rota preferida de Dom Pedro para seus momentos de lazer. Petrópolis é a sede do Laboratório Nacional de Computação Científica, uma unidade de pesquisa do Ministério da ciência, Tecnologia e Inovação.

Ficou com vontade de conhecer Petrópolis? Se não tiver como pernoitar na Cidade, dá para fazer um "bate e volta" e passar só um dia conhecendo os pontos que definir como prioridade.

Você também pode nos acompanhar no FacebookGrupo do Facebook e Instagram Seguro viagem geral 728x90